O Grupo de Estudos para a Magistratura (GEM) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza no próximo sábado, dia 14, às 9 horas, o Simulado de Banca Examinadora do Concurso para a Magistratura. A atividade acontece no Consistório da Universidade, pátio do Bloco M, que fica na Rua Oswaldo Cruz, 277.
Carolina Capochim da Roz, formada em 2003 na Faculdade de Direito da Unisanta, teve a oportunidade de participar do GEM e agora está na última fase do 182º Concurso de Ingresso à Magistratura do Estado de São Paulo, que teve mais de 10 mil inscritos. Desse total, apenas 176 candidatos passaram pela 2ª fase do concurso e serão submetidos a uma Banca Examinadora composta por quatro desembargadores e um advogado que representa a OAB.
De acordo com o juiz Marco Antonio Barbosa de Freitas, coordenador do grupo de estudos e professor da Unisanta, a atividade é realizada há mais de dez anos, de forma voluntária. Podem participar quartanistas e aqueles que já estão formados. “Cerca de dez ex-integrantes do grupo ocupam hoje cargos na Magistratura, além de delegados de Polícia, Procuradores Federais, Estaduais e Municipais, e Defensores Públicos.O GEM conta com 27 membros, divididos em três células. O juiz Fernando Cesar do Nascimento auxilia na coordenação dos trabalhos.
Simulado – O juiz em São Vicente, Marco Antonio Barbosa de Freitas, presidirá o simulado de banca examinadora. Também participam o juiz no município de Piracicaba, Fernando Cesar do Nascimento; a juíza em Bauru, Daniela Dias Graciotto, e a advogada e professora universitária Adriana Brience da Silva.