O ministro da Saúde, Arthur Chioro, esteve presente em evento realizado nas dependências da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na manhã deste domingo (1º/6). Docente licenciado da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Chioro foi recepcionado pela reitora, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado e o diretor da Faculdade de Engenharia da Unisanta, Prof. Antônio de Salles Penteado. Na oportunidade, o ministro falou sobre políticas públicas, o Programa Mais Médicos e a satisfação e carinho que tem pela instituição de ensino.
“Sou professor na Unisanta há 15 anos e é a primeira vez que eu subo neste prédio, este ano, fora da rotina das aulas de segunda-feira ou de alguma atividade da Faculdade de Fisioterapia. Sinto-me bem e feliz em fazer parte do time da Unisanta. Meu afastamento é provisório para dar a minha contribuição com a saúde do Brasil, mas pretendo voltar a dar aulas assim que possível”, afirmou o ministro.
Desde 2000 e até de dezembro de 2014, Chioro lecionou a disciplina Saúde Pública na Faculdade de Fisioterapia da Unisanta. Atualmente está licenciado no cargo acadêmico para cumprir as funções de ministro.
Com 50 anos, natural de Santos, Chioro orientou pesquisas científicas na Unisanta e Trabalhos de Conclusão de Curso. Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva da UNIFESP (2011), foi diretor da Consaúde – Consultoria, Auditoria e Planejamento desde 1997, prestando consultoria na área de planejamento e gestão de sistemas e serviços de saúde.
Foi secretário municipal de saúde de São Bernardo do Campo desde janeiro de 2009, e, em 2011, tornou-se presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo – Cosems-SP. Também exerceu o cargo de secretário de saúde de São Vicente de 93 a 96 e integrou a equipe do secretário de Saúde David Capistrano durante a gestão da ex-prefeita Telma de Souza, de 89 a 92.
Dirigiu o Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde (2003-2005) e foi responsável pela implementação do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Também foi consultor da Organização Panamericana de Saúde.
Doutor em Ciências pelo Programa de Saúde Coletiva pela UNIFESP (2011), Chioro é mestre em Saúde Coletiva pela Unicamp (2001). Graduou-se em Medicina pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (1986) É pesquisador da Linha de Política, Planejamento e Gestão.