O Congresso técnico será dia 3 de junho, com o sorteio das chaves. Os Jogos foram adiados para agosto, devido ao calendário escolar e à Copa do Mundo

Com 27 faculdades inscritas no masculino, a 31ª edição dos Jogos da Unisanta bate recorde de adesão por modalidades. As mulheres também prometem vir com tudo em 2014 nos Jogos. Estão inscritas 21 faculdades, nas disputas entre as meninas, com 104 inscrições disputando 11 modalidades. Em 2013, havia 69 inscrições, de 15 faculdades participantes.

Comparando com a edição passada, ocorreu um aumento de 40% de faculdades inscritas no feminino. Em matéria de inscrições entre as mulheres, o interesse é 50% maior neste ano em relação a 2013.

No feminino, as inscrições por modalidade foram superiores neste ano, menos no basquetebol, que foram iguais em relação a 2013. Quase dobraram as inscrições no vôlei e no tênis de mesa. E mais que duplicaram no judô e caratê. A novidade deste ano é a modalidade de futebol society feminino.

Entre os homens, as inscrições por modalidades também estão maiores neste ano em relação ao ano passado: 192 inscrições em 13 modalidades.  Em 2013 foram 168  inscrições.  No masculino apenas as inscrições em futebol society e futsal foram um pouco inferiores neste ano. No judô e no xadrez estão iguais os números de 2013 e 2014 por modalidade. Nas demais, estão maiores neste ano. Em vôlei de praia o aumento é expressivo. Quase dobrou em 2014 (16 inscrições), enquanto em 2013 foram 9.  No tamboréu, as inscrições por cursos mais que duplicaram.

Congressos técnicos – As equipes inscritas já podem ir se preparando para participar do Congresso Técnico que acontece no dia 3 de junho, a partir das 19h, com o sorteio das chaves, para todas as modalidades. A divulgação da tabela dos jogos ocorrerá dia 25 de junho, no site jogos.unisanta.br e o prazo para a entrega da relação nominal e das fichas de candidatos a rei e a rainha terminará dia 4 de agosto. O ensaio para o concurso de rei e rainha está marcado para o dia 11 de agosto, às 12h, no Ginásio Poliesportivo.

Faculdades inscritas – São 27 faculdades inscritas no masculino e 21 no feminino neste ano. Em 2013 foram 33 no masculino e 15 no masculino.

No Masculino estão inscritas Administração Esamc, Administração Unisanta, Arquitetura Unisanta, Biologia Unisanta, Ciências Sociais Aplicadas e Saúde UniSantos, Comunicação Esamc, Direito Unisanta, Direito UniSantos, Ed. Física Praia Grande, Ed. Física Unaerp, Eng. Esamc, Eng. Unip, Eng. Unisanta, Eng. UniSantos, FaAC Unisanta, Facce Unimes, Fac. Ciências e Tecnologia Unisanta, FEFESP Unisanta, Fefis Unimes, Fisioterapia Unisanta, Logística Fatec, Medicina Santos Unilus, Medicina Unimes, Medicina Veterinária Unimes, Medicina Veterinária Unimonte, Odonto Unisanta e Odonto Unimes.

No Feminino: Arquitetura Unisanta, Biologia Unisanta, Direito Unisanta, Direito UniSantos,  Ed. Física Praia Grande, Ed. Física Unaerp, Eng. Unip, Eng.Unisanta, Eng UniSantos, FaAC Unisanta, Facce Unimes, FEFESP Unisanta, Fefis Unimes, Fisioterapia Unisanta, Logística Fatec, Medicina Santos Unilus, Medicina Unimes, Medicina Veterinária Unimes, Medicina Veterinária Unimonte,  Odontologia  Unisanta e Odontologia Unimes.

Mudança da data – Neste ano, o mais tradicional e importante evento esportivo universitário do Estado de São Paulo ocorrerá, excepcionalmente, de 11 a 29 de agosto. A alteração foi necessária devido ao calendário escolar e à Copa do Mundo no Brasil. Dessa forma, os organizadores do evento poderão otimizar as tabelas dos jogos.

XXX Jogos – Em 2013, os XXX Jogos da Unisanta envolveram 33 faculdades da região e cerca de 2.500 universitários. A Fefesp garantiu o título de vencedora absoluta da edição, no masculino e feminino e conquistou o heptacampeonato consecutivo da competição entre as mulheres e o oitavo título, entre os homens.

Troféu Solidariedade – Além das disputas esportivas, o espírito solidário dos universitários é mostrado no evento.  Não entra na pontuação dos jogos, mas beneficia entidades beneficentes.  Em 2013, os estudantes participaram do Troféu Solidariedade, doando quase uma tonelada e meia de mantimentos arrecadados durante o período de competição. O curso de Engenharia da Unisanta foi o que mais arrecadou mantimentos e conquistou o Troféu Solidariedade naquele ano.