Campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014, Matheus Santana, nadador da equipe da Universidade Santa Cecília – Unisanta, está cada vez mais perto das Olimpíadas Rio 2016. Santana conquistou o índice olímpico na prova dos 100m livre, na manhã desta sexta-feira (18), na terceira etapa do Campeonato Brasileiro Sênior, realizado em Palhoça (SC).

Matheus fez a marca de 48s71. O outro tempo olímpico ficou com Nicolas Oliveira, do Minas Tênis (48s41). Com este tempo, Santana está classificado para 100m livre (entre os dois melhores brasileiros) e também para o revezamento 4X100m livre (entre os quatro melhores brasileiros). Mas a vaga só será confirmada em abril, na segunda e última seletiva para o Rio 2016, o Troféu Maria Lenk-Taça Correios.

Enquanto o Brasileiro tem provas pela manhã, no período da tarde ocorrem as provas do Torneio Open, disputado pelos oito primeiros de cada prova da manhã.

No dia anterior, Nicholas Santos, também da Unisanta, fez índice olímpico com o melhor tempo de sua carreira nos 100m borboleta (52s31), mas como ficou em terceiro lugar, ainda não está garantido para o Rio de Janeiro, uma vez que são apenas duas vagas brasileiras na modalidade.

Nicholas Santos terá nova oportunidade de carimbar seu passaporte para a Competição, no Troféu Maria Lenk-Taça Correios, que acontece de 15 a 20 de abril de 2016, na Cidade-Olímpica.

Outras medalhas da Unisanta – Pelo Brasileiro, subiram ao pódio, nesta quinta-feira, os seguintes atletas da Unisanta:

Nos 50m costas feminino, ouro para Aline Caetano e bronze para Paula Escamilla; nos 200m peito masculino, Tales Cerdeira (prata) e Henrique Marques (bronze); nos 200m medley feminino, Fernanda Carobino (bronze).

No Open, período da tarde, a Unisanta ficou com medalha de prata, Henrique Marques (2m13s86), e bronze, Tales Rocha Cerdeira (2m14s13), nos 200m peito masculino. O ouro ficou com Thiago Teixeira Simon, do Corinthians (2m11s29).