Na manhã desta segunda-feira, 21/5, a Universidade Santa Cecília (Unisanta), a Concessionária de Energia Elektro, a Prefeitura Municipal do Guarujá e a Sociedade Representativa da Vila Zilda, em Guarujá (SOREVIZ) oficializaram o convênio de ações, que possibilitam a geração de renda e oportunidades no mercado de trabalho e atende a comunidades do município de Guarujá.

Desde março deste ano, os moradores dos bairros Vila Zilda, Vila Edna, Celebridade, Morro da Bela Vista, Jardim das Flores, Morro do Engenho, Santa Clara, Vila da Noite, Cachoeira e Morrinhos são beneficiados com a promoção de cursos na área de costura e modelagem, a cargo de professores do curso tecnológico de Gestão Comercial – Moda, da Unisanta.

Para o gerente executivo de mercado e suprimento de energia da Elektro, Sérgio Luiz Gatti, o projeto de capacitação com os moradores está com resultados tão positivos, que podem render novas propostas entre as entidades envolvidas. “Nós acreditamos na possibilidade de continuidade do projeto, expandindo as aulas para a formação de uma associação que pode funcionar como uma cooperativa de geração de renda, para essas novas costureiras que estamos formando”, explica Gatti.

A possibilidade de transformação das aulas de capacitação em formação de cooperativa faz parte de uma segunda etapa do projeto idealizado pelas instituições organizadoras. Durante os seis primeiros meses de atividades, os alunos aprendem não apenas a modelar e a costurar, mas também noções de empreendedorismo e de mercado.

Na solenidade de assinatura, a presidente da SOREVIZ, Rozenice Rodrigues do Nascimento, explicou que o maior objetivo da Sociedade é criar e fortalecer grupos de trabalho formados por mulheres, por meio de capacitação técnica, estímulo à produção e centralização da comercialização dos produtos. “Entendemos essa oportunidade como única para o nosso crescimento profissional, e, principalmente, nosso crescimento pessoal. Nossa autaestima gerada pela criação dessa nova renda, só amplia as nossas possibilidades de um futuro melhor,” enaltece Rozenice.

Segundo a reitora da Unisanta, Sílvia Ângela Teixeira Penteado, o projeto faz parte do momento atual do País e do Mundo, pois começou com os ideais das mulheres da comunidade. “Só poderia ser um projeto organizado por mulheres para dar tão certo. Sabemos que atualmente somos nós que gerenciamos os nossos lares, inclusive a renda de nossas famílias”, completa a reitora.

Na oportunidade, a presidente da Unisanta, Lúcia Maria Teixeira Furlani, cumprimentou a todos os presentes e os parabenizou pela iniciativa. “Para Unisanta essa parceria complementa ainda mais os nossos trabalhos realizados diretamente com as comunidades de toda Região da Baixada Santista e do País. No ano passado, realizamos cerca de dois milhões de atendimentos à população. É muito gratificante poder participar da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz Lúcia.

A solenidade de assinatura contou ainda com a presença diretora de Ação Descentralizada da Secretaria de Assistência Social, representando a prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito, Maria Angélica de Araújo Cruz; do presidente do Conselho Municipal das Associações de Moradores de Guarujá, José Aparecido do Nascimento; da representante do Sindicato dos Confeccionistas da Baixada Santista, Neusa Helena Bua Cavagnini; do consultor da Elektro no projeto Energia Comunitária, Ercílio Birelo; do assistente da coordenação do projeto na Elektro, Pepeu Guerra; do Consultor Institucional da Elektro, Márcio Ribeiro; da gerente de Comunicação Empresarial e Responsabilidade Social da Elektro, Marili Cristiane Nicolletti da Silva; da pró-reitora Acadêmica da Unisanta, Zuleika de Almeida Gonçalvez; do pró-reitor Comunitário, Aquelino José Vasques; do diretor da Faculdade de Artes, Comunicação e Moda da Unisanta, Humberto Challoub; da coordenadora do Curso de Gestão Comercial – Moda, Camila Gonçalves; do diretor de Relações Institucionais e de Negócios da Unisanta, Luiz Vidal de Negreiros; além de diretores dos cursos da Unisanta, dos alunos do curso de Gestão Comercial – Moda da Unisanta, professoras e alunas do projeto.

Para a aluna e moradora de Guarujá, Viviane Aparecida Santos Nascimento, agora o momento é de expectativa. “Desejo concluir o curso e alcançar meus objetivos. Vamos continuar nos esforçando para criar à cooperativa e colocar em prática tudo o que estamos aprendendo nas salas de aula”, projeta Viviane.

As aulas práticas são realizadas na sede da SOREVIZ, às segundas-feiras e às quartas-feiras, divididas em duas turmas de até 25 pessoas, das 8 às 12 horas, e das 13 às 17 horas.