A primeira dissertação foi elaborada em um prazo de apenas 20 (vinte) meses, apresentada dia 23/11, e aprovada pelos integrantes da banca examinadora.  A rapidez do estudo, antes do prazo de dois  anos estipulado pela CAPES/MEC, é atribuída à experiência profissional prévia do mestrando em sua área tecnológica, o que é característica comum a 80% dos demais alunos desse curso de pós-graduação stricto sensu.   

Pesquisas de interesse estratégico da economia regional e do País, especialmente das indústrias de Cubatão, do Pré-Sal e do porto de Santos,  começaram a ser apresentadas dia 23/11, na Universidade Santa Cecília (Unisanta). O Mestrado Profissionalizante de Engenharia Mecânica, único da região, cumpre seus objetivos, de fornecer importantes subsídios a um vasto setor econômico, aliando a prática à teoria acadêmica.

Trata-se da primeira dissertação concluída do Mestrado Profissionalizante da Universidade, e seu autor, Cláudio Luís Magalhães Fernandes, terminou-a bem antes do prazo máximo estipulado pela Capes, de dois anos. Participaram da banca examinadora: Prof. Dr. Jair Minoro Abe (convidado externo); Prof. Dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco; Prof. Dr. Heraldo Silveira Barbuy; Prof. Dr. Maurício Conceição Mário (co-orientador) e o Prof. dr. João Inácio da Silva Filho (orientador).

Essa rapidez, observada também no período das qualificações das pesquisas, é atribuída à experiência profissional dos  mestrandos, à qualidade do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade, além da excelência dos laboratórios e do corpo docente da Unisanta, conforme explica o coordenador geral dos mestrados da Universidade, Prof. Dr. Marcos Tadeu.

São cerca de quatro décadas de ensino e pesquisas sedimentadas na área da Engenharia, estudos de prestígio com universidades nacionais e do exterior, muitas com países europeus. Os professores do mestrado possuem larga experiência anterior no ensino e nas pesquisas.  Muitos atuaram ou atuam como consultores em indústrias ou no porto de Santos durante muitos anos.

“Cerca de 80% dos  alunos chegam ao mestrado com projetos específicos, de interesse das indústrias”, afirma o prof. dr. Marcos Tadeu. Outros alunos do Mestrado Profissionalizante de Engenharia Mecânica são professores ou profissionais de outras áreas, mas que buscam um link entre suas atividades e o Programa de Pós-Graduação.

Esses alunos encontram na Unisanta as condições ideais para desenvolver novas tecnologias, graças aos professores das áreas correlatas à Engenharia e ao parque tecnológico já estruturado e atuante, com atividades interdisciplinares.

A defesa da dissertação de mestrado foi precedida pelas palavras da reitora da Unisanta, Profa. Dra. Sílvia Teixeira Penteado, que estava emocionada por participar de mais um momento histórico para a Universidade. “É uma noite de conquistas, na qual é importante ressaltar o espírito empreendedor e científico do corpo de professores da Unisanta”.

A educadora lembrou que há dois anos a Instituição recebia a aprovação de dois programas de mestrado pela Capes, “que é cada vez mais exigente nos critérios de avaliação.” A proposta apresentada pela Unisanta, acrescentou, mostrou o ineditismo e a ousadia da Universidade em criar cursos fundamentais para o desenvolvimento local e do País.

Primeira dissertação

 Cláudio Luís Magalhães Fernandes, autor da primeira dissertação de mestrado de Engenharia Mecânica, é um exemplo de profissional atuando em área tecnológica, que aprendeu muito no mestrado da Unisanta.

Assim que se formou em Engenharia de Computação na Universidade Santa Cecília, ele iniciou o mestrado  para continuar a pesquisa feita para seu trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado na época, sobre manutenção e normas técnicas em indústrias.  Fernandes trabalha no Senai, em São Paulo, onde dá aulas de Automação e Robótica. Em sua dissertação,  ele aplicou a Lógica Paraconsistente em um controlador programável de marca de interesse do Senai (Altus) e de outras indústrias.

O mestrando elaborou algoritmos (instruções computacionais) necessários a operações complexas de controle e automação em indústrias, aptos a operar com marcas diversas (modularidade). Ele foi orientado pelo prof. dr. João Inácio da Silva Filho e coorientado pelo prof.dr. Maurício Conceição Mário.

Interdisciplinar

Uma das características do mestrado profissionalizante é possibilitar pesquisas que possam gerar patentes e tecnologia de retorno imediato para empresas, ao contrário do mestrado acadêmico, voltado mais para temas a serem pesquisados em um prazo maior, de interesse mais científico do que profissional.

Quando o aluno traz um pré-projeto de interesse de empresas ao Mestrado Profissionalizante da Unisanta, há uma análise pelos docentes orientadores e, se necessário, a proposta é adaptada para atender às linhas de pesquisa do Programa.

Marcos Tadeu menciona os diversos centros de pesquisa, grupos de estudos e laboratórios da Unisanta que permitem interligar, quando necessário,  os projetos apresentados tanto no Mestrado de Engenharia Mecânica como no Mestrado Acadêmico de Ecologia e Gerenciamento Costeiro, também oferecido pela Universidade. Entre eles:  Laboratórios de Engenharias Mecânica, Elétrica, Eletrônica, de Lógica Paraconsistente, de Operações Unitárias (Engenharia Química), a minirrefinaria de petróleo construída em parceria com a Petrobras, única no gênero em operação no País.

E também: laboratórios de Ecotoxicologia, Acervo Zoológico,  Herbário, Instituto para a Pesca, Diversidade e Segurança Alimentar (sede nacional), de Farmácia e de Fisioterapia, entre muitos. O Laboratório de Operações Unitárias da Engenharia Química, primeiro e único no País, fornece módulos educativos para universidades públicas e particulares. O de Ecotoxicologia foi a primeira entre as instituições brasileiras de ensino a receber a Certificação ISO 9002, de validade internacional. Em 2011, recebeu a renovação da certificação ISO 17025.

Toda essa infraestrutura, além das pesquisas anteriores da Unisanta, resultou na aprovação e recomendação dos dois mestrados da Unisanta pela Capes. Coube ao professor Marcos Tadeu o mérito de interligar os vários centros de pesquisa e o corpo docente do Complexo Educacional Santa Cecília.

Marcos Tadeu é PhD em Sistemas Laser pela University Southampton, da Inglaterra, formado em Engenharia Eletrônica pelo ITA, com mestrado e doutorado na área. Foi pró-reitor e coordenador de Pós-Graduação em diversas universidades públicas e particulares, antes de vir para a Unisanta há três anos, para implantar os mestrados.

Linhas de pesquisa

 Gerenciamento Eletroenergético e Controle de Processos,     além de  Termofluidomecânica são as áreas de concentração  do Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica da Unisanta, que vai estimular estudos indispensáveis a praticamente todas as indústrias e setores econômicos da  Baixada Santista.  Mesmo focando na realidade regional, o Mestrado interessa também à indústria automotiva e a outros parques industriais.

São estas as linhas de pesquisa: Tubulações industriais e equipamentos de processo; Estudos de termofluidomecânica aplicados a projetos industriais;  Análise de impactos ambientais gerados por processos industriais; Gerenciamento eletro-energético; Automação e controle de processos.

 É muito difícil, se não impossível, imaginar processos industriais da região, de setores petrolíferos ou de outros parques industriais que não dependam de energia, análise e controle de temperatura,  movimentação de fluidos e automação.

Todas as indústrias de Cubatão possuem caldeiras, que dependem fortemente de combustão adequada. Tubulações industriais precisam resistir às mudanças de temperaturas e atender às características dos produtos transportados, explica o professor Carlos Alberto Moino, coordenador do curso de graduação de Engenharia Mecânica da Unisanta.

Nas indústrias de processos, as tubulações são essenciais como elementos físicos de ligação entre os equipamentos, como vasos de pressão, reatores, tanques, bombas, trocadores de calor etc, por onde circulam os fluidos de processos e de utilização.

Estão abertas as inscrições aos Mestrados da Unisanta. Informações pelos telefones Informações: 13-3202-7104-  32-027100, ramal   303;   strictosensu@unisanta.br    posgraduacao@unisanta.br