A esteira integra os equipamentos produzidos pelo Núcleo de Bioengenharia da Unisanta, mantido pelas Faculdades de Fisioterapia e Engenharia.

Formados no curso de Engenharia Mecânica da Universidade Santa Cecília (Unisanta) desenvolveram uma esteira ergométrica adaptada para crianças com disfunção motora. O equipamento será utilizado no atendimento do Ambulatório de Fisioterapia Neurofuncional Pediátrica da Unisanta.

A esteira foi criada como Trabalho de Conclusão de Cursos dos ex-alunos Emerson Alves de Oliveira, Felipe Aragão Paes de Souza, Gidelvan Santos Souza, Michele Rodrigues Antunes e Tauan de Abreu Jorge. Eles receberam orientações do coordenador do Curso, Prof. Dr. Carlos Alberto Amaral Moino, e da docente de Fisioterapia, Profª. Maria Clara Mattos Paixão.

De acordo com o diretor da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Prof. Ivan Barreira Cheida Faria, o equipamento permitirá que crianças com algum déficit motor possam desenvolver treinamentos mais eficientes.

“A esteira foi adaptada para desenvolver velocidades menores do que um equipamento comercial, para proporcionar o treino de marcha e até mesmo ensinar a andar”, explicou o diretor.

Os treinos também poderão ser adaptados conforme a necessidade do paciente. “O diferencial neste momento foi a adaptação de uma esteira comercial a uma velocidade reduzida, podendo contemplar um treino com melhor ajuste ao tamanho das crianças (peso e altura) e desenvolvimento no treino de aprendizado da passada”, afirmou Maria Clara.

Núcleo de Bioengenharia – A esteira integra os equipamentos produzidos pelo Núcleo de Bioengenharia da Unisanta. As Faculdades de Fisioterapia e Engenharia da instituição mantêm o Núcleo, que tem apresentado à comunidade equipamentos para amenizar, corrigir e proporcionar a diminuição do sofrimento humano e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.