Para a Semana de Produção Multimídia – SAMBA 2012 de 10 a 19/5, haverá oficinas para todos os gostos e aptidões, desde trabalho autoral, como escrever contos mínimos, gravuras com gesso e argila e maquiagem.
Haverá palestras sobre estúdio coletivo, música, design, edição de som, games, web, tecnologias e mídias integradas, entre outros temas atuais.
Eis o programa:
SEGUNDA – 14 DE MAIO
Oficina de Conto Etnofotográfico • 10 vagas • Sala M 325 A ás 10 horas
Prof. Durval Moreto
* os participantes devem levar um ou mais dos seguintes equipamentos: câmera fotográfica, celular, tablet e/ou smartphone
Nesta oficina o aluno aprenderá a contar uma história através de três imagens fotográficas. De maneira sintética, o registro feito com recursos fotográficos de modo a transmitir os elementos que relatam a história. Uma técnica desenvolvida nos anos 60 possibilita o aprendizado em poucas aulas.
OFICINA DE GRAVURA COM GESSO E ARGILA • 20 vagas • Local: sala de escultura no térreo do bloco M depois do ginásio de esporte ás 10 horas
Prof. Elver Savietto
Levando-se em conta as possibilidades plásticas da argila, no workshop irão fazer um exercício com o oposto do volume, para termos, como produto final, o volume propriamente dito. Trabalhando em relevo côncavo, os alunos produzirão letras de fontes diversas, dependendo da criatividade e objetividade do aluno, para então fundir o contra relevo com gesso, obtendo como resultado final a letra em relevo.
Curso Trabalhando com a Library do Dreanweaver CS5 • 20 vagas • M 325B • 11 horas
Somente para alunos e/ou ex-alunos
Com o Professor Alexandre Sobrino
Palestra período noturno
Estúdio Colletivo de Design – Vanessa Queiroz e Marcelo Roncatti
STÚDIO COLLETIVO: estúdio multidisciplinar que trabalha com diversos segmentos do design e priorizando a criatividade, em projetos que vão do desenvolvimento de identidade, internet, midias sociais, motion e ilustrações nos mais variados materiais.
www.colletivo.com.br – http://cargocollective.com/COLLETIVO
PALESTRA: Estímulos Visuais
No ano 2003 nascia o Estúdio Colletivo. Um organismo vivo, com muita vontade de aprender, começou a mostrar sua voz desde cedo. Toda essa precocidade tinha um motivo: ele queria expor sua identidade para o mundo. Cercado de pessoas criativas, o Colletivo aprendeu logo que aquilo que o tornava único eram suas ideias e seu jeito de ver o universo. Era entender as formas e cores que o cercavam e traduzir isso em uma linguagem visual explosiva e intensa.
TERÇA – 15 DE MAIO
FLASH + IMAGEM • 8 vagas • Sala M 323 ás 10 horas
Prof. Durval Moreto
* os participantes devem levar um ou mais dos seguintes equipamentos: câmera fotográfica, celular, tablet e/ou smartphone
Nesta oficina o aluno aprenderá a manipular o(s) flash(s) para criar um melhor efeito dramático. Com diversas unidades de flash sincronizados, independentes e com potencias diversas. Seja um Back ligth, soft ligth ou luz pontual, curta ou longa.
TEMA DA NOITE: Edição de Som
Cedric Marinho – ZYB Produtora Musical
Cedric é publicitário, formado pela Universidade Católica de Santos, e músico auto-didata. Criador, produtor, arranjador e músico, produz jingles há mais de 20 anos, sendo responsável por inúmeros sucessos publicitários. Em sua bagagem estão mais de 50 prêmios publicitários em áudio. Ele comanda o time afinado da ZYB Produção Musical.
Palestra: Trilha musical: a imagem sonora.
Site da Empresa: http://www.zyb.com.br
Facebook: Zyb Santos
Twitter: zybsantos
QUARTA – 16 DE MAIO
Bate-papo com Alyson Montrezol • Sala M 325 A • 40 vagas ás 10 horas
Tema: linguagem fotográfica e leitura da imagem
Devido à popularização da tecnologia e ao bombardeio de imagens na mídia e principalmente por meio das redes sociais, existe atualmente uma banalização da arte fotográfica, ou seja, muitos pensam que para ser fotógrafo basta ter uma câmera razoável e clicar um botão. Indo na contramão desse pensamento, essa palestra tem o objetivo de despertar nos alunos o senso crítico, a criatividade, a capacidade de ler imagens e de se expressar por meio da fotografia.
OFICINA DE MAQUIAGEM • 20 vagas • Sala M 433 • das 11h às 13h30
Profa. Drika Lucena
Cada participante deverá levar: lenço umedecido, um pincel macio médio, sombras opacas nas cores roxo, marrom, amarelo e preto, batom vermelho, e um delineador preto com pincel fino, 1 pó compacto bem claro quase branco com esponja. É obrigatório levar o material para participar.
Na oficina serão dadas: noções de maquiagem artística, receitas e truques caseiros, manuseio de massas moldáveis, aprendizado e feitura de duas técnicas distintas: uma caveira e uma queimadura grave.
TEMA DA NOITE: Tipografia
Com Tony de Marco
Tony de Marco é artista plástico, fotógrafo e type designer. Criador da Macmania e atualmente co-editor da Tupigrafia, revista sobre tipografia e caligrafia
PALESTRA: Type Design, vestindo o alfabeto certo para cada ocasião/ Lançamento da revista Tupigrafia.
A produção de alfabetos acompanha a história da humanidade. Cada época utilizou as tecnologias disponíveis para melhor transmitir sua cultura. A escolha da família de letras adequada a cada projeto é fundamental para o exercício completo da comunicação. A criação de letras é uma arte e uma técnica que começou na argila e hoje permeia todos os meios digitais.
http://www.facebook.com/Tupigrafia
QUINTA – 17 DE MAIO
Marcelo Laranja – Presidente do Clube do Choro de Santos • Sala M 323 • 10 horas • 40 vagas
Bate-papo sobre música popular de ontem e de hoje, o que está na mídia hoje em dia, as modificações sofridas na estrutura da MPB, quando e por que aconteceram, os grandes cantores, cantoras, grupos musicais, axé, sertanejo, pagode, rap, hip-hop, enfim, todos os estilos e formas de interpretação.
Oficina de contos mínimos • 20 vagas • Sala M 325 B • 11 horas
Prof. Marcus Vinicius (Marcão)
Escrever é a arte de cortar palavras. Como contar uma história em até 140 caracteres? Esta oficina é um caminho para dizer muito com pouco.
Tema da noite: Web e novas tecnologias
Michel Lent Schwartzman
Pioneiro do mercado digital brasileiro, Michel Lent é designer gráfico e mestre em telecomunicações interativas pela New York University. Começou sua carreira em 1995 na EuroRSCG de Nova York. Teve passagens pela Globo.com, DM9, 10’Minutos (sua agência) e Ogilvy Brasil. Professor, palestrante, foi premiado nos principais festivais mundiais de publicidade, como Cannes, Clio e One Show. Desde 2011 é sócio do Grupo.Mobi.
PALESTRA: As mídias digitais integradas, do celular à TV, agora sem escalas
A evolução da tecnologia aproximou universos antes muito distantes. Do celular à TV, sem escalas, tudo agora se conecta ou vai se conectar em breve à internet. Neste cenário, como ficam as indústrias, carreiras, empresas? O que fazer? Para onde ir?
http://webinsider.uol.com.br/author/michel-lent-schwartzman/
http://itunes.apple.com/us/podcast/podcrer-semana-para-ouvir/id218479924
SEXTA – 18 DE MAIO
Oficina Trabalho Autoral: um dos caminhos • Sala M 325 A às 10 horas • 40 vagas
Just Design com Bruna Quevedo e Rodiney Assunção
Nesse bate-papo, os designers Bruna Quevedo e Rodiney Assunção, sócios do estúdio Just Design, irão falar um pouco sobre o que é um estúdio multimídia, o dia a dia de um estúdio dentro do mercado regional e como buscar saídas autorais como forma tanto de expressar a criatividade sem amarras quanto de usar esse lado autoral como retorno financeiro.
Empreendedorismo Audiovisual • Sala m 323 ás 10h • 40 vagas
Com o ex-aluno Marco Rodrigues
Nesse bate-papo, Marco Rodrigues, recém-formado em Produção Multimídia, falará sobre a experiência de abrir sua produtora, a Casa Velha Filmes e sobre a importância da experiência acadêmica no cotidiano de quem se dispõe a viver de audiovisual.
Palestra: Design como forma de mediação critica. Com Paulo Cesar Melo
Que vivemos em um mundo completamente digitalizado, já não é novidade! Mas quando o projeto vira a porta de entrada para toda forma de informação, torna-se o momento de compreender até que ponto o designer contemporâneo está preparado.
Indos além do fazer e estabelecendo um patamar na compreensão global da informação está o designer que hoje deve atuar como mediador, mas um mediador invisível, que prepara a informação para a pseudo autodidatismo.
O design é o que determina toda a forma de interface; e a mediação que se vê hoje é um interfaceamento acrítico. Como lidar com isso? Como preparar melhor para um dialogo onde uma das partes (emissor) está ausente, ou deve ser essencialmente invisível?
Este diálogo surge das questões da mediação em arte mídia, passando naturalmente para o cotidiano, onde o profissional é cada vez mais exigido.
SÁBADO DIA 19 DE MAIO
Palestra de Games com Gabriel da Costa Alves e Marcelo Lopes – Taw Studio. 19 horas
Proprietários da GA Estúdio, editora destinada à produção de materiais
institucionais/personalizados e a Taw Studio, juntamente com Marcelo Lopes na empresa voltada a criação de games e mídias interativas.
Blog: http://tawstudio.blogspot.com.br/
Facebook: http://www.facebook.com/TawStudio?bookmark_t=page
Twitter: twitter.com/tawstudio
PALESTRA: Desenvolvendo um Web Game
Serão apresentadas todas as etapas no desenvolvimento de um jogo digital destinado a web.
Desde a concepção e produção até a divulgação e comercialização para grandes portais. Com foco na produção artística, falaremos sobre as ferramentas, os recursos e as necessidades requeridas para chegar ao resultado final.
Inscrições– São limitadas e devem ser feitas pelo email: pdmm@uol.com.br enviando nome, RG e sendo aluno o RA e nome do curso.
Entrada 1k de alimento não perecível – exceto sal – em prol do programa Dividindo para Somar.
No caso do inscrito não comparecer sem aviso de pelo menos um dia de antecedência, ocorrerá por um ano o bloqueio de participação em qualquer atividade extra do curso que necessite de inscrição.