A Unisanta está com inscrições abertas para os cursos de Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva Adulto e Pediátrico teórico e teórico-prático. As aulas práticas serão na Santa Casa de Santos.

Presidente do Departamento de Fisioterapia da Sociedade Paulista de Terapia Intensiva e coordenador técnico de Fisioterapia do Hospital São Luiz – Unidade Jabaquara, o Prof. George Jerre Vieira Sarmento ministrará a palestra inaugural dos cursos de Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva Adulto e Pediátrico teórico e teórico-prático da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Com o tema Humanização Hospitalar, o evento é promovido pela Diretoria Geral de Saúde da Unisanta e será realizado no dia 31/5, às 12 horas, no Consistório João Baptista Ribeiro, da Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos, Rua Doutor Cláudio Luís da Costa, 50 – Jabaquara. A palestra é gratuita e destinada a fisioterapeutas, estudantes de Fisioterapia e ao público em geral.

Sobre o palestrante – Sarmento é membro do corpo editorial do Terceiro Consenso de Ventilação Mecânica; revisor de periódico do Jornal Brasileiro de Pneumologia (Impresso), além de presidente do Centro de Estudos do Hospital Nossa Senhora de Lourdes.

Publicou artigos em periódicos especializados e trabalhos em anais de eventos. Participou de mais 220 eventos no Brasil e no mundo. Foi presidente do Departamento de Fisioterapia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (ASSOBRAFIR-Regional São Paulo), na gestão 2004/2005 e 2006/2007. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores e coautores de trabalhos científicos.

Muitos livros de sua autoria são utilizados em Faculdades de Fisioterapia. Entre eles estão: Fisioterapia em Cirurgia Cardíaca – Fase Hospitalar; Recursos em Fisioterapia Cardiorrespiratória; Fisioterapia Respiratória em Pediatria e Neonatologia; Princípios e Práticas de Ventilação Mecânica e O ABC da Fisioterapia Respiratória. E ainda, Fisioterapia Hospitalar – Pré e Pós-operatórios; Fisioterapia Respiratória no Paciente Crítico; Princípios e Práticas de Ventilação Mecânica em Pediatria e Neonatologia; Tratado de Fisioterapia Hospitalar – Assistência Integral ao Paciente e Fisioterapia em UTI –  Avaliação e Tratamentos.

Cursos – A Diretoria de Pós-Graduação da Unisanta está com inscrições abertas para os cursos de Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva Adulto e Pediátrico teórico e Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Intensiva Adulto e Pediátrico teórico-prático.

O objetivo de ambos é aprofundar o conhecimento na Fisioterapia Intensiva adulto e pediátrica, relembrando conceitos básicos e inserindo conceitos avançados, complementares e atuais indispensáveis na evolução do raciocínio fisiológico/fisioterapêutico. Será oferecida aos participantes a prática complementar optativa, afim de propiciar vivência hospitalar, estimulando o raciocínio teórico-prático, desenvolvendo segurança e dinamismo.

Teórico – O curso terá duração de 520 horas, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 23h, e eventuais sábados, das 8h às 17h, na Unisanta. A duração é de 18 meses. O curso visa o profissional que já trabalha na área e procura se especializar ou se atualizar. Também é indicado para os profissionais que buscam conhecimento na área de pediatria em terapia intensiva.

Teórico –Prático: A duração é de 850 horas, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19h às 23h e eventuais sábados, das 8h às 17h. As aulas práticas serão realizadas às segundas e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30, na Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos. Essa modalidade destina-se aos fisioterapeutas que não tenham experiência na área ou para os que procuram vivências em diferentes Unidades de Terapia Intensiva como neurológica, cardiológica, coronariana, pós-operatório e pediatria.

Os dois cursos serão ministrados por profissionais do InCor, Sírio Libanês, Unisanta e Unifesp entre outras instituições, e serão coordenados pela Profa. Laura Taguchi.

Inscrições – As inscrições estão abertas no site www.unisanta.br/posgraduacao com descontos especiais para ex-alunos da Unisanta e profissionais da Santa Casa de Santos, além de outros benefícios para interessados em geral. Informações: (13) 3202-7114, pelo e-mail cursospos@unisanta.br ou pessoalmente, na Rua Cesário Mota, 08 – Bloco F- Sala 13 – Boqueirão – Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h e aos sábados, das 8h às 12h.