O Núcleo tem apoio do CNPq
O Núcleo de Tecnologia Assistiva (NTA), inaugurado na última terça-feira, dia 4/9, vai ampliar e consolidar os diversos projetos que os cursos da área de Saúde e da Engenharia têm produzido há décadas, para inclusão de pessoas com dificuldades ou incapacidades funcionais.
Um dos objetivos desse centro de pesquisa é reduzir os problemas sociais e ambientais através de equipamentos que a Universidade vem produzindo há muitos anos, requisitados por paratletas e instituições que acolhem pessoas com dificuldades e incapacidades funcionais.
Os NTAs são estruturas organizacionais caracterizadas pela associação de pesquisadores de Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq, que investigam um problema em comum.
“O diferencial desse Núcleo é a parceria entre as áreas de Ciências Exatas, Humanas, Biológicas e Saúde em um grande trabalho inter e transdisciplinar, no qual cada ciência complementa a outra a fim de convergir para um objetivo comum, ou seja, a promoção da autonomia, a independência, a melhoria da qualidade de vida e a inclusão social do indivíduo que apresenta dificuldade ou incapacidade funcional”, afirmou a reitora da Unisanta, dra. Sílvia Teixeira Penteado.
A dra. Lúcia Teixeira, presidente da Unisanta, destaca um dos projetos, o Centro de Referência a Amputados da Clínica de Fisioterapia da Unisanta, que é finalista do projeto Comunidade em Ação, do jornal A Tribuna. Os cursos de Fisioterapia, Engenharia e Farmácia trabalham juntos para ajudar pessoas que perderam algum membro corporal, com o auxílio de próteses e exercícios, lembra a presidente.
Lançado em 2001, como uma forma de atender pessoas necessitadas que não encontravam espaço em outros atendimentos, o Centro foi notícia de página inteira do jornal A Tribuna, na editoria Cidades (A-8), em 15/8.
“O Centro de Referência a Amputados é uma parceria entre o INSS e as Faculdades de Farmácia e Fisioterapia, que disponibilizam professores, alunos e contam com colaboradores para ajudar no tratamento de pessoas que perderam algum membro corporal. O NTA vai consolidar e ampliar trabalhos como esse”, afirma a dra. Lúcia Teixeira.
Nesse sentido, acrescenta a reitora, os cursos de Engenharias, Arquitetura, Sistemas de Informação, Odontologia, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia e Pedagogia possuem elevado potencial para apresentar e desenvolver novos produtos e serviços, Trabalhos de Conclusão de Curso e de Iniciação Científica voltados para as linhas de pesquisa do núcleo”.
“Esta será uma ótima oportunidade para iniciarmos a integração efetiva dos integrantes dos Grupos de Pesquisa que constituem o Núcleo de Tecnologia Assistiva e um excelente momento para o compartilhamento de ideias”, conclui a dra. Sílvia Teixeira Penteado.
O que é tecnologia assistiva?
Essa terminologia expressa a área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que têm como objetivo a promoção de funcionalidade às pessoas que apresentam incapacidade ou dificuldade em razão de alguma deficiência física, mental, visual, auditiva ou múltipla, visando à autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Confira alguns projetos construídos, nos últimos 20 anos, por alunos e professores de diversas áreas:
- Eletroestimulador para Deficientes Físicos (EEDF). Ano: 1998 – Fisioterapia / Engenharia Elétrica
- Eletroanalgésico Microprocessado (TNS). Ano: 1999 – Fisioterapia / Engenharia Eletrônica
- Programa de prescrição de exercícios (software). Ano 2002 – Fisioterapia / Engenharia de Computação
- Colchão Pneumático para prevenção de úlceras de decúbito. Ano 2003 – Faculdades de Fisioterapia, Engenharias de Computação, Mecânica e Elétrica.
- Manta Vibratória. Ano 2007 – Fisioterapia / Engenharia Mecânica
- Câmara Hiperbárica. Ano 2007 – Engenharia Mecânica / Fisioterapia
- Cadeira de arremessos para atletas portadores de deficiência. Ano 2007 – Educação Física / Engenharia Mecânica – Prêmio Alcoa de Inovação – 2007
- Maca para gestantes. Ano 2008 – Fisioterapia / Engenharia Mecânica
- Cadeira Ortostática. Ano 2009 – Fisioterapia / Engenharia Mecânica
- Projeto de andador com apoio axilar – equipamento auxiliar na marcha de indivíduos tetraparéticos pós-lesão medular. Ano 2009 – Fisioterapia / Engenharia Mecânica
- Desenvolvimento de Andador retrátil. Ano 2011 – Fisioterapia / Engenharia Mecânica – João Baptista do Amaral Junior, José Carlos Morilla
- Triciclo para portadores de deficiência física nos membros superiores. Ano 2011 – Engenharia Mecânica – José Carlos Morilla
- Dispensador automático de remédios. Ano 2011 – Farmácia /Engenharia Eletrônica
- Suporte de peso corporal móvel. Ano 2012 – Fisioterapia / Engenharia Mecânica
- Mochila Ergonômica. Ano 2014 – Fisioterapia / Engenharia de Produção
- Sensor volumétrico para deficientes visuais – Engenharia de Produção
- Prêmio Inova Santos 2013
- ART&banho – Sistema para banho no leito – Engenharia Mecânica e de Produção – Prêmio Inova Santos 2014
- Protótipo flexível de led terapêutico. Ano 2016 – Fisioterapia / Engenharia Eletrônica
- Caneca para portadores de Mal de Parkinson – Engenharia de Produção – Prêmio Inova Santos 2016
- Projeto de construção e teste de andador articulado para utilização em fisioterapia. Ano 2017 – Fisioterapia / Engenharia Mecânica e de Produção
- Projeto de construção e teste de palmilha para aferição de carga: equipamento de auxílio à percepção corporal. Ano 2012-2017. Fisioterapia / Engenharia Mecânica, Eletrônica e de Produção.
- Sistema de automação em equipamento de movimentação passiva contínua para auxílio a fisioterapeutas: CPM de MMII – Fisioterapia / Engenharia Eletrônica
- Dolorímetro digital – Fisioterapia / Engenharia Eletrônica
- Esteira ergométrica adaptada para crianças com disfunção motora – Fisioterapia / Engenharia Mecânica
- Muleta canadense com sistema de amortecimento e base articulada. Ano 2018 – Fisioterapia / Engenharia de Produção
- Cadeira de rodas com assento deslizante para transferência. Ano 2018 – Fisioterapia / Engenharia de Produção
Projetos em andamento
- Dispositivo mecânico multidirecional para treinamento de controle motor de membros inferiores
- Exoesqueleto para marcha em esteira
- Transferidor de carga mecânico para uso doméstico
- Transferidor de carga mecânico para uso em piscina
- Dinamômetro manual
- Cadeira ergonômica para idosos
- Cadeira de banho para deficiente físico
- Cadeira de rodas com sistema de travamento para acesso em rampas
- Cadeira de rodas com propulsão manual
- Cadeira de Arremessos para desporto paralímpico