Com uma plateia repleta de autoridades políticas, do esporte e da educação, além de amigos, o auditório da Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi palco de Sessão Solene da Câmara Municipal de Itanhaém, a qual outorgou o Título de Cidadão Itanhaense ao Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, na noite desta terça-feira (30).  A mesa de honra foi composta pelo representante do ministro Gilberto Kassab, o coordenador regional do PSD, Paulo Wiazowski; o presidente do Santos FC, Modesto Roma Júnior; a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira;  além do homenageado e sua esposa, Valéria Simões Teixeira.

A homenagem foi proposta pelo vereador César Augusto de Souza Ferreira, o Cesinha, como uma forma de reconhecimento daquele município do litoral sul de São Paulo pela contribuição de Teixeira ao desenvolvimento do esporte local, aliado à formação acadêmica e profissional.

Antes da entrega do título, o técnico da equipe sub-23 do Santos FC, Kleiton Lima, contou um pouco da trajetória de meninas que saíram de Itanhaém e, através do esporte e do apoio oferecido por Teixeira por meio do Santos FC e da Unisanta, foram projetadas para o mundo. Lima, que é formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte da Unisanta, também fez questão de registrar seu agradecimento pela oportunidade de desenvolver sua carreira profissional, chegando a ser técnico da Seleção Brasileira de Futebol feminino.

O vereador Cesinha mencionou em seu discurso o reconhecimento de outras cidades ao trabalho desenvolvido por Teixeira, como os títulos de “Cidadão Emérito de Santos”, Câmara Municipal de Santos, “Cidadão de Guarujá”, Câmara Municipal de Guarujá, “Cidadão Vicentino”, Câmara Municipal de São Vicente e “Cidadão Paulistano”, Câmara Municipal de São Paulo. Disse que o município, o Estado e o País precisam de pessoas com a visão humana e empreendedora de Marcelo Teixeira.

Bastante emocionado, Teixeira dividiu a homenagem com toda sua família, lembrando o trabalho dos fundadores Nilza, Emília e Milton. A trajetória de sucesso de ex-alunos da Unisanta também foi comentada durante seu discurso. Lembrou das meninas de Itanhaém que vinham para treinar no Santos FC de bicicleta e de profissionais como Odinei Ribeiro, formado em jornalismo na Unisanta e que hoje tem seu trabalho reconhecido na Sport TV, além de Kleiton Lima.

Valorização do esporte feminino – De acordo com Cesinha, graças ao convênio firmado entre a Unisanta, Santos Futebol Clube e a Prefeitura de Itanhaém, muitas das atletas residentes naquele município puderam ingressar em um curso superior e, simultaneamente, buscar a realização no esporte, com bolsas de estudo da Universidade.

Outra realização importante de Marcelo Teixeira, afirma o vereador, foi a implantação do futebol feminino no Santos FC, na década de 90, com investimentos nas áreas educacional e esportiva de jovens que integravam à equipe.

Naquela época, o técnico Kleiton Lima, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Unisanta, presidia a Associação Esportiva Spy, em Itanhaém, voltada ao treinamento de futsal e futebol com meninas entre 6 a 18 anos. A partir de 1999, Kleiton assumiu a equipe do Santos FC, da qual esteve à frente até 2010. Em 2007, ele ajudou o então presidente do Santos FC, Marcelo Teixeira, a elaborar e executar o projeto “Sereias da Vila”, que revolucionou o futebol feminino no Brasil.

Em treze anos de trabalho no SFC, Lima conquistou muitos títulos, nacionais e internacionais, e revelou jogadoras importantes como as meias Fran e Rosana, vice-campeãs olímpicas e mundiais pelo Brasil. Posteriormente, Kleiton comandou a Seleção Brasileira Feminina de Futebol, que teve como base as atletas do Santos FC.

É de competência exclusiva do Poder Legislativo o expediente de conceder honrarias e homenagens às pessoas que se destaquem nas inúmeras áreas da atividade humana com trabalhos reconhecidos nos setores cultural, empresarial, profissional, esportivo e filantrópico que enalteçam a comunidade e enobreçam o município.

12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1