Laboratório de Ecotoxicologia da Unisanta

É o quarto mestrado da Universidade aprovado pela Capes. Os outros são os de Engenharia Mecânica, Ecologia e Direito da Saúde. Matrículas abertas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC) aprovou abertura de mais um curso de mestrado na Universidade Santa Cecília (Unisanta): Mestrado Profissional em Auditoria Ambiental, Área de Biodiversidade. A proposta homologada pela Comissão de Avaliação da CAPES/MEC assegura que a Unisanta está comprometida com a implantação do curso e dispõe de infraestrutura, produtividade docente e consolidação da capacidade de pesquisa. O edital para inscrição será disponibilizado na segunda quinzena de dezembro e as aulas tem início em 2017.

De acordo com o prof. dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco, diretor de Stricto Sensu da Unisanta, existem pouquíssimos programas de mestrados aprovados pela CAPES, no País, em Auditoria Ambiental. Essa é uma grande conquista para a Unisanta poder oferecer um curso de alto nível na Baixada Santista”.

Ainda segundo o diretor, a Capes foi mais rigorosa do que em anos anteriores, pois apenas 10% dos programas submetidos foram aprovados. “Desta maneira é com grande satisfação e orgulho que a Unisanta recebe aprovação de sua proposta de Mestrado em Auditoria Ambiental com diversas citações altamente positivas nos itens avaliados pela Comissão de Avaliação da Capes”.

Qualificação Regional – A proposta visa à qualificação de profissionais com atuação na área de auditorias ambientais, através do desenvolvimento e aplicação de modelos e ferramentas tecnológicas para identificação e resolução de problemas ambientais, considerando suas dimensões biológica, jurídica, econômica, social e cultural.

De acordo com o coordenador do Mestrado em Auditoria Ambiental, prof. dr. Roberto Borges, foi apresentada na proposta do curso a documentação de convênio com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Ciesp/Cubatão para capacitação de seus profissionais pelo Programa.

“Outro fator que contribuiu para a aprovação desse stricto sensu é o fato de a região possuir grande demanda de profissionais que trabalham em empresas de consultoria ambiental, além de órgãos públicos que atuam na área ambiental”, conclui Borges.

O diretor do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Regional Cubatão, Valdir José Caobianco, apoia a iniciativa da Universidade Santa Cecília de oferecer o Mestrado Profissional em Auditoria Ambiental “para que se ampliem as pesquisas técnicas de gestão ambiental nos processos de produção, armazenamento e transporte de substâncias realizadas pelas empresas do Polo Petroquímico de Cubatão.”

Sobre o Programa – O curso está estruturado com uma área de concentração (Auditoria Ambiental: conservação e gestão) e quatro linhas de atuação científico-tecnológica: Avaliação de impactos sócio-econômico-ecológicos, Avaliação de resíduos e recursos naturais, Avaliação dos impactos na vegetação, Avaliação dos impactos na fauna.

As linhas de pesquisa, disciplinas obrigatórias e a grande maioria das disciplinas eletivas têm aderência à área de Biodiversidade.

A Reitora da Universidade, profa. dra. Sílvia Teixeira Penteado, cumprimentou os educadores da Instituição pelo incansável trabalho da formação de recursos humanos qualificados, o que representa a busca da melhoria da qualidade de vida da Região e do País. “Parabéns ao prof. dr. Marcos Tadeu Tavares Pacheco, aos coordenadores, professores, funcionários e acadêmicos pelo brilhantismo dos Programas de Mestrado da Universidade Santa Cecília e demais cursos do Complexo Educacional”, afirmou a Reitora.

Outros mestrados – A Unisanta também oferece cursos de Mestrados em Ecologia, Engenharia Mecânica e Direito da Saúde, todos recomendados pela CAPES. Inf.: (13) 3202-7114. Inscrições: http://www.unisanta.br/mestrado.