O jovem publicitário, vencedor de dez leões em Cannes,  fará palestra com Diego Limberti,  diretor de arte na Wieden+Kennedy, sobre “Festival de Cannes e Criação Publicitária”, dia 24, às 19h30, no Auditório do Bloco E.

A Semana Ceciliana de Comunicação terá, entre suas atrações de abertura, no dia 24/9 (segunda-feira), às 19h30, no auditório do Bloco E, palestra do publicitário e ex-aluno da instituição – vencedor do GRAN PRIX de Publicidade em Cannes 2018 – Felipe Ribeiro. Ele virá acompanhado de outro publicitário premiado,  Diego Limberti, da Agência Wieden+Kennedy, em São Paulo. A Semana é aberta aos estudantes da Unisanta e ao público em geral. Visitantes devem fazer a inscrição gratuita pelo link: https://bit.ly/2NSBKAW

Com o tema “Festival de Cannes e Criação Publicitária”, a palestra acontecerá às 19h30, no Auditório do Bloco E.

Felipe Ribeiro é redator na Wieden+Kennedy, com passagens pela Ogilvy, Santa Clara, JWT e Africa, onde atuou como Diretor de Criação. Formado pela Unisanta, começou a trabalhar em 2008, depois de um ano na agência universitária.

Estudou direção de cinema e roteiro na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Em 2018, conquistou o Grand Prix, o prêmio máximo, na categoria Print & Publishing no Festival de Cannes, com o projeto “Tagwords”, para Budweiser. No mesmo ano, levou outros 7 leões em diferentes categorias. Totaliza 10 leões em Cannes, além de outros prêmios nos principais festivais de propaganda no mundo, como The One Show, Clio Awards, London International Awards e El Ojo. Em 2015, foi representante brasileiro na categoria Film, no Young Lions, em Cannes.

Diego Limberti é diretor de arte na Wieden+Kennedy. Durante seus 14 anos de carreira, passou por estúdios de design até ingressar na propaganda, atuando na Santa Clara, JWT Brazil, DDB NY e Lola Madrid.

Com vasta experiência internacional como criativo, também atua como artista plástico, com exposições em cidades como São Paulo e Nova Iorque. Premiado em grandes festivais, como Cannes Lions, D&AD, Clio Awards, The One Show, London International, também foi representante brasileiro no Young Lions 2014, vencendo a etapa Brasil nas categorias design e direção de arte.

A Semana de Comunicação será realizada nos períodos da manhã e noite, em diversos locais da instituição.

O tema central durante os cinco dias de evento será ‘Os desafios dos Próximos 25 anos da Comunicação’ e trará profissionais de diversas áreas para debater sobre assuntos atuais, como novos mercados na área de jornalismo; Comunicação Corporativa e o Jornalista CEO, entre outros.

Haverá temas de interesse de todos os cursos da área.

Espaço Unisanta

Para conversar sobre “Programa Universitário – Espaço Unisanta”, a jornalista e docente do curso de Jornalismo da Unisanta, Jamile Guimarães, foi a primeira convidada da Semana, na parte da manhã do dia 24/9, das 9h às 11h, na sala 321, Bloco M. Jamile dirige o   Espaço Unisanta, programa universitário na Santa Cecília TV, e leciona as disciplinas de Telejornalismo e Produção Audiovisual.

Jornalista há 22 anos, Jamile trabalhou como repórter, apresentadora, editora de texto, produtora, repórter, apresentadora, editora de texto na TV Tribuna e outras afiliadas da TV Globo.

Mídias Digitais

O pessoal da Publicidade e Propaganda também recebeu um palestrante, no dia 24. A publicitária Marcela Oliveira debateu o tema “Mídias Sociais e Publicidade”, às 9h, na sala 313 – Bloco M.

Marcela possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNISANTA (2010) e especialização em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP- 2017).  Atualmente é analista de redes sociais da Universidade Santa Cecília, responsável pela implantação de mídias sociais na instituição. E docente do curso à Distância em Marketing, ministrando a disciplina de Marketing Digital.

Possui sete anos de experiência em marketing digital, atuando com clientes de diversas áreas. Experiência com marketing de produtos de marcas internacionais (DXRACER, Met-Rx, Universal Nutrition, Labrada Nutrition, Animal Pak, SportPharma e Pacific Health) e personalidades como: Lyoto Machida (ex-lutador do UFC e atualmente no Bellator) e Scheila Carvalho (dançarina), na elaboração de postagens em suas redes sociais, com divulgação de produtos pré-determinados.

Programa Saia Justa

No mesmo dia, à noite, a palestra com o tema “Programa Saia Justa do GNT”  foi ministrada pela diretora e jornalista Patrícia Rubano, às 19h, no Consistório do Bloco M aos alunos de Jornalismo. Atualmente dirige o programa Saia Justa no GNT, já trabalhou como diretora de diversos programas do canal GNT e Warner Channel.

Também foi diretora de edição e roteirista do programa Casa dos Artistas no SBT; Diretora de Conteúdo do site El Foco; Chefe de Pauta do Videoshow na TV Globo-SP; Diretora de programas especiais como Making of dos Acústicos dos Titãs, Rita Lee, Gal Costa, Ano Rock em 1998 na MTV; Chefe de Reportagem do Jornalismo da MTV; Redatora e repórter do Programa MTV NO AR; Pauteira da editoria de internacional do Jornal da Record em 1993.

Terça-feira:  publicidade e texto criativo

Na terça-feira (25/9), o Prof. Ms. Aristides Brito Jr conversará com os alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo sobre “Comunicação Integrada. Tudo junto e misturado”, às 9h, na sala 518 – Bloco M. Mestre em Comunicação, professor universitário da Unisanta. É Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Associação dos Profissionais de Propaganda. Diretor executivo da Marca Pessoal Desenvolvimento Humano, Leader Coach e consultor.

À noite, será a vez do jornalista Márcio Tadeu conversar com os alunos de ambos os cursos sobre “Jornalistas e Publicitários no audiovisual brasileiro: criação e conteúdo”, às 19h, no Anfiteatro – 4º andar do Bloco D. Marcio Tadeu é jornalista, redator e roteirista pós-graduado, especialista em criação, pesquisa, desenvolvimento e roteiro de projetos audiovisuais de ficção e não-ficção, storytelling e branded content. Foi gerente de comunicação e assessor de imprensa do Grupo Bandeirantes, repórter e colunista das Rádios Bandeirantes e Record e criador do canal Vitamina Pop no YouTube.

Para falar sobre “Texto Criativo”, os alunos de Publicidade e Jornalismo receberão o docente André Rittes para conversar sobre o assunto, na quarta-feira (26), na sala 321 – Bloco M, às 10h.  Rittes é professor, escritor e jornalista. Autor dos livros ‘Os Caranguejos’ e o pocket ‘Viração’.

Quarta-feira: empreendedorismo

Com o tema ‘Empreendedorismo no Jornalismo Digital’, a 20º Semana de Comunicação recebe os jornalistas Dal Marcondes para conversar sobre “Modelagem de Negócios em Jornalismo Digital”; e Carina Seles, que abordará “Jornalista CEO: A carreira além da relação empregador-empregado”. As palestras acontecem aos alunos de Jornalismo, na quarta-feira às 19h, no Consistório do Bloco M.

Dal Marcondes é presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e vice-presidente da Associação Profissão Jornalista. Tem especialização em economia e em sustentabilidade com foco em economia e negócios. Especialista em Ciência Ambiental pela USP e atualmente cursando Mestrado Profissional em Jornalismo Digital e Modelos de Negócios em Jornalismo Pós-industrial.

A jornalista Carina Seles é bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Unisanta (2011). Atualmente pesquisa sobre o mercado de trabalho e relacionamento entre jornalistas e assessores de imprensa no Brasil e realiza serviços de edição de vídeo e editoração de jornais e revistas. Experiência total em comunicação de dez anos, com atuação em jornal, assessoria de imprensa, ONG, museu cultural e agência de comunicação.

Os acadêmicos de Publicidade receberão Anna Paula Castanha, publicitária, docente da Unisanta e ex-aluna da instituição, no Auditório do Bloco E, às 19h30. A profissional é proprietária da Iden Lab Comunicação & Diversidade, tem experiência em Planejamento, Criação e Novos Negócios, tendo passagem por diversas agências como Artplan/SP, BFerraz e Mullen Lowe. Trabalhou com clientes como Skol, Natura, Marisa, CAIXA, entre outros. Desde 2011 pesquisa, ministra e presta consultoria em Diversidade. É também co-criadora e professora do curso Publicidade, Gênero e Empatia pela Trampos Academy e finalista do Prêmio Veja-se 2018, da Revista VEJA, na categoria Diversidade.

Quinta-feira: assessoria de comunicação

Na quinta-feira (27), a palestrante será a jornalista Verônica Mendrona, que falará sobre Assessoria de Comunicação aos acadêmicos de Jornalismo. A conversa será na sala 321 – Bloco M, às 9h. Verônica é jornalista há 18 anos na área de Comunicação. Com experiência em Mídia Impressa, Assessoria de Comunicação e produção de programas de TV. Desenvolve e estudos de conjuntura do poder Público e na área privada. Ministra cursos e treinamentos. Participou de diversas campanhas políticas para candidatos a governador, prefeitos e deputados.

Alunos do curso de Publicidade participarão da palestra “Designer de Carreiras: planejamento e gestão”, ministrada pela publicitária Juliany Medeiros, às 9h, na sala 313 – Bloco M.

No mesmo dia, porém à noite, os alunos de Jornalismo recebem a jornalista Cláudia Fernandes para debater o tema “Comunicação Corporativa” no Consistório – Bloco M, às 19h.

Já os futuros publicitários, participarão da palestra “Criação Publicitária e a participação do Young Lions Brazil” com o ex-aluno do curso, Caio Carvalho, no Auditório – Bloco E, às 19h30. O profissional é formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta desde 2010. Começou como Diretor de Arte, mas hoje é Redator na WMcCann Brasil. Passou anteriormente pela Fnac, iThink e Iris Worldwide.

Sexta-feira: fotografia, ética, mundo corporativo

A Semana Ceciliana termina na sexta-feira (28), com três convidados para os alunos de Jornalismo. O jornalista Luiz Fernando Menezes abordará a “Fotografia no Smartphone”, às 9h. E a partir das 11h, será a vez do jornalista Wagner de Alcântara Aragão conversar com os alunos sobre o auxílio das “Redes socais para a Cidadania”. Ambas as palestras acontecerão na sala 321 – Bloco M.

Luiz Fernando Menezes é repórter fotográfico. Atuou em jornais da Baixada Santista, tais como: A Tribuna, Jornal da Orla e Jornal Boqueirão, e, em São Paulo   nos jornais Marca, Brasil Econômico, Folha de São Paulo, Estadão e portais como UOL e IG. Em agências de fotografia tais como: Getty Images, Folhapress, Agência Estado e Fotoarena.  Atualmente é membro da diretoria da Arfoc (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo).

Wagner de Alcântara Aragão é jornalista e professor, mestre em Estudos de Linguagens, editor geral e mantenedor da Rede Macuco – Mídia e Cursos Progressistas. Professor de disciplinas de Comunicação e Marketing da rede estadual de ensino técnico do Paraná.

Para fechar os ciclos de palestras, os alunos de jornalismo receberão o jornalista Milton Jung para ministrar uma conversa sobre “Ética e Cidadania no Jornalismo”, além do lançamento de seu livro: “É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”, às 19h, no Consistório – Bloco M.

Milton Jung atualmente comanda, apresenta e realiza entrevistas no Jornal da CBN e no programa Mundo Corporativo, ambos da Rádio CBN. Já foi âncora e apresentador do Jornal da Terra: e apresentador de programa de esportes, durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul; e também, âncora do programa Leitura Dinâmica e narrador esportivo.

E  os estudantes de Publicidade e Propaganda, receberão o publicitário Rodrigo Da Matta, que irá debater as “Perspectivas para os próximos 25 anos da Propaganda e Criação Publicitária”. A palestra acontecerá no Auditório do Bloco E, às 19h30.

Rodrigo é ex-aluno da instituição e atualmente é diretor de criação na J. Walter Thompson, primeira agência internacional a se instalar no Brasil. Em sua trajetória profissional atendeu clientes como: Itaú, Folha, Olla, P&G, Vale, Bayer. Hoje, responsável pela conta de Johnson & Johnson. Vencedor do Leão de Prata em Cannes, medalha de ouro no El Ojo de Iberoamerica e integrante por seis anos na agência África. E conta com atuação nas principais agências de publicidade do país: Age, McCann-Erickson, Leo Burnett e Fischer América.

Confira a programação completa da 20ª Semana Ceciliana de Comunicação:

Segunda-feira (24/9)

– Manhã 

Área: Jornalismo

Tema: “ESPAÇO UNISANTA”-  Convidada:  Profa. e Jornalista  Jamile Guimarães  Horário: 9h/ Local: Sala: 321 – Bloco M

Área: Publicidade e Propaganda

Tema: “Mídias Sociais e Publicidade” – Convidada: Publicitária e ex-aluna da Unisanta, Marcela Oliveira

Horário: 9h/ Local: Sala 313 – Bloco M

–Noite

Área: Jornalismo

Tema: Programa “Saia Justa”, da GNT – Jornalista Patrícia Rubano (GNT)

Horário: 19h/ Local: Consistório Bloco M – Térreo.

Área: Publicidade e Propaganda

Tema: Festival de Cannes e Criação Publicitária – Publicitários Felipe Ribeiro e Diego Limberti

Horário: 19h30/ Local: Auditório – Bloco E.

Terça-feira (25/9)

– Manhã

Áreas: Jornalismo e Publicidade

Tema: “Comunicação Integrada. Tudo junto e misturado”

Convidado: Prof. Ms. Aristides Brito Jr.

Horário: 9h / Local: Sala 518 – Bloco M

– Noite

Área: Jornalismo e Publicidade

Tema: “Jornalistas e Publicitários no audiovisual brasileiro: criação e conteúdo” – Jornalista Márcio Tadeu

Horário: 19h / Local: Anfiteatro – Quarto Andar – Bloco D

Mediadores: Profs. Jamile Guimarães, André Rittes e Fernando Peel

Quarta-feira (26/9)

 – Manhã

Áreas: Jornalismo e Publicidade / Tema: “Oficina de Texto Criativo”

Convidado: André Rittes / Horário: 10h às 12h

Local: Sala 321 – Bloco M

– Noite

Área: Jornalismo

Tema: “Empreendedorismo no Jornalismo Digital”

Convidados: Jornalista Dal Marcondes – Tema: “Modelagem de Negócios em Jornalismo Digital”

Jornalista Carina Seles – Tema:“Jornalista CEO: A carreira além da relação empregador-empregado”

Horário: 19h.

Local: Consistório – Térreo – Bloco M.

Área: Publicidade

Convidada: Anna Paula Castanha

Horário: 19h30 às 22h00

Local: Auditório – Bloco E

Quinta-feira (27/9)

 – Manhã

Área: Jornalismo

Tema: “Assessoria de Comunicação

Convidado: Verônica Mendrona

Horário: 9h / Local: Sala 321 – Bloco M

Área: Publicidade e Propaganda

Tema: Designer de Carreiras: planejamento e gestão.

Convidada: Publicitária Juliany Medeiros

Horário: 09h00 às 11h00

Local: Sala M-313

– Noite

Área: Jornalismo   

Tema: “Comunicação Corporativa

Convidada:  Jornalista Cláudia Fernandes

Horário: 19h.

Local: Consistório – Térreo – Bloco M

Mediadores: Profs. Robson Bastos, Amanda Guerra e Kátia Locatelli

Área: Publicidade e Propaganda

Tema: Criação Publicitária e a participação do Young Lions Brazil

Convidado: Caio Carvalho (ex-aluno da Unisanta, redator e um dos participantes do Young Lions Brazil 2018.

Agência: WMcCann Brasil

Horário: 19h30 às 22h00

Local: Auditório – Bloco E

Sexta-feira (28/9)

 – Manhã

Áreas: Jornalismo e Publicidade

Tema: “Fotografia no Smartphone”

Convidado: Fotógrafo Luiz Fernando Menezes

Horário: 9h às 11h

Local: Sala 321 – Bloco M

OBS: Necessário ter o aplicativo Snapseed.

Tema: “Redes sociais para a Cidadania”

Horário: 11h às 12h

Convidado: Jornalista Wagner de Alcântara Aragão

Local: Sala 321 – Bloco M

– Noite

Área: Jornalismo

Tema: “Ética e Cidadania

Convidado: Jornalista Milton Jung – Rádio CBN

Lançamento do Livro: “É Proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”

Horário: 19h.

Local: Consistório – Térreo – Bloco M

Mediadores: Profs. Robson Bastos, Luiz Carlos Bezerra e Wanda Schumann

Área: Publicidade e Propaganda

Tema: Perspectivas para os próximos 25 anos da Propaganda e Criação Publicitária

Convidado: Publicitário Rodrigo Da Matta (Formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta, vencedor em diversas edições do Festival de Cannes. Agência: J.Walter Thompson Brasil

Horário: 19h30 às 22h00

Local: Auditório – Bloco E