slide

Atleta da Unisanta conquistou três medalhas na competição. Ouro nos 100m livre e duas pratas nos 50m livre e revezamento 4 X 100m livre misto.

Com direito a medalha de ouro e recorde mundial  júnior, Matheus Santana, nadador e aluno da Universidade Santa Cecília (Unisanta), concluiu sua brilhante participação nos Jogos Olímpicos da Juventude, disputados em Nanquim, China. Na manhã desta sexta-feira (22), o atleta venceu a prova de 100m livre com o tempo de 48s25 e bateu, pela quarta vez, o recorde Mundial Júnior nesta distância. O chinês Yu Hexin ficou com a medalha de prata (49s06) e o alemão Damian Wierling (49s07) levou o bronze.

O tempo feito por Matheus é o sexto melhor do ano nos 100m livre, inclusive entre os profissionais. A marca o deixa a apenas alguns centésimos de Cesar Cielo, que tem 48s12 em 2014.prodígio pela imprensa, o nadador subiu ao pódio emocionado. “Foi a maior prova da minha vida.

Foto de Wander Roberto/Inovafoto/COB

Considerado menino Chorei porque vive momentos difíceis no ano passado. Fui cortado do Mundial Júnior por causa da diabetes e foi um momento complicado para mim. Não foi fácil. Mas tive ajuda do Comitê Olímpico do Brasil, da Unisanta, da família e dos amigos, e dei a volta por cima. Coloquei minha cabeça no lugar e vivi uma sensação no pódio difícil até de descrever”, explicou Matheus Santana, que conquistou outras duas medalhas de prata, nos 50m livre e no revezamento 4 x 100 livre misto.

Mesmo com a medalha de ouro e o recorde mundial, o atleta ainda tem metas próprias a cumprir nesta distância. “Melhorei o recorde, mas ainda não nadei para o meu objetivo. Apesar disso, estou feliz demais. Os 100m é a prova em que tenho mais facilidade, entrei tranquilo e consegui fazer minha parte”, disse o nadador, que tinha como objetivo baixar de 48s.

O tempo obtido por Matheus lhe renderia a medalha de prata na final dos 100m livre no Pan-Pacífico, na Austrália,  principal competição da temporada na categoria adulto.

Aluno do Curso de Administração da Unisanta e formado pelo Colégio Santa Cecília, Matheus é mais um dos destaques da Instituição na preparação dos atletas desde a equipe de base até os de alto rendimento, em competições nacionais e internacionais. “Hoje em dia não tem muita diferença nadar no Brasil ou no exterior. A natação brasileira está muito evoluída”, afirma o atleta,  que faz parte do projeto da Unisanta para as Olimpíadas Rio 2016.

O técnico Márcio Latuf e Matheus Santana