Por Aldo Neto, colaborador

Um dos jornalistas esportivos mais conceituados do País, Paulo Vinicíus Coelho, o PVC, comentarista dos canais ESPN e colunista do Estado, esteve na Universidade Santa Cecília (Unisanta) na noite desta terça-feira (13), participando de um bate-papo sobre sua história profissional com alunos e profesores dos cursos de Jornalismo, Educação Física e Engenharia. O evento foi uma promoção da Faculdade de Artes e Comunicação (FaAC) da Unisanta.

O encontro foi aberto pelo pró-reitor da Unisanta e ex-presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, que declarou ser admirador do trabalho de PVC. “Ele conquistou muita credibilidade e muitos títulos no Jornalismo, como o Prêmio Comunique-se e Abril, sempre agindo com ética e correção como jornalista. E tem um computador na cabeça, pois se lembra de fatos ocorridos há tempos e relaciona com as notícias do dia. Realmente é uma honra para a Unisanta recebê-lo”.

PVC contou sobre sua carreira, que começou em jornais do ABC e depois seguiu pela Editora Abril, onde estagiou na Revista Ação e depois virou repórter da Placar. “Saí do ABC e fiz o curso Abril, o que foi importante para minha formação, pois consegui chegar à Placar, que era um sonho, pois era leitor da revista desde os meus 10 anos”, confessou lembrando que atuou ainda no Jornal Lance! e Rádio Jovem Pan antes de ingressar na ESPN.

Questionado pelos alunos sobre a possibilidade de queda do Palmeiras para a segunda divisão (time pelo qual o jornalista torce), PVC viu a culpa da situação do time na política do clube. “Eles se preocupam em escolher o melhor candidato. Nem sempre o melhor candidato será o melhor presidente. O Palmeiras tem problemas no vestiário, e a atual direção demorou para tomar uma providência”.

PVC também relatou sua rotina de trabalho e como lida com as fontes. “Eu acho que a relação com fonte é algo delicado e tênue. Não pode virar amizade. Se virar amizade, você acaba não dando uma notícia porque pode prejudicar o seu amigo. E acaba prejudicando o seu leitor”.

O jornalista aconselhou os alunos a buscarem uma especialização e uma forma de trabalho que agrade. “Quanto mais especializado você for, melhor! E quanto mais informação você tiver, melhor conseguirá fazer o seu trabalho. Precisamos acabar com a dedução no Jornalismo”, comentou.

Ao final do encontro, PVC se comprometeu a retornar à Unisanta antes da Copa de 2014 para debater a realização deste importante evento esportivo que acontecerá no Brasil e em que a cidade de Santos deverá estar presente como uma das subsedes da competição.