Foto: Ivan Storti

 

O nadador velocista da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Nicholas Santos, fez, nesta sexta-feira (10), o melhor tempo do mundo na prova dos 50m borboleta no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk, faturando assim a medalha de ouro da prova. Nicholas confirmou seu favoritismo, bateu o tempo de 22s90 e, além de vencer Cesar Cielo (segundo colocado com 23s11), garantiu vaga para o Mundial de Kazan, a ser realizado entre 17 de julho a 2 de agosto deste ano. O atleta da Unisanta é o atual vice-campeão mundial da modalidade em piscina curta.

Nicholas venceu o nadador do Minas Tênis também no ranking mundial, pois antes das finais desta sexta-feira Cesar Cielo era o primeiro do ranking do mundo, com 23s28 feitos numa competição em Minas, enquanto Nicholas era o 7º (23s47).

“Entrei ‘desencanado’ pra nadar. Isso acontece quando a gente está tranquilo porque eu já tinha feito o índice. Acabei fazendo uma excelente prova. A minha saída e transição da prova foram fundamentais. Normalmente não dou tanta distância do Cesar e dessa vez consegui manter até o final. Estou com 35 anos e já comecei a ficar mais calejado de situações como essa, entrar com o primeiro tempo e nadar com um cara que é bicampeão mundial. O Cesar também tinha feito 22s no ano passado, então acho que a gente vai chegar nesse Mundial pra subir ao pódio”, disse Nicholas.

 

Nadador Nicholas Santos, da Unisanta. Foto: Satiro Sodré
Nadador Nicholas Santos, da Unisanta. Foto: Satiro Sodré

“Essa deve ter sido uma das provas mais bem nadadas e técnicas da competição inteira, fazendo o primeiro e o segundo do ranking mundial”, afirmou Cielo.

Na terceira colocação, fechando o pódio, apareceu Henrique de Souza, companheiro de Cesar Cielo no Minas Tênis Clube, com o tempo de 23s38.

Andrea Berrino é prata nos 50m costas

A nadadora argentina Andrea Berrino, que também defende a Unisanta, competiu nos 50m costas e, com o tempo de 29s39, terminou com a medalha de prata. O ouro ficou com Etiene Medeiros, do Sesi, com o tempo de 27s38. Por ser estrangeira, Andrea dividiu o segundo lugar com Natalia de Luccas, do Corinthians, que bateu 29s50. O bronze ficou com Natalia Mendes, que fez 29s65.

Mais um bronze para a Unisanta

Nos 400m livre, a maratonista campeã mundial Poliana Okimoto, da Unisanta, faturou a medalha de bronze, com o tempo de 4m14s85. O ouro ficou com Manuella Lyrio, do Pinheiros, que fez o tempo de 4m12s63, enquanto a prata foi para Carolina Bilich, do Minas Tênis Clube, com o tempo de 4m14s07.

O Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu Maria Lenk 2015 termina neste sábado na piscina do Fluminense, no Rio de Janeiro, e também definirá a seleção para os Jogos Pan-Americanos de Toronto.

Confira as medalhas da Unisanta no Campeonato até o momento:

50m borboleta – Nicholas Santos – ouro

200m peito feminino – Julia Sebastian – ouro

100m peito feminino – Julia Sebastian – ouro

1500m livre feminino – Poliana Okimoto – ouro

800m livre feminino – Poliana Okimoto – bronze

400m livre – Poliana Okimoto – bronze

50m costas – Andrea Berrino – prata

50m costas feminino – Andrea Berrino – prata

100m costas feminino – Andrea Berrino – prata

50m livre feminino – Alessandra Marchioro – bronze

Revezamento 4X200m livre masculino – Thiago Magevski Sickert, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Vinicius Rocha Waked – bronze

Revezamento 4x50m livre masculino – Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Messias e Tiago Sickert – bronze

Revezamento 4x100m livre masculino – Nicholas Santos, Matheus Santana, Felipe Ribeiro e Vinicius Waaked – bronze