Rainha do Basquete brasileiro, a ex-atleta Hortência Marcari, esteve na Universidade Santa Cecília (Unisanta) nesta quarta-feira (27), para o lançamento de mais uma unidade do projeto Centro de Basquete Telefônica. A Unisanta será o quarto centro esportivo do projeto na cidade de Santos. O evento foi realizado no Consistório e no Ginásio Poliesportivo da Universidade.

“Comecei em um projeto como esse. As crianças terão a oportunidade que eu tive, de interagir, aprender e sonhar em vestir a camisa da seleção brasileira. É um projeto de excelência e que poderá descobrir novos talentos de alto rendimento. Eles aprenderão a jogar, torcer e viver socialmente, com muito carinho e atenção”, afirmou Hortência.

O projeto tem como objetivo descobrir novos talentos na prática do basquete, oferecendo infraestrutura e método exclusivo para jovens com idades entre 10 e 17 anos.

“Enquanto parceiros talvez não tenhamos a dimensão dos benefícios que um projeto como esses possa trazer para a vida das crianças, assim como foi para a Hortência, o Negrelli, o Rogério Sampaio e outros. Vamos somar experiências para que através da educação e do esporte possamos descobrir novos valores”, disse a reitora da Unisanta, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

“A Rainha do Brasil está aqui. É um momento especial para Santos. É um projeto que acredita no brilho dos olhos dessas crianças, cheios de esperança. Formaremos campeões na educação e no esporte, nas quadras e na vida”, afirmou a presidente da Unisanta, Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani.

Para o secretário de Esportes do município, Paulo Musa, o envolvimento da Unisanta com o esporte e a educação é de grande importância. “Esse projeto já começa vencedor, com a Hortência como madrinha. Sabemos da responsabilidade que estamos assumindo e agradecemos aos apoiadores do projeto. A Unisanta é a instituição que mais promove o esporte através do viés da Educação”.

“Temos a honra de participar deste projeto que dará oportunidade para as crianças crescerem como cidadãos. É um projeto que tem tudo para dar certo, com excelentes atletas e pessoas envolvidas”, concluiu Antônio Carlos Valente, presidente da Telefônica|Vivo.

Autoridades da região participaram do lançamento do projeto que contou ainda com desfile e apresentação das crianças dos centros de basquete de Santos.

Centro de Basquete – A metodologia é assinada por Hortência. Ao todo, mais de quatro mil crianças e adolescentes de 12 municípios do Estado de São Paulo serão beneficiados. Além de Santos, as cidades de São José dos Campos, Marília, Ribeirão Preto, Catanduva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente e Botucatu já contam com unidades do projeto.

Na Unisanta, os responsáveis serão o Prof. Leonardo Teixeira Ramos, titular da Disciplina de Basquetebol da Faculdade de Educação Física e Esporte (FEFESP) e o Prof. Milton José Ribeiro (Mono), coordenador do Departamento de Esportes da instituição. O docente já desenvolve atividade da modalidade nas Oficinas de Esportes da instituição. Desta forma, a Unisanta estende a sua parceria com a Prefeitura Municipal de Santos onde através da Secretaria Municipal de Esportes – SEMES desenvolve várias atividades junto à comunidade.

Inscrições – As inscrições para o Centro Unisanta estão abertas. Os interessados devem ter entre 10 e 17 anos e retirar a ficha de inscrição no Departamento de Esportes da Universidade (DEFE), com a assinatura dos responsáveis. As vagas são gratuitas e limitadas. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3202-7127.
O Centro conta com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte. Idealizada pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB) e gerenciada pela Brunoro Sport Business (BSB), o projeto ainda conta com o apoio das Prefeituras Municipais das cidades de Santos, Guarulhos, São Caetano, São José dos Campos, Botucatu, Bauru, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Marília, Paulínia, Araraquara e Catanduva.

O projeto está apoiado na criação de quatro núcleos de ensino em cada uma das cidades envolvidas (um núcleo central e três nas periferias), beneficiando cerca de 340 alunos por cidade. Cada núcleo conta com uma equipe composta por supervisores e coordenadores gerais das cidades e dos próprios núcleos, recrutados pelas secretarias de esporte. Os profissionais são responsáveis pelo monitoramento, garantia de sucesso do projeto, identificação e encaminhamento de atletas de destaque aos clubes e seleções regionais. Para gerar mais interatividade entre os alunos, serão promovidos campeonatos.