Matheus Santana – crédito: Satiro Sodré

Unisanta se firma entra as maiores potências da natação brasileira, e termina na quarta colocação

A prova de 100m livre masculino, a mais aguardada do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk , mais que a medalha, colocava em jogo as vagas tão desejadas para o revezamento 4x100m livre das competições internacionais. Matheus Santana, atleta da Unversidade Santa Cecília (Unisanta), turbinou as braçadas, venceu a prova e fez o índice para o Mundial com 48s78. A medalha de prata da prova ficou com Cesar Cielo, do Minas Tênis (48s97) e o bronze com João de Lucca, do Pinheiros (49s15). Contando os tempos do Torneio Open em dezembro do ano passado e do Troféu Maria Lenk deste ano a melhor formação de 4x100m livre é Bruno Fratus (48s57), Cesar Cielo (48s58), Matheus Santana (48s78) e Marcelo Chierighini (49s06). Caso Cielo não dispute os Jogos de Toronto, Matheus pode ter ganhado a sua chance de brilhar no Pan. O Troféu Maria Lenk fui disputado na piscina do Fluminense, no Rio de Janeiro, desde segunda-feira (6/4) até hoje (11/4).

“Consegui voltar bem, vi que passei um pouco atrás, mas voltei forte e graças a Deus consegui bater na frente. Estou muito feliz com o revezamento. Não sei se o Cesar vai nadar a prova (100m livre individual nos Jogos Pan-Americanos) então de repente eu nade a prova individual também. Estou ficando mais confiante. Pressão é uma coisa que todo o atleta tem que saber lidar. Agora é treinar, reunir a equipe e se unir pra conseguir um lugar no pódio. O Mundial é a principal competição deste ano e vai ser uma prévia pra Olimpíada. Foi muito especial hoje. A prova de hoje foi muito especial, tinha muita gente que eu via nadar na televisão, mas mais especial foi ver toda a minha família na arquibancada”, disse Matheus.

Outra medalhas – Além de Matheus, outra atleta da Unisanta, Andrea Berrino, fez bonito e conquistou duas medalhas de prata: nos 200m e 50m costas. A equipe também conquistou duas medalhas de bronze: nos 50m peito masculino, com Raphael Oliveira ( 27s69) e 50m peito feminino, com Julia Sebastian (31s99).

Classificação final – A Universidade Santa Cecília se solidifica entre as quatro maiores potências da natação brasileira. Com 1215,5, a equipe santista conquistou o quarto lugar no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk. A primeira colocação ficou com o Pinheiros, com 2138,5, seguido de Minas (2133,0) e Corinthians (1732,0).

Mundial de Kazan  – Com um excelente desempenho, a Unisanta – maior pontência universitária de natação do País – confirmou presença de dois de seu nadadores no Mundial de Kazan, a ser realizado entre 17 de julho a 2 de agosto deste ano. Além de Matheus Santana, que nadará o revezamento 4X100 livre, também conquistou índice Nicholas Santos, nos 50 Borboleta ( 22s90).

Mundial Junior –No segundo dia do Campeonato, a Unisanta garantiu a participação de mais um atleta da Unisanta no Mundial Júnior de Cingapura, que acontece em agosto. Na prova de fundo, os 1500m livre masculino, Guilherme da Costa obteve o índice para o Mundial com o tempo de 15m31s87. No primeiro dia do Maria Lenk, outro atleta da Unisanta, Felipe Ribeiro, já havia obtido o índice para o Mundial, nos 200m livre (1m50s24). Felipe também tem índices nos 50m livre (22s98) e nos 100m livre (49s93).

Confira todas as medalhas da Unisanta no Campeonato:
50m borboleta – Nicholas Santos – ouro
100m livre – Matheus Santana – ouro
200m peito feminino – Julia Sebastian – ouro
100m peito feminino – Julia Sebastian – ouro
1500m livre feminino – Poliana Okimoto – ouro
200m costas feminino – Andrea Berrino – prata
50m costas feminino – Andrea Berrino – prata
50m costas – Andrea Berrino – prata
50m costas feminino – Andrea Berrino – prata
100m costas feminino – Andrea Berrino – prata
50m peito masculino – Raphael Oliveira – bronze