A Universidade Santa Cecília (Unisanta), reconhecida como “o maior clube de maratonas aquáticas do mundo”, por reunir as duas representantes femininas do Brasil na modalidade nas olimpíadas, faz história e envia ao Rio de Janeiro uma equipe de dez profissionais (entre atletas e comissão técnica), em quatro modalidades.

Para celebrar o feito e atender à Imprensa, a Unisanta reuniu parte dessa equipe olímpica no Consistório da Instituição, na manhã desta terça-feira (26). Entre os presentes: Gabi Roncatto, que nadará os 4x200m livre; Tales Cerdeira, os 200m peito; Matheus Santana, os 4x100m livre; as maratonistas aquáticas Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, o atleta paralímpico de tênis de mesa, Israel Stroh, além dos técnicos Márcio Latuf e Ricardo Cintra.

Na abertura do encontro, o pró-reitor administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, falou com emoção sobre a conquista das vagas olímpicas. “É um momento histórico para o esporte nacional. Um momento único que todos sonharam, trabalharam e lutaram para isso. Estamos orgulhosos e emocionados, pois sabemos da luta diária desses atletas que exploram seus próprios limites”. É um ótimo resultado e a expectativa é grande”.

A jovem revelação da natação brasileira, Gabi Roncatto, de 17 anos, era uma das mais animadas e confessou que chorou de emoção ao pisar no Parque Aquático, antes do início da prova, durante o Troféu Maria Lenk de Natação. “Foi uma sensação maravilhosa. Quando cheguei ao Parque Aquático, chorei de emoção e desejei estar novamente nadando naquela piscina”. Gabi afirma ainda que a Unisanta e a comissão técnica a ajudaram muito nesta conquista. “Agradeço pelo trabalho de toda a equipe e estou grata por estar aqui representando o Brasil nas Olimpíadas”.

Mais experiente que Roncatto, o nadador Tales Cerdeira, que já competiu nas Olimpíadas de Londres, disse que no Maria Lenk os atletas puderam sentir um pouco do clima das Olimpíadas. “Eu só pensava em estar lá novamente para ouvir o grito da galera.  Quando estive em Londres vi o quanto o apoio da torcida é importante”.

Tales completou seu discurso lembrando o incentivo da Família Teixeira (dirigentes da Unisanta) ao esporte. “O Brasil precisa de pessoas como vocês. Misturar esporte com a educação é raro no em nosso País”.

O revezamento 4x100m do Brasil, uma das maiores esperanças de medalha, contará com o atleta da Unisanta Matheus Santana, que está confiante com o bom resultado.  “Estamos unidos e muito entusiasmados em poder nadar em casa. Tentaremos ser cada vez mais rápidos. Temos tudo para dar certo”. Matheus, que é carioca, sonha com a conquista olímpica em sua cidade. “Buscar uma medalha olímpica e poder nadar em casa, na minha cidade, é sensacional”. Queremos fazer história, finaliza.

Para o técnico Márcio Latuf, a Unisanta tem grandes chances de sair destas olimpíadas com medalhas. “Estamos muito fortes nas maratonas aquáticas. Temos o Matheus Santana, nos 4×100 livre, muito forte também. Temos a Gabi Roncatto nos 4×200 livre, que também é um revezamento muito bom e o Brasil nunca teve isso”.

Márcio lembra que nas Olimpíadas da Grécia, Monique Ferreira, na época atleta da Unisanta, conquistou a 7ª colocação, com uma média de 2m01. “Hoje as meninas estão nadando na média de 1m58 e podemos abaixar isso. O revezamento que Gabi irá participar é fortíssimo”.  O técnico termina confiante: “espero que daqui a três meses possamos voltar falando de medalhas”.

Maratona Aquáticas – As duas representantes femininas em maratonas aquáticas do Brasil nas Olímpiadas, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha, também estiveram presentes e parabenizaram o desempenho da Unisanta no Maria Lenk.  “A equipe técnica, multidisciplinar e todos que trabalham com os atletas diariamente estão de parabéns. O resultado foi muito expressivo”, disse Poliana.

Para a atleta, uma universidade ter cinco atletas olímpicos em esportes aquáticos é um resultado excelente. “Temos muito que comemorar”. Poliana ressalta ainda que o incentivo e o investimento que a Unisanta dá aos atletas é muito grande. “Devemos compensar com o nosso máximo”, finaliza

Quando se fala em Olimpíadas passa um filme na cabeça de Ana Marcela. “Todos sabem que em 2011 eu não me classifiquei para as Olimpíadas e eu estava nadando aqui. Tive uma mudança, passei três anos fora. Voltei com a classificação e eu acho que esse é o presente que Deus tinha reservado para a minha história com a Unisanta”

Ana falou ainda da importância de ter sido recebida de volta pela Unisanta e de treinar com o técnico que a revelou. O Santa ter me acolhido novamente nesse momento foi muito importante para mim. Ter voltado a treinar com o Márcio, que além de técnico é um paizão foi fundamental. Ele dá bronca, exige, mas é pai e abraça todo mundo”.

A atleta disse ainda que vive contando os dias a menos para a chegada das olimpíadas e um dia a mais de treinamento. “Temos certeza que vamos fazer história”.

Paralimpíadas – Um dos representantes da Unisanta nas Paralimpíadas é Israel Stroh, do tênis de mesa. A paralisia cerebral, ocorrida pela falta de oxigenação no cérebro de Israel durante o parto, afetou os movimentos dos seus quatro membros. Mas isso não o impediu de trilhar o rumo do esporte em duas frentes: como atleta de tênis de mesa e como jornalista.

Para o mesatenista, o Brasil vem num crescente enorme e conseguiu chegar em 7º lugar nas últimas Paralimpíadas, e a meta agora é ficar na 5ª colocação entre os países. “Temos uma estrutura consolidada no esporte paralímpico. Se eu treinava quatro horas, agora passei a treinar seis horas”.  Na equipe da Unisanta há quase cinco anos, o atleta sonha em ser um protagonista nos Jogos e trazer histórias boas. “Não faltará esforço para que eu volte aqui e possa falar de medalhas, o que eu acho possível”.

Outros atletas – Também representarão a Unisanta no Jogos Olímpicos / Paralímpicos Rio 2016: Marco Antônio Ferreira Alves (equipe técnica) e Gideoni Monteiro (ciclismo).

Estrutura de ponta – A Universidade Santa Cecília será sede de quatro países no período de treinamento para os Jogos Olímpicos Rio 2016. As seleções da Itália (natação e triatlhon), Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação) e Rússia (natação e maratona aquática) utilizarão as instalações do Parque Aquático da Unisanta no período de aclimatação para os Jogos, em agosto. Conhecida como referência da premissa “educação aliada ao esporte”, a Unisanta é a única da Baixada Santista credenciada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para receber atletas visando a treinos aos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Além destes países, a equipe do Egito também demonstrou interesse em treinar na Unisanta, mas a Universidade aguarda a formalização do pedido.