O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou lista de 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos.

Apenas três universidades do Estado de São Paulo e 12 do País têm estrutura qualificada para receber as delegações estrangeiras, entre elas a Unisanta, única da Baixada Santista.

O processo de seleção durou quase um ano e, em todo o País. O presidente do comitê, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que a definição das sedes que seriam incluídas no guia oficial foi “uma das tarefas mais complexas da organização dos Jogos”.

As instalações aprovadas serão reunidas em um livro pelo Comitê Organizador, que vai apresentá-las para os demais países que vão buscar adaptação no Brasil. O fato do clima e da topografia de Santos serem muito parecidos com o Rio de Janeiro também conta como vantagem para a Cidade.

E esta não é a primeira vez que a Unisanta é selecionada como sede de importantes competições. Em 2003 foi a primeira instituição de ensino brasileira a abrigar um campeonato nacional absoluto (Troféu José Finkel). Em 2010, a Unisanta abrigou outro campeonato brasileiro absoluto, o Troféu Maria Lenk.

Estrutura – Apontada pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como referência nacional, a Unisanta chegou a ser comparada às grandes instituições de ensino  norte-americanas,  pelo  seu  arrojo,  estrutura  e desempenho nas piscinas e em águas abertas.  Sua estrutura esportiva é dotada de um complexo aquático que compreende uma piscina olímpica, única no País com teto retrátil, e outra de apoio, para aquecimento, aulas do aprenda a nadar e hidroginástica.

Desde sua fundação, o Complexo Educacional Santa Cecília segue mantendo seu apoio incondicional ao esporte, da mesma maneira como o adota como instrumento vital no processo educacional, formando gerações de campeões para a vida e para o esporte.

Títulos – Ostenta o status de maior potência universitária da natação brasileira,  condição  essa  mais  do  que  evidenciada  nas  quatro  últimas  temporadas.  A Unisanta venceu 18 campeonatos  estaduais,  cinco  títulos  brasileiros,  com  destaque  para  os  de  campeã  nacional  júnior  e  absoluto feminino, conquistas até então inéditas.

Em 2011, a Universidade sagrou-se, uma  vez  mais,  campeã  estadual  Júnior  e  Sênior  de  Natação  de  Inverno.  Ana Marcela, aluna de Educação Física, foi  campeã  mundial  nos  25km  da Maratona  Aquática  de Xangai.

No tênis de mesa, a Unisanta também apresenta ótimo desempenho.  Ligia Silva, tricampeã Latino-Americana, conta com o apoio da Universidade Santa Cecília desde 2001, quando iniciou o curso na FEFESP.