Na bagagem do Chile, Matheus Santana trouxe três medalhas de ouro (100m livre e revezamentos 4x100m livre e 4x100m medley), Nicholas Santos, uma dourada (revezamento 4x100m medley), e Tales Cerdeira veio com a prata (200m peito)

Mesmo com o excelente desempenho mostrado na 10ª edição dos Jogos Desportivos Sul-Americanos (Odesul), no Chile, quando ajudaram o Brasil a ser o campeão da Natação, os atletas da Universidade Santa Cecília (Unisanta) Matheus Santana, Nicholas Santos e Tales Cerdeira acham que ainda podem melhorar muito suas performances daqui para a frente. Eles receberam a imprensa na manhã desta sexta-feira (14), com a presença do presidente da Associação Santa Cecília Esportes e pró-reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira.

O experiente nadador da Unisanta, Nicholas Santos, com 34 anos, que conquistou uma medalha de ouro para o Brasil no Chile, disse que foi uma boa competição para o País e exaltou as conquistas de Matheus Santana.

“Excelente para o Brasil, três ouros é um resultado muito bom para os nadadores da Unisanta. Grande destaque para o Matheus, que trouxe todas essas medalhas para nós. Porém, podemos melhorar ainda mais o nosso desempenho e trazer mais medalhas do Maria Lenk, que acontece agora em abril”. Sobre a equipe, afirmou: “É fácil treinar, pois todos eles são muito talentosos”, disse Nicholas, que também está se preparando para o Pacific de 2014, em agosto, na Austrália.

Para Matheus Santana, que foi o grande destaque da Unisanta, esta foi uma das melhores competições de sua vida. “Meu desempenho foi muito bom, consegui conquistar meus objetivos para o início deste ano,” afirmou o atleta que fez o 8º melhor tempo do ano no mundo nesta competição, superando até Cielo.

Durante a entrevista, Matheus também falou sobre o diabetes, que o cortou do último Mundial. “Tive que esquecer a natação por um tempo, agir como se começasse do zero”. Disse ainda que tem um sonho: “Ser campeão olímpico e o melhor velocista do mundo. Acho que estou no caminho certo”, completou o nadador de 17 anos.

Tales Cerdeira, que também foi medalhista, acredita que o desempenho de todos poderia ser ainda melhor. “Estamos em fase de treinamento puxado, o Sul-Americano aconteceu em uma época complicada, mas representamos bem o Brasil”, afirmou o atleta.

O técnico Márcio Latuf comentou sobre o ótimo início de temporada da Unisanta e comemorou os últimos resultados da equipe. “Começo excelente de temporada, principalmente, para o Matheus, que tinha o objetivo de conquistar bons resultados e conseguiu se destacar, enquanto o Nicholas e Tales, que também ganharam medalhas, estão mais focados no Maria Lenk e Campeonato Mundial. O Matheus precisava desta força para crescer mais, o Sul-Americano foi um passo importante dado por ele para os Jogos Olímpicos da Juventude, Pan-americano de 2015 e as Olimpíadas de 2016”, analisou o técnico.

O presidente da Associação Santa Cecília Esportes, Dr. Marcelo Teixeira, enfatizou a satisfação de ter três atletas de idades diferentes e com ótimos desempenhos. “São os contrastes. Eles têm 17, 27 e 34 e todos são medalhistas. A natação santista está demonstrando mais uma vez a sua força na seleção brasileira, conquistando medalhas, e cada um superando seus próprios limites, alcançando e melhorando seus tempos. Para nós da Universidade é um fator fundamental”. Teixeira falou ainda sobre o Projeto Olímpico da Unisanta. “Temos perspectivas muito positivas para as Olimpíadas de 2016, que é um dos objetivos principais da Universidade”, concluiu.