Ana Marcela venceu em Israel e, no Brasil, deu dobradinha da Unisanta, com Isabelle Longo e Luiz Rogério Arapiraca, na Travessia dos Fortes (RJ)

Este domingo, primeiro dia do mês de abril, tem cor de ouro para a natação da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Em Israel, a campeã mundial Ana Marcela venceu a 3ª Etapa da Copa do Mundo 2012 de Maratonas Aquáticas, realizada em Eilat. Ana completou os 10 quilômetros no Golfo de Eilat, no Mar Vermelho, em 2h02m37s45, com a russa Ekaterina Seliverstova logo atrás (2h02m37s80). Outra russa, Anna Cruseva completou o pódio (2h02m38s85). Poliana Okimoto foi a quarta colocada (2h02m39s25).

No Brasil, deu dobradinha da Unisanta na 10ª edição da Travessia dos Fortes, que teve como cenário a bela praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. No feminino, Isabelle Longo levou o ouro e no masculino, Luiz Rogério Arapiraca venceu os mesmos 3,5 quilômetros em uma final emocionante com o gaúcho Samuel de Bona, campeão da edição do ano passado. O também gaúcho, Fernando Ponte, foi o terceiro. O outro atleta da Unisanta na competição, Victor Simões, terminou em quinto.

Estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta, Isabelle (21 anos) liderou a prova de ponta a ponta e tirou vantagem das condições tranquilas do mar de Copacabana, que estava em 19 graus. Ao sair da água, depois de 41 min46 de braçadas, não demonstrou cansaço e foi logo dividindo a vitória com seus apoiadores e familiares. “Agradeço à Unisanta, ao técnico Márcio Latuf e aos meus pais pelo total apoio. Também aproveito para dar parabéns a minha colega de equipe, Ana Marcela, que venceu hoje em Israel”.  O segundo lugar ficou com a gaúcha Betina Lorscheitter  (42 min41), medalha de bronze nas duas últimas edições, e a carioca Izabela Fortini terminou em terceiro lugar.

Terceira colocada em 2009, Isabelle disse que uma de suas estratégias foi olhar para atrás com frequência e administrar a liderança. “Não estou acostumada a nadar no mar”, revelou a velocista em provas de piscina. O recorde da prova ainda é de Ana Marcela, aluna de Educação Física da Unisanta, com o tempo de 37min35, marcado no ano passado. Em 2006, Ana venceu a competição com apenas 14 anos.

No masculino, uma grande final. Luiz Rogério Arapiraca, da Unisanta, e o gaúcho Samuel de Bona, disputaram a liderança da prova, mantida na maior parte do tempo pelo baiano Arapiraca. Nos 40 metros finais, eles nadaram praticamente juntos, mais a determinação do nadador da Unisanta fez a diferença.

Ainda dentro da água ele falou à Imprensa sobre sua superação. “Depois de seis meses afastado devido à uma lesão no ombro, voltei a treinar em janeiro e, hoje, coloquei na minha cabeça que ia vencer”. Também manifestou sua satisfação em poder contar com o apoio da Unisanta em sua trajetória esportiva. No ano passado, Arapiraca ficou em segundo lugar e em 2010, foi o campeão. Recordista sul-americano nos 800 e 1.500 metros livre, ele buscará o índice dos 1.500 para disputar as Olimpíadas de Londres no Troféu Maria Lenk, no fim deste mês, no Rio.

A praia de Copacabana é o mesmo local onde nas Olimpíadas de 2016 estarão brigando por medalhas os principais atletas do planeta.

Fotos: AGIF / Site Best Swimming