As inscrições de acadêmicos de outras cidades,  no VIII COBRIC,  aumentaram dez vezes mais em relação ao ano passado.

Praticar exercício físico é menos  eficaz  na Ponta da Praia, pois os índices locais de poluição, devido ao Porto de Santos, estão muito próximos dos de São Paulo. Já nos outros bairros santistas não há motivo de preocupação quanto à eficácia de exercícios físicos, pois o ar é menos poluído.  Essa foi uma das conclusões do aluno Iago Nunes Aguillar, de Educação Física da Unisanta, que apresentou,  no COBRIC 2016, na manhã desta sexta-feira (28/10), o trabalho “Poluição Atmosférica reduz a  performance  durante o exercício máximo”.

Com base nos dados da Cetesb, Iago Aguillar  analisou os efeitos dos exercícios físicos em pessoas submetidas a níveis de poluição de 25 microgramas de partículas inaláveis não perceptíveis (MP25), cada uma dez vezes menores do que uma gota de chuva. Essas não perceptíveis são mais prejudiciais por serem menores e atingirem os pulmões, enquanto as perceptíveis  (MP10) ficam nas vias aéreas superiores (nariz e fossas nasais).  Iago Aguillar foi orientado pelos professores Alexandre Galvão da Silva e Débora Dias F. Moura Rocco.

No total, foram inscritos 371 trabalhos de iniciação científica no COBRIC deste ano. Pela manhã, no Ginásio Poliesportivo, foram apresentados os  das áreas de Ciências Biológicas e Saúde.   Os participantes foram recepcionados pela reitora da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, pela presidente, Lúcia Teixeira e pelo Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Teixeira.

Os dirigentes saudaram os participantes de todas as instituições de ensino presentes e destacaram a importância da produção científica, que nos ajuda a entender melhor a condição humana, a promover mudanças benéficas no cotidiano e a contribuir para a solução nos problemas maiores do País.

Bebidas e peso – Um outro destaque na área da Saúde foi o painel de Isadora Prazeres Vieira sobre “Uso contínuo de bebidas alcoólicas atenua os efeitos do treinamento físico na composição corporal e perfil metabólico de jovens saudáveis”, também orientado pelos professores Alexandre Galvão e Débora  Rocco.

Fazer exercícios mas beber socialmente, três vezes por semana, pode aumentar o peso, os triglicérides, os problemas cardiovasculares  e a diabete tipo II. Já quem não bebe e pratica o mesmo tipo de exercícios fica cerca de  sete vezes mais leve do que aquele que bebe, segundo os casos estudados.

Lambaris- Na área de Ciências Biológicas, o aluno  Gustavo Darlim, orientado por Manoela M.F Marinho,   mostrou uma análise completa dos ossos do lambari Chraraciformes, Characidae.  Segundo ele, apenas uma análise óssea da espécie era conhecida, do pesquisador Walter (2015), e só da região do neurocrâneo.

Neste ano, com bolsa do Programa de Iniciação Científica (PIC) da Unisanta, Darlim participou de  outra pesquisa sobre a descrição de uma nova espécie de peixe lambari, publicada na revista científica internacional Zootaxa  e apresentada em diversos congressos.  O peixe analisado é do gênero Moenkhausia e a nova espécie foi batizada de Moenkhausia abyss. Abyss quer dizer profundidade em latim.

Outros trabalhos – No período da noite, a partir das 18h30, serão expostos os trabalhos de Engenharia, Arquitetura e Ciências Sociais. Às 20h30, os de Ciências Exatas e Humanas.

Repercussão nacional – Além dos alunos de graduação da Unisanta, participam universitários de instituições de diversos estados do País, tais como: Instituto Federal de Educação, Fatec, Instituto de Pesca, Faculdade Impacta de Educação, Faculdade de Tecnologia Praia Grande, Faculdade Campo Limpo Paulista, UNIP, UNINOVE, Universidade São Judas, UNIFESP, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Faculdades Integradas do Vale do Ribeira, Universidade Anhanguera, UNESP, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Braz Cubas, Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Mackenzie, Universidade Católica de Santos, UNIMES, Centro Universitário de Itajubá, Faculdades ESAMC, Unibr e Faculdade SENAI de Tecnologia em Processos Metalúrgicos, entre outras.

A profa. dra. Brigitte Rieckmann dos Santos (presidente do Congresso), o prof. dr. Daniel Siquieroli Vilas Boas e a prof. dra. Sheila de Melo Borges fazem parte da coordenação geral do. Também colaboram: Claudia Venturini, Daniel Garcia Pajaro e Diego Vieira Silva.

Educação a Distância (EAD) – A novidade deste ano é a participação de alunos de EAD da Unisanta,  pois  foi formada a primeira turma do curso de Pedagogia EAD.

Temas- Confira alguns temas que serão expostos no Congresso.

Benefícios do exercício físico sobre o perfil metabólico de jovens que fazem uso contínuo de bebidas alcoólicas

Isadora dos Prazeres Vieira, Iago Nunes Aguillar, Alexandre Galvão da Silva, Débora Dias Ferrareto Moura Rocco

Revista Ceciliana Dez 8(2): 286, 2016

Influência do trabalho psicológico em nadadores de alto rendimento