O desembargador Ivan Ricardo Garisio Sartori, professor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi eleito, nesta quarta-feira (7), presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) com 164 votos.

Em processo eletivo totalmente informatizado, doze urnas foram colocadas à disposição dos 353 desembargadores que compõem o Tribunal Pleno. A nova direção do TJSP assumirá os cargos em janeiro de 2012 (biênio 2012/2013).

O resultado não surpreendeu Sartori, que considerou a disputa bem equilibrada. “No 1º turno houve praticamente um empate. Recebi 148 votos e o desembargador José Roberto Bedran, atual presidente do TJSP, teve 147 votos. Já no 2º turno, a diferença foi maior, 164 votos para mim e 147 para o Bedran”.

O novo presidente do TJSP conhece bem os desafios que tem pela frente e os encara com otimismo. “Os desafios são muitos, pois estamos diante do maior Tribunal da América Latina e um dos maiores do mundo. Temos 40% dos processos do Brasil todo, cerca de 18 milhões de processos. A estrutura do judiciário está muito defasada e a demanda é muito grande. Queremos melhorar a estrutura de trabalho para juízes e funcionários”.

Ivan Ricardo Garisio Sartori é integrante da 13ª Câmara de Direito Público, nasceu em 1957, na cidade de São Paulo. Formou-se em 1979, ingressando na magistratura em 1980, nomeado para a 62ª Circunscrição Judiciária, com sede em Orlândia. Também foi juiz nas comarcas de Bariri, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes e São Paulo. Foi promovido a desembargador do TJSP em 2005.