O eng. Cristiano Agostini, da Petrobras, falou sobre a as especificações de sondas que a Baixada Santista  tem no pré-sal, dinâmica de embarcações e perfuração, os problemas para perfurar um poço no próprio pré-sal, entre outros itens.

Em paralelo à Semana de Engenharia, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza a II Oil Week, com palestras e minicursos sobre a área de Engenharia de Petróleo. O evento começou no último sábado (26), com o Minicurso “Finanças e Educação Financeira, a cargo do Prof. Ivanilto Andreolli, da Petrobras”, e segue durante os dias 28, 29 e 30/8, na Universidade. Entrada das palestras: 1kg de alimento não perecível. Os minicursos possuem uma taxa simbólica a ser paga no local.

Na segunda-feira (28) pela manhã, ocorreu um Minicurso que ajudará o público a tornar o seu currículo atrativo para o mercado de trabalho, com a Profa. Auta Cristina Dantas Morelatto, do CIEE.  Ainda nesta segunda, às 19h, ocorre a palestra de abertura oficial do evento, com Homero Ventura, gerente executivo técnico de E&P do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Local: Consistório.

Confira a programação atualizada do evento:

Dia 28/8 (segunda-feira)

19h – Palestra de abertura: Perspectiva da indústria de óleo e gás no Brasil: Atuação do IBP com a casa da indústria, com Homero Ventura, gerente executivo técnico de E&P do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Local: Consistório.

Dia 29/8 (terça-feira)

14h – MINICURSO: Gerenciamento de projetos, com Adan Alves, da UnderWater Group. Sala M 312.

14h – MINICURSO: Excel aplicado à engenharia, com Eduardo Fiedler, da Petrobras. Sala M 219.

19h – Construção de poços marítimos, com Eduardo Garcia, da Petrobras. Bloco D, sala D 33.

20h30 – Engenharia de operações submarinas, com Adan Alves, da UnderWater Group. Bloco D, sala D 33.

Dia 30/8 (quarta-feira)

16h30 – MESA-REDONDA: Desafios e experiências de um jovem profissional de óleo e gás, com a empresa Modec. Anfiteatro do Bloco E.

19h – Palestra: O Brasil na geopolítica do petróleo, com Igor Fuser, da UFABC. Anfiteatro do Bloco E.

20h30 – II Unisanta Oil Quiz. Anfiteatro do Bloco E.