20 anos de intercâmbio exclusivo em Engenharia na França e Espanha

Nesta quinta-feira, dia 23/06, 13 alunos e três professores de Engenharia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) embarcam para Toulouse (França), onde participam de intercâmbio exclusivo na área de Microeletrônica. Até o dia 12 de julho, o grupo desenvolverá atividades práticas tendo contato com a mais alta tecnologia na produção de circuitos integrados (chips) – circuito eletrônico miniaturizado composto principalmente por dispositivos semicondutores, usado em quase todos os equipamentos eletrônicos.

Os chips serão produzidos, com o uso da nanotecnologia, no Ateliê Interuniversitário de Microeletrônica (AIME), do Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Toulouse (INSA), que recebe apenas, além dos estudantes brasileiros da Unisanta, universitários da França e da Espanha.

Essa edição, que marca os 20 anos de intercâmbio exclusivo entre a Unisanta e o INSA, contará com uma novidade. A 21ª turma de alunos de Engenharia a participar do programa também fará projetos em um dos principais centros tecnológicos e de pesquisa em energia solar da Comunidade Europeia, localizado na província de Almeria, na Espanha.

A ampliação do intercâmbio faz parte das comemorações dos 55 anos do Complexo Educacional Santa Cecília – Colégio e Universidade Santa Cecília, e também dos 45 anos da criação do curso de Engenharia da Unisanta, pioneiro na região e um dos primeiros do país a ser oferecido no período noturno.

Energia Solar – Os estudantes terão aulas teóricas e práticas com professores e pesquisadores de três importantes unidades espanholas, a Universidade de Almeria, o Centro de Investigação da Energia Solar (Ciesol) e a Plataforma Solar de Almeria (PSA), localizada no deserto de Tabernas. Trata-se do maior centro de pesquisa, desenvolvimento e testes na Europa, dedicado às tecnologias de concentração solar. Também estão previstas visitas a indústrias ligadas à energia solar.

De acordo com o professor Rafael Urbaneja Sanchez, um dos integrantes da comitiva santista, os alunos terão a oportunidade de desenvolver desde projetos referentes à fabricação de células fotovoltaicas ao dimensionamento de estações de energia solar e gerenciamento de plataformas solares de grande porte.

“O mercado está cada vez mais se abrindo para essa alternativa tecnológica, a energia solar. Por essa razão, o ‘mercado verde’ deve abrir muitas vagas de emprego nas próximas décadas”, afirma Sanchez.

O intercâmbio também terá caráter social, pois no roteiro estão incluídas visitas a museus, pontos históricos e culturais europeus.

Carreira – Ao participar do intercâmbio, o universitário passa a contar com um grande diferencial em seu currículo. “O conhecimento adquirido na França e agora também na Espanha abre portas para que os alunos conquistem vaga em concorridas instituições estaduais e federais do Brasil e também no exterior em nível de mestrado e doutorado em microeletrônica e áreas afins”, afirma o idealizador do projeto pela Unisanta, professor Djalmir Mendes.

Antes da viagem, os alunos participam de um período preparatório na Unisanta voltado ao desenvolvimento e à construção de circuitos integrados na tecnologia CMOS. Esse treinamento faz parte da seleção dos alunos que se inscrevem para participar do intercâmbio.

“São 130 horas/aula, das quais 90 são teóricas e 40, práticas”, explica Mendes. “O objetivo do curso é ensinar, desenvolver e construir circuitos integrados na tecnologia CMOS com transistores IGFET por enriquecimento (transistores por efeito de campo com porta isolada).

“O intercâmbio entre o AIME e a Unisanta permite que alunos de graduação de Engenharia possam ter acesso a uma tecnologia de ponta que, no Brasil, dificilmente poderiam encontrar em cursos em nível de graduação”, acrescenta.

Participam os alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Eletrônica, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Civil. São os seguintes: Haroldo Miranda da Silva, Jefferson Mitio Hoshina Lopes, Vinícius Gonçalves Garcia, Marcos Felipe Yonamine, Thyago Felippe Pereira da Cruz, Nicollas Alessander Rocha Araújo, Gabriel Santos Pimentel, Matheus da Ressurreição, Rafael Martins Lopes, Fagner Joannes Pereira, José Haroldo de Oliveira Júnior e Allef Fiorito Schmitz. O grupo terá a supervisão dos professores Djalmir Correa Mendes, Rafael Urbaneja Sanchez e Walkiria Reche da Silva.