O jovem publicitário, vencedor de dez leões em Cannes, fará palestra com Diego Limberti, diretor de arte na Wieden+Kennedy, sobre “Festival de Cannes e Criação Publicitária”, dia 24, às 19h30, no Auditório do Bloco E.
A Semana Ceciliana de Comunicação terá, entre suas atrações de abertura, no dia 24/9 (segunda-feira), às 19h30, no auditório do Bloco E, palestra do publicitário e ex-aluno da instituição – vencedor do GRAN PRIX de Publicidade em Cannes 2018 – Felipe Ribeiro. Ele virá acompanhado de outro publicitário premiado, Diego Limberti, da Agência Wieden+Kennedy, em São Paulo. A Semana é aberta aos estudantes da Unisanta e ao público em geral. Visitantes devem fazer a inscrição gratuita pelo link: https://bit.ly/2NSBKAW
Com o tema “Festival de Cannes e Criação Publicitária”, a palestra acontecerá às 19h30, no Auditório do Bloco E.
Felipe Ribeiro é redator na Wieden+Kennedy, com passagens pela Ogilvy, Santa Clara, JWT e Africa, onde atuou como Diretor de Criação. Formado pela Unisanta, começou a trabalhar em 2008, depois de um ano na agência universitária.
Estudou direção de cinema e roteiro na School of Visual Arts, em Nova Iorque. Em 2018, conquistou o Grand Prix, o prêmio máximo, na categoria Print & Publishing no Festival de Cannes, com o projeto “Tagwords”, para Budweiser. No mesmo ano, levou outros 7 leões em diferentes categorias. Totaliza 10 leões em Cannes, além de outros prêmios nos principais festivais de propaganda no mundo, como The One Show, Clio Awards, London International Awards e El Ojo. Em 2015, foi representante brasileiro na categoria Film, no Young Lions, em Cannes.
Diego Limberti é diretor de arte na Wieden+Kennedy. Durante seus 14 anos de carreira, passou por estúdios de design até ingressar na propaganda, atuando na Santa Clara, JWT Brazil, DDB NY e Lola Madrid.
Com vasta experiência internacional como criativo, também atua como artista plástico, com exposições em cidades como São Paulo e Nova Iorque. Premiado em grandes festivais, como Cannes Lions, D&AD, Clio Awards, The One Show, London International, também foi representante brasileiro no Young Lions 2014, vencendo a etapa Brasil nas categorias design e direção de arte.
A Semana de Comunicação será realizada nos períodos da manhã e noite, em diversos locais da instituição.
O tema central durante os cinco dias de evento será ‘Os desafios dos Próximos 25 anos da Comunicação’ e trará profissionais de diversas áreas para debater sobre assuntos atuais, como novos mercados na área de jornalismo; Comunicação Corporativa e o Jornalista CEO, entre outros.
Haverá temas de interesse de todos os cursos da área.
Espaço Unisanta
Para conversar sobre “Programa Universitário – Espaço Unisanta”, a jornalista e docente do curso de Jornalismo da Unisanta, Jamile Guimarães, foi a primeira convidada da Semana, na parte da manhã do dia 24/9, das 9h às 11h, na sala 321, Bloco M. Jamile dirige o Espaço Unisanta, programa universitário na Santa Cecília TV, e leciona as disciplinas de Telejornalismo e Produção Audiovisual.
Jornalista há 22 anos, Jamile trabalhou como repórter, apresentadora, editora de texto, produtora, repórter, apresentadora, editora de texto na TV Tribuna e outras afiliadas da TV Globo.
Mídias Digitais
O pessoal da Publicidade e Propaganda também recebeu um palestrante, no dia 24. A publicitária Marcela Oliveira debateu o tema “Mídias Sociais e Publicidade”, às 9h, na sala 313 – Bloco M.
Marcela possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNISANTA (2010) e especialização em Marketing pela Universidade de São Paulo (USP- 2017). Atualmente é analista de redes sociais da Universidade Santa Cecília, responsável pela implantação de mídias sociais na instituição. E docente do curso à Distância em Marketing, ministrando a disciplina de Marketing Digital.
Possui sete anos de experiência em marketing digital, atuando com clientes de diversas áreas. Experiência com marketing de produtos de marcas internacionais (DXRACER, Met-Rx, Universal Nutrition, Labrada Nutrition, Animal Pak, SportPharma e Pacific Health) e personalidades como: Lyoto Machida (ex-lutador do UFC e atualmente no Bellator) e Scheila Carvalho (dançarina), na elaboração de postagens em suas redes sociais, com divulgação de produtos pré-determinados.
Programa Saia Justa
No mesmo dia, à noite, a palestra com o tema “Programa Saia Justa do GNT” foi ministrada pela diretora e jornalista Patrícia Rubano, às 19h, no Consistório do Bloco M aos alunos de Jornalismo. Atualmente dirige o programa Saia Justa no GNT, já trabalhou como diretora de diversos programas do canal GNT e Warner Channel.
Também foi diretora de edição e roteirista do programa Casa dos Artistas no SBT; Diretora de Conteúdo do site El Foco; Chefe de Pauta do Videoshow na TV Globo-SP; Diretora de programas especiais como Making of dos Acústicos dos Titãs, Rita Lee, Gal Costa, Ano Rock em 1998 na MTV; Chefe de Reportagem do Jornalismo da MTV; Redatora e repórter do Programa MTV NO AR; Pauteira da editoria de internacional do Jornal da Record em 1993.
Terça-feira: publicidade e texto criativo
Na terça-feira (25/9), o Prof. Ms. Aristides Brito Jr conversará com os alunos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo sobre “Comunicação Integrada. Tudo junto e misturado”, às 9h, na sala 518 – Bloco M. Mestre em Comunicação, professor universitário da Unisanta. É Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Associação dos Profissionais de Propaganda. Diretor executivo da Marca Pessoal Desenvolvimento Humano, Leader Coach e consultor.
À noite, será a vez do jornalista Márcio Tadeu conversar com os alunos de ambos os cursos sobre “Jornalistas e Publicitários no audiovisual brasileiro: criação e conteúdo”, às 19h, no Anfiteatro – 4º andar do Bloco D. Marcio Tadeu é jornalista, redator e roteirista pós-graduado, especialista em criação, pesquisa, desenvolvimento e roteiro de projetos audiovisuais de ficção e não-ficção, storytelling e branded content. Foi gerente de comunicação e assessor de imprensa do Grupo Bandeirantes, repórter e colunista das Rádios Bandeirantes e Record e criador do canal Vitamina Pop no YouTube.
Para falar sobre “Texto Criativo”, os alunos de Publicidade e Jornalismo receberão o docente André Rittes para conversar sobre o assunto, na quarta-feira (26), na sala 321 – Bloco M, às 10h. Rittes é professor, escritor e jornalista. Autor dos livros ‘Os Caranguejos’ e o pocket ‘Viração’.
Quarta-feira: empreendedorismo
Com o tema ‘Empreendedorismo no Jornalismo Digital’, a 20º Semana de Comunicação recebe os jornalistas Dal Marcondes para conversar sobre “Modelagem de Negócios em Jornalismo Digital”; e Carina Seles, que abordará “Jornalista CEO: A carreira além da relação empregador-empregado”. As palestras acontecem aos alunos de Jornalismo, na quarta-feira às 19h, no Consistório do Bloco M.
Dal Marcondes é presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e vice-presidente da Associação Profissão Jornalista. Tem especialização em economia e em sustentabilidade com foco em economia e negócios. Especialista em Ciência Ambiental pela USP e atualmente cursando Mestrado Profissional em Jornalismo Digital e Modelos de Negócios em Jornalismo Pós-industrial.
A jornalista Carina Seles é bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Unisanta (2011). Atualmente pesquisa sobre o mercado de trabalho e relacionamento entre jornalistas e assessores de imprensa no Brasil e realiza serviços de edição de vídeo e editoração de jornais e revistas. Experiência total em comunicação de dez anos, com atuação em jornal, assessoria de imprensa, ONG, museu cultural e agência de comunicação.
Os acadêmicos de Publicidade receberão Anna Paula Castanha, publicitária, docente da Unisanta e ex-aluna da instituição, no Auditório do Bloco E, às 19h30. A profissional é proprietária da Iden Lab Comunicação & Diversidade, tem experiência em Planejamento, Criação e Novos Negócios, tendo passagem por diversas agências como Artplan/SP, BFerraz e Mullen Lowe. Trabalhou com clientes como Skol, Natura, Marisa, CAIXA, entre outros. Desde 2011 pesquisa, ministra e presta consultoria em Diversidade. É também co-criadora e professora do curso Publicidade, Gênero e Empatia pela Trampos Academy e finalista do Prêmio Veja-se 2018, da Revista VEJA, na categoria Diversidade.
Quinta-feira: assessoria de comunicação
Na quinta-feira (27), a palestrante será a jornalista Verônica Mendrona, que falará sobre Assessoria de Comunicação aos acadêmicos de Jornalismo. A conversa será na sala 321 – Bloco M, às 9h. Verônica é jornalista há 18 anos na área de Comunicação. Com experiência em Mídia Impressa, Assessoria de Comunicação e produção de programas de TV. Desenvolve e estudos de conjuntura do poder Público e na área privada. Ministra cursos e treinamentos. Participou de diversas campanhas políticas para candidatos a governador, prefeitos e deputados.
Alunos do curso de Publicidade participarão da palestra “Designer de Carreiras: planejamento e gestão”, ministrada pela publicitária Juliany Medeiros, às 9h, na sala 313 – Bloco M.
No mesmo dia, porém à noite, os alunos de Jornalismo recebem a jornalista Cláudia Fernandes para debater o tema “Comunicação Corporativa” no Consistório – Bloco M, às 19h.
Já os futuros publicitários, participarão da palestra “Criação Publicitária e a participação do Young Lions Brazil” com o ex-aluno do curso, Caio Carvalho, no Auditório – Bloco E, às 19h30. O profissional é formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta desde 2010. Começou como Diretor de Arte, mas hoje é Redator na WMcCann Brasil. Passou anteriormente pela Fnac, iThink e Iris Worldwide.
Sexta-feira: fotografia, ética, mundo corporativo
A Semana Ceciliana termina na sexta-feira (28), com três convidados para os alunos de Jornalismo. O jornalista Luiz Fernando Menezes abordará a “Fotografia no Smartphone”, às 9h. E a partir das 11h, será a vez do jornalista Wagner de Alcântara Aragão conversar com os alunos sobre o auxílio das “Redes socais para a Cidadania”. Ambas as palestras acontecerão na sala 321 – Bloco M.
Luiz Fernando Menezes é repórter fotográfico. Atuou em jornais da Baixada Santista, tais como: A Tribuna, Jornal da Orla e Jornal Boqueirão, e, em São Paulo nos jornais Marca, Brasil Econômico, Folha de São Paulo, Estadão e portais como UOL e IG. Em agências de fotografia tais como: Getty Images, Folhapress, Agência Estado e Fotoarena. Atualmente é membro da diretoria da Arfoc (Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado de São Paulo).
Wagner de Alcântara Aragão é jornalista e professor, mestre em Estudos de Linguagens, editor geral e mantenedor da Rede Macuco – Mídia e Cursos Progressistas. Professor de disciplinas de Comunicação e Marketing da rede estadual de ensino técnico do Paraná.
Para fechar os ciclos de palestras, os alunos de jornalismo receberão o jornalista Milton Jung para ministrar uma conversa sobre “Ética e Cidadania no Jornalismo”, além do lançamento de seu livro: “É proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”, às 19h, no Consistório – Bloco M.
Milton Jung atualmente comanda, apresenta e realiza entrevistas no Jornal da CBN e no programa Mundo Corporativo, ambos da Rádio CBN. Já foi âncora e apresentador do Jornal da Terra: e apresentador de programa de esportes, durante a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul; e também, âncora do programa Leitura Dinâmica e narrador esportivo.
E os estudantes de Publicidade e Propaganda, receberão o publicitário Rodrigo Da Matta, que irá debater as “Perspectivas para os próximos 25 anos da Propaganda e Criação Publicitária”. A palestra acontecerá no Auditório do Bloco E, às 19h30.
Rodrigo é ex-aluno da instituição e atualmente é diretor de criação na J. Walter Thompson, primeira agência internacional a se instalar no Brasil. Em sua trajetória profissional atendeu clientes como: Itaú, Folha, Olla, P&G, Vale, Bayer. Hoje, responsável pela conta de Johnson & Johnson. Vencedor do Leão de Prata em Cannes, medalha de ouro no El Ojo de Iberoamerica e integrante por seis anos na agência África. E conta com atuação nas principais agências de publicidade do país: Age, McCann-Erickson, Leo Burnett e Fischer América.
Confira a programação completa da 20ª Semana Ceciliana de Comunicação:
Segunda-feira (24/9)
– Manhã
Área: Jornalismo
Tema: “ESPAÇO UNISANTA”- Convidada: Profa. e Jornalista Jamile Guimarães Horário: 9h/ Local: Sala: 321 – Bloco M
Área: Publicidade e Propaganda
Tema: “Mídias Sociais e Publicidade” – Convidada: Publicitária e ex-aluna da Unisanta, Marcela Oliveira
Horário: 9h/ Local: Sala 313 – Bloco M
–Noite
Área: Jornalismo
Tema: Programa “Saia Justa”, da GNT – Jornalista Patrícia Rubano (GNT)
Horário: 19h/ Local: Consistório Bloco M – Térreo.
Área: Publicidade e Propaganda
Tema: Festival de Cannes e Criação Publicitária – Publicitários Felipe Ribeiro e Diego Limberti
Horário: 19h30/ Local: Auditório – Bloco E.
Terça-feira (25/9)
– Manhã
Áreas: Jornalismo e Publicidade
Tema: “Comunicação Integrada. Tudo junto e misturado”
Convidado: Prof. Ms. Aristides Brito Jr.
Horário: 9h / Local: Sala 518 – Bloco M
– Noite
Área: Jornalismo e Publicidade
Tema: “Jornalistas e Publicitários no audiovisual brasileiro: criação e conteúdo” – Jornalista Márcio Tadeu
Horário: 19h / Local: Anfiteatro – Quarto Andar – Bloco D
Mediadores: Profs. Jamile Guimarães, André Rittes e Fernando Peel
Quarta-feira (26/9)
– Manhã
Áreas: Jornalismo e Publicidade / Tema: “Oficina de Texto Criativo”
Convidado: André Rittes / Horário: 10h às 12h
Local: Sala 321 – Bloco M
– Noite
Área: Jornalismo
Tema: “Empreendedorismo no Jornalismo Digital”
Convidados: Jornalista Dal Marcondes – Tema: “Modelagem de Negócios em Jornalismo Digital”
Jornalista Carina Seles – Tema:“Jornalista CEO: A carreira além da relação empregador-empregado”
Horário: 19h.
Local: Consistório – Térreo – Bloco M.
Área: Publicidade
Convidada: Anna Paula Castanha
Horário: 19h30 às 22h00
Local: Auditório – Bloco E
Quinta-feira (27/9)
– Manhã
Área: Jornalismo
Tema: “Assessoria de Comunicação”
Convidado: Verônica Mendrona
Horário: 9h / Local: Sala 321 – Bloco M
Área: Publicidade e Propaganda
Tema: Designer de Carreiras: planejamento e gestão.
Convidada: Publicitária Juliany Medeiros
Horário: 09h00 às 11h00
Local: Sala M-313
– Noite
Área: Jornalismo
Tema: “Comunicação Corporativa”
Convidada: Jornalista Cláudia Fernandes
Horário: 19h.
Local: Consistório – Térreo – Bloco M
Mediadores: Profs. Robson Bastos, Amanda Guerra e Kátia Locatelli
Área: Publicidade e Propaganda
Tema: Criação Publicitária e a participação do Young Lions Brazil
Convidado: Caio Carvalho (ex-aluno da Unisanta, redator e um dos participantes do Young Lions Brazil 2018.
Agência: WMcCann Brasil
Horário: 19h30 às 22h00
Local: Auditório – Bloco E
Sexta-feira (28/9)
– Manhã
Áreas: Jornalismo e Publicidade
Tema: “Fotografia no Smartphone”
Convidado: Fotógrafo Luiz Fernando Menezes
Horário: 9h às 11h
Local: Sala 321 – Bloco M
OBS: Necessário ter o aplicativo Snapseed.
Tema: “Redes sociais para a Cidadania”
Horário: 11h às 12h
Convidado: Jornalista Wagner de Alcântara Aragão
Local: Sala 321 – Bloco M
– Noite
Área: Jornalismo
Tema: “Ética e Cidadania”
Convidado: Jornalista Milton Jung – Rádio CBN
Lançamento do Livro: “É Proibido calar! Precisamos falar de ética e cidadania com nossos filhos”
Horário: 19h.
Local: Consistório – Térreo – Bloco M
Mediadores: Profs. Robson Bastos, Luiz Carlos Bezerra e Wanda Schumann
Área: Publicidade e Propaganda
Tema: Perspectivas para os próximos 25 anos da Propaganda e Criação Publicitária
Convidado: Publicitário Rodrigo Da Matta (Formado em Publicidade e Propaganda pela Unisanta, vencedor em diversas edições do Festival de Cannes. Agência: J.Walter Thompson Brasil
Horário: 19h30 às 22h00
Local: Auditório – Bloco E