O ministro da Saúde Alexandre Padilha disse ter ficado impressionado com a estrutura da Unisanta, após conhecer as clínicas de Fisioterapia e Odontologia da Universidade, neste sábado (14/12). Padilha disse que já tinha referências da qualidade de ensino na Instituição, por meio de colegas médicos e de secretários de Saúde.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está se habilitando para ser um Polo do Programa Telessaúde do Ministério a partir de 2014, e o ministro Alexandre Padilha deu sinal verde neste sábado, após visitar as clínicas de Fisioterapia e de Odontologia da Instituição. “Fiquei muito impressionado com o que vi pessoalmente na Unisanta. Vários colegas profissionais que lecionam aqui e secretários de Saúde parceiros dão ótimas referências sobre essa instituição”, disse o ministro.

Os documentos visando a Carta de Habilitação da Unisanta serão encaminhados para aprovação do Ministério no início de 2014 e até março deverá estar pronto o laboratório do Telessaúde no novo edifício da Universidade, na Rua Cesário Mota, 8, conforme anunciou o Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira. O ministério selecionará os médicos que atuarão no Polo, que tem como objetivo melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologia de informação.

A implementação do Programa no Brasil começou em 2007, nas universidades brasileiras. Os Pólos atendem nas frentes: teleformação de profissionais a distância; segunda opinião; consultas a distância (médicos da educação básica, munidos de tabletes, podem tirar dúvidas com os especialistas, credenciados no Telessaúde); telediagnósticos, com o esclarecimento das dúvidas por meio de imagens transmitidas via tecnologia.

“É fundamental que as universidades, as Santas Casas e os hospitais filantrópicos abram suas portas para o SUS, que não seria o que é hoje, sem essa ajuda”, acrescentou o ministro, mencionando “a importância de instituições como essa (a Unisanta), que conhecem a realidade da região, aderirem aos programas do Ministério”.

67 especialistas para a Baixada Santista

Na entrevista que concedeu nos estúdios da Santa Cecília TV para a imprensa, o ministro Padilha informou que serão dadas bolsas para 67 médicos especialistas atuarem na Baixada Santista. São cardiologistas, pediatras e anestesistas, entre outros profissionais, que ficarão alocados na Santa Casa de Santos, no Hospital Guilherme Álvaro e no Centro de Trabalhadores Cristãos do Embaré.

O Caderno Regional da Santa Cecília TV fez uma entrevista exclusiva com o ministro. Antes, Padilha recebeu o título de Mérito Comunitário da Unisanta, “por sua relevante contribuição como médico, homem público e intelectual em prol das causas sociais e da Saúde, bem como das causas da justiça e da cidadania”. Ele foi saudado pela reitora da Unisanta Sílvia Teixeira Penteado, pela presidente Lúcia Teixeira Furlani e pelo pró-reitor Marcelo Teixeira.

O ministro conheceu a Clínica de Fisioterapia da Universidade, que registra mais de 30 mil atendimentos gratuitos anuais à população, e a Clínica de Odontologia, que atende mais de 40 mil pacientes/ano. No total geral, a Unisanta realizou mais de 2 milhões e 700 mil atendimentos gratuitos em 2012, em várias áreas, por meio de professores e alunos de seus cursos de graduação.

Estavam presentes os prefeitos de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, o de São Vicente, Luis Cláudio Bili, a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa e os secretários de Saúde de Santos, Marcos Calvo, o de São Bernardo, Arthur Chioro, entre outras autoridades.

O grupo Fisioterapeutas do Sorriso, composto por alunos da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, também estava presentes na recepção ao ministro.

Agenda do ministro

Pela manhã, o Ministro da Saúde inaugurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Mário Ruivo, em Cubatão. Após visitar a Unisanta, por volta das 13 horas, ele seguiu para São Vicente, onde visitaria o Hospital São José, entregaria duas ambulâncias e participaria da cerimônia de acolhimento de 13 médicos (sendo 12 estrangeiros) que atuarão na cidade por intermédio do Programa do Governo Federal “Mais Médicos”.

No final da tarde, visitaria a UPA do Samambaia e participaria do acolhimento de mais 20 médicos (13 estrangeiros)