O nadador velocista da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Nicholas Santos, fez, nesta sexta-feira (10), o melhor tempo do mundo na prova dos 50m borboleta no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, faturando assim a medalha de ouro da prova. Nicholas confirmou seu favoritismo, bateu o tempo de 22s90 e, além de vencer Cesar Cielo (segundo colocado com 23s11), garantiu vaga para o Mundial de Kazan, a ser realizado entre 17 de julho a 2 de agosto deste ano. O atleta da Unisanta é o atual vice-campeão mundial da modalidade em piscina curta.
Nicholas venceu o nadador do Minas Tênis também no ranking mundial, pois antes das finais desta sexta-feira Cesar Cielo era o primeiro do ranking do mundo, com 23s28 feitos numa competição em Minas, enquanto Nicholas era o 7º (23s47).
“Entrei ‘desencanado’ pra nadar. Isso acontece quando a gente está tranquilo porque eu já tinha feito o índice. Acabei fazendo uma excelente prova. A minha saída e transição da prova foram fundamentais. Normalmente não dou tanta distância do Cesar e dessa vez consegui manter até o final. Estou com 35 anos e já comecei a ficar mais calejado de situações como essa, entrar com o primeiro tempo e nadar com um cara que é bicampeão mundial. O Cesar também tinha feito 22s no ano passado, então acho que a gente vai chegar nesse Mundial pra subir ao pódio”, disse Nicholas.
“Essa deve ter sido uma das provas mais bem nadadas e técnicas da competição inteira, fazendo o primeiro e o segundo do ranking mundial”, afirmou Cielo.
Na terceira colocação, fechando o pódio, apareceu Henrique de Souza, companheiro de Cesar Cielo no Minas Tênis Clube, com o tempo de 23s38.
Andrea Berrino é prata nos 50m costas
A nadadora argentina Andrea Berrino, que também defende a Unisanta, competiu nos 50m costas e, com o tempo de 29s39, terminou com a medalha de prata. O ouro ficou com Etiene Medeiros, do Sesi, com o tempo de 27s38. Por ser estrangeira, Andrea dividiu o segundo lugar com Natalia de Luccas, do Corinthians, que bateu 29s50. O bronze ficou com Natalia Mendes, que fez 29s65.
Mais um bronze para a Unisanta
Nos 400m livre, a maratonista campeã mundial Poliana Okimoto, da Unisanta, faturou a medalha de bronze, com o tempo de 4m14s85. O ouro ficou com Manuella Lyrio, do Pinheiros, que fez o tempo de 4m12s63, enquanto a prata foi para Carolina Bilich, do Minas Tênis Clube, com o tempo de 4m14s07.
O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk 2015 termina neste sábado na piscina do Fluminense, no Rio de Janeiro, e também definirá a seleção para os Jogos Pan-Americanos de Toronto.
Confira as medalhas da Unisanta no Campeonato até o momento:
50m borboleta – Nicholas Santos – ouro
200m peito feminino – Julia Sebastian – ouro
100m peito feminino – Julia Sebastian – ouro
1500m livre feminino – Poliana Okimoto – ouro
800m livre feminino – Poliana Okimoto – bronze
400m livre – Poliana Okimoto – bronze
50m costas – Andrea Berrino – prata
50m costas feminino – Andrea Berrino – prata
100m costas feminino – Andrea Berrino – prata
50m livre feminino – Alessandra Marchioro – bronze
Revezamento 4X200m livre masculino – Thiago Magevski Sickert, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Vinicius Rocha Waked – bronze
Revezamento 4x50m livre masculino – Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Messias e Tiago Sickert – bronze
Revezamento 4x100m livre masculino – Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Vinicius Waaked – bronze