Com o tema Esboçando futuros, diferentes áreas de atuação serão apresentadas por profissionais renomados na Semana de Arquitetura da Universidade Santa Cecília (Unisanta). O evento será realizado de 26 a 30 de agosto e contará com palestras, oficinas e workshops.

A Semana é aberta a alunos e docentes de Arquitetura da Unisanta e de outras instituições. Inscrições para as atividades aqui.

Programação – A programação teve  início nesta segunda-feira, dia 26, às 8h, com a palestra O papel do Planejador Urbano, a cargo da arquiteta Fernanda Meneghello, no Auditório do Bloco E. A palestrante tem experiência no desenvolvimento de projetos de restauro, habitacionais, prediais e em gerenciamento de obras Públicas.

Na sequência, às 9h50, no mesmo local, a arquiteta Adriana Zanotti realizará um Bate-papo sobre Arquitetura. Adriana atuou em áreas como arquitetura comercial, empresarial, cenografia e comunicação visual e atualmente tem seu escritório, o CRIAH, onde trabalha com reformas e designer de interiores.

Patrimônio Histórico: Trabalhando com o passado, pensando no futuro será o tema abordado pelo arquiteto e chefe do departamento de Obras Públicas da Prefeitura Municipal de Santos, Ronald Santos, às 19h, no Auditório do Bloco E. Ele possui experiência no desenvolvimento de projetos de restauro, habitacionais, prediais e em gerenciamento de obras públicas.

A partir das 20h50, será realizada a Oficina de Representação de Mapas, no Ateliê, com a arquiteta Priscila Sato. Mestre em Arquitetura e Urbanismo, ela apresentará novos recursos gráficos para aplicação em análises e propostas de projetos urbanísticos por meio das diretrizes da semiologia gráfica, vertente da geografia contemporânea.

Terça-feira

O arquiteto Roberto Panariello ministrará a palestra Habitabilidade: Uma visão do Mercado Imobiliário, às 8h, no Auditório do Bloco E. Panariello é fiscal do Meio Ambiente na Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande, onde trabalha no controle de poluição sonora. Também participou de diversos eventos e seminários referentes ao tema.

Às 19h, o arquiteto e doutor Celso Aparecido Sampaio discorrerá sobre O Arquiteto e a moradia. Na oportunidade, ele falará sobre moradia e a prática profissional do arquiteto e urbanista e sua possibilidade de atuação nas áreas de maior vulnerabilidade social. Abordará o déficit ou precariedade habitacional, moradores em condições insalubres de coabitação, nas ruas, favelas, cortiços e em aluguel excessivo.

Às 20h50, a arquiteta formada na Unisanta, Nathany Eirós falará sobre Lightning Design. Ela falará sobre técnicas de iluminação, tipos de cursos e especializações para quem deseja se aprofundar nessa área e como é o trabalho de um profissional voltado para projetos de iluminação residenciais, corporativos, industriais e empresariais. As duas palestras acontecem no Auditório do Bloco E.

Quarta-feira

Neuroarquitetura será o assunto que abre a palestra da quarta-feira, dia 28, às 8h, com a arquiteta e professora Andrea Ribeiro Gomes, no Auditório do Bloco E. Ela também será responsável pela oficina Sala Sensorial, na sala M531, no 5º andar, às 9h50. A atividade também será realizada no período noturno, a partir das 19h.

Pós-Doutorado na área de Planejamento e Gestão do Território, Andrea trabalha desde 1994 na área de Planejamento Urbano e Regional e atualmente leciona as disciplinas de Planejamento Urbano e Metodologia da Pesquisa Cientifica na Faculdade de Arquitetura da Unisanta.

Quinta-feira

Na quinta-feira, dia 29, será a vez da Bioarquitetura: tradição e inovação, às 8h, com o arquiteto Francisco Lima. Ele é fundador da ArchiDomus Arquitetura, que atua com projetos arquitetônicos ecológicos, é facilitador de cursos em Ecovilas e centros de referência de sustentabilidade, além de consultor de sustentabilidade do programa de televisão ECOPRÁTICO da TV Cultura.

As Mídias Sociais na Arquitetura serão abordadas pela arquiteta Karina Marinho, às 9h50. As palestras acontecem no Auditório do Bloco E. Ela é fundadora do @idearkitetura, portal educacional voltado para alunos e profissionais formados de arquitetura, compartilhando dicas e inspirações.

A professora Ana Kalassa El Banat dará a oficina Desenho de Modelo Vivo, a partir das 19h, no Ateliê. Ana Kalassa auxiliará os alunos no uso de diversas técnicas e materiais para representar o corpo humano e sua sutileza em uma atividade de observação e representação gráfica.

O arquiteto André Freitas falará sobre Construindo Conexões, no  Tendências da Arquitetura Contemporânea:  Auditório do Bloco E. Mestre em Ecologia. André tem experiência na área de arquitetura residencial e é professor na Unisanta desde 2012. Falará sobre a combinação entre o desusado e o atual, novas formas de expressão e produção de elementos inéditos que estabelecem relação com os existentes.

Sexta-feira

No último dia de atividades, 30/8, o arquiteto Márcio Brasil, promoverá a oficina Elaboração e Maquetes, a partir das 9h, no Ateliê.  O urbanista é mestre em Educação e sua oficina terá como objetivo projetar e construir um modelo de uma edificação típica do repertório da arquitetura moderna.

Encerra a programação a mesa de debates, às 19h, com os arquitetos e docentes da Faculdade de Arquitetura da Unisanta, Alda dos Santos (Projeto Arquitetônico), Marina Ferrari (Projeto Urbanístico), Fábio Bei (Paisagismo), Cristina Ribas (Desenho do Objeto), Debora Blanco (História) e Aguinaldo Secco (Softwares e Tecnologia).