Sistemas de Informação

Reconhecimento também vem do mercado de trabalho. Empresas buscam estagiários mesmo quando estão ainda no primeiro ano do curso

O curso de Sistemas de Informação da Universidade Santa Cecília (Unisanta) recebeu a nota 4 (escala 0 a 5) em processo de Reconhecimento, realizado em dezembro, pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Na oportunidade, foram avaliados itens como Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente; Infraestrutura e Requisitos Legais e Normativos.

De acordo com o coordenador do curso, professor Antonio Carlos Marques do Amaral Guerra, a experiência profissional e acadêmica do corpo docente e o conteúdo programático foram alguns dos itens que receberam destaque na avaliação. “Nosso conteúdo programático dá uma visão conceitual e prática das principais linguagens e técnicas utilizadas no mercado, além da visão gerencial que prepara o futuro profissional para o cotidiano das empresas nas quais atuarão”, explica o coordenador.

A estrutura oferecida pela Universidade, com laboratórios e equipamentos atualizados, a participação dos alunos em palestras e congressos de iniciação científica, bem como a satisfação dos estudantes em relação à instituição também foram tópicos apontados positivamente pela comissão.

“Para os professores (a nota) é um grande estímulo pelo reconhecimento de um trabalho muito grande nos últimos anos na elaboração e implantação do curso, focando o que o mercado busca no profissional recém-formado e procurando formar o aluno não só tecnicamente, mas torná-lo um ser humano ético e responsável para assumir as melhores posições em grandes empresas, tanto no País quanto no exterior”, afirma o coordenador.

Empregabilidade – Os alunos do curso aproveitam as oportunidades de estágio e empregos oferecidas pelas empresas da região e da Grande São Paulo. “Cada vez mais as empresas estão vindo buscar nossos alunos para estagiarem até mesmo nos primeiros anos do curso”, explica Guerra.

Analista de desenvolvimento de sistemas da TOTVS, Andrews Fernandes Egas, recém-formado no curso, acredita que os ensinamentos adquiridos na faculdade foram fundamentais para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

“Foi necessário fazer uma prova para entrar na empresa e tudo que aprendi no primeiro e segundo ano do curso foi suficiente para ingressar na TOTVS como técnico de sistemas. Tudo o que eu via na empresa, que hoje é a sexta maior do mundo em gestão de software, eu via nas aulas e vice-versa. Não fiquei por fora de nada. Conhecia todos os termos utilizados, técnicas e metodologias”, disse Egas.

Para Luciana Bispo Correa, estudante do 4º ano, a boa avaliação é sempre reconhecida pelo mercado de trabalho. “Meu primeiro emprego foi na IBM e o curso me ajudou muito, pois lá entrei para trabalhar com desenvolvimento Microsoft, linguagem abordada pelos professores desde o primeiro semestre. Por esse motivo tive uma grande facilidade. Muitas coisas do dia a dia da área de TI são abordadas em aula. Com a experiência na IBM pude conseguir emprego em uma outra consultoria multinacional”, conclui Luciana, que atualmente é analista de sistemas da Stefanini, há um ano e meio.

Vestibular – Esse e outros cursos da Unisanta com ótimas avaliações do MEC estão disponíveis no Processo Seletivo do dia 19 de janeiro. Inf.: www.unisanta.br/vestibular