RacismoO Racismo no Esporte será tema de debate promovido pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), nesta quarta-feira, dia 22, às 19h30. O evento é aberto ao público e acontece no Anfiteatro do Bloco D da instituição, Rua Oswaldo Cruz, 266.

Os convidados irão expor suas experiências sobre o tema. Entre os participantes estão o pró-reitor Administrativo da Unisanta e ex-presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, e o professor Negrelli, docente da Fefesp e ex-atleta de vôlei de Santos e do Brasil, que competiu nas Olimpíadas de Munique (1972).

E ainda o ex-atleta e professor da Fefesp, José Laudier; o técnico da seleção santista de handebol e ex-aluno da Unisanta, Wilmar Casimiro; o coordenador do departamento de Esportes da Unisanta e ex-atleta de basquete, professor Milton José Ribeiro (Mono); os filhos do jogador Abel, do Santos FC, também formados pela Fefesp, Douglas e Donald Verônico;  e o apresentador do programa Esporte por Esporte, da Santa Cecília TV, Armando Gomes.

O evento será mediado pelo Prof. Marcelo Henrique Gazolli Veronez, docente da disciplina de Gestão na Educação Física e no Esporte da Fefesp.

De acordo com Veronez, a ideia surgiu a partir das recentes denúncias de racismo contra atletas do Santos FC, Aranha (goleiro) e Arouca (volante). A polêmica declaração de Pelé sobre o assunto será abordada no debate.

O evento conta com o apoio da Educafro, do Centro Acadêmico X de Dezembro da Faculdade de Direito da Unisanta, do Diretório Acadêmico “Dr. Milton Teixeira” e da Associação Atlética Acadêmica “Prof.ª Dr.ª Lúcia Maria Teixeira”, ambos da Fefesp.​