Colaboraram Erika Alencar e Rafael Campos (estágio acadêmico)

No tênis de mesa, no campeonato que é considerado uma miniolimpíada, despontam Vitor Bibiano e Guilherme Teodoro Rodrigues.  Estão no  time de base do Santos FC  45 meninos, entre outros destaques nos esportes, como o campeão sul-americano de futsal no ano passado, melhores marcas da natação escolar em 2016 e vitórias no karate, patinação e hipismo.

Alguns dos melhores atletas jovens do País em diversos esportes, conforme resultados em campeonatos sulamericanos, além de destaques na área acadêmica, foram homenageados na manhã desta quarta-feira (23/11) pelo Colégio Santa Cecília, com certificados de honra ao mérito entregues pela direção do Complexo Educacional.

A Reitora, Sílvia Teixeira Penteado, a presidente do Complexo Santa Cecília, Lúcia Maria Teixeira, e a diretora do Colégio, Marilisa Grottone, cumprimentaram os homenageados, suas famílias e os professores, destacando a qualidade do ensino do Santa, o trabalho nas pesquisas, nas atividades acadêmicas, no esporte, em todos os níveis, e os exemplos de solidariedade dos alunos, em ajudar seus colegas que necessitam.

Os  atletas receberam certificados de honra ao mérito no Ginásio de Esportes Laerte Gonçalves, lotado por familiares, professores e técnicos.

Tênis de Mesa – Na maior competição estudantil esportiva do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude, realizados na primeira quinzena deste mês em João Pessoa (PB), os alunos do Colégio Santa Cecília, Vitor Bibiano e Guilherme Teodoro,  conquistaram três medalhas de ouro e quatro de prata, no tênis de mesa. Guilherme ganhou ouro na categoria individual masculino e Vitor,  a prata, entre outros troféus.

Nos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, Pedro Rodrigues foi ouro.

Na manhã desta quarta-feira (23/11), o Coordenador de Esportes do Colégio Santa Cecília, José Luiz Gonçalves Oca, disse que o Colégio Santa Cecília já é referência sul-americana em tênis de mesa, com nível técnico mundial. E tem tudo para formar campeões para o Brasil em diversos esportes.

Guilherme Teodoro – “É uma honra ser homenageado pelo Colégio”, declarou Guilherme Teodoro, na manhã desta quarta-feira. Comecei a jogar como federado aqui, e já represento o Santa Cecília há alguns anos. Participar dos Jogos da Juventude foi uma experiência muito boa e graças a Deus eu consegui sair com a vitória”.
Ele diz que consegue muito bem conciliar o esporte e o estudo. “No ano que vem,  subo para a categoria Juvenil (esse ano ele é Infantil). Espero treinar bastante e participar de campeonatos fora do Brasil, para conseguir evoluir meu nível e jogar com pessoas mais velhas do que eu”.

Ele pensa em Olimpíadas um dia, “mas pensar agora é muito cedo, vou fazer 15 anos no final do ano. Daqui a alguns anos,  eu poderei me preparar bem melhor para conseguir”.
Foi a primeira vez que ele participou dos Jogos Brasileiros. Foi uma experiência muito boa, conseguiu ganhar no individual e em duplas e conseguiu prata por equipes.

Vitor Bibiano – É aluno do 3º ano do Ensino Médio. Está se formando. Não tem planos definidos para o ano que vem. Está com 17 anos e ficará na  categoria Juvenil até fazer 18 anos.

“Com é o meu último ano da categoria, penso em treinar fora do País. Estou me preparando para a seletiva do Campeonato Pan-Americano que acontece no começo de 2017. São somente 4 atletas e estou me preparando para tentar ser campeão”, diz.
A sensação de trazer o título para o Colégio (campeonato em Israel) foi muito boa. “Os títulos também servem de incentivo para os mais novos. Aqui eu comecei a treinar e eles podem ver que,  mesmo começando em uma escola,  dá para chegar em um nível bom”.

Futsal: base do Santos FC–  No futsal de base do Santos FC brilham 45 meninos, e todos têm potencial, segundo garante o técnico Felipe Sá, também técnico do Santos e detentor do título de melhor técnico da Copa Nupec. O treinador acha difícil mencionar nomes, pois todos prometem. Cita, então,  o último título dos meninos no Futsal escolar, o do melhor jogador da Copa Nupec, David Nogueira do Carmo, de apenas 7 anos.

Coordenando o trabalho de esportes do Colégio está o professor José Luiz Gonçalves  Óca. Ele veio  para o Santa Cecília em 2006, como professor de Educação Física e com a missão de fazer um projeto grandioso no esporte. Considera-se realizado pelas várias conquistas e a possibilidade de o  Colégio brilhar em outros esportes que estão sendo trabalhados mais recentemente, o vôlei masculino e feminino e o handebol, e, no ano que vem, o basquete.

“Iniciamos, na época, com duas equipes de futsal e, ao longo dos anos foi aumentando. Hoje temos, praticamente, onze equipes de futsal, um departamento de natação muito forte, xadrez, tênis de mesa”, diz.

“Implementamos o voleibol masculino e feminino, o judô e o handebol. Temos uma perspectiva de entrar com basquete para o próximo ano, fortalecer o handebol masculino e reforçar o voleibol masculino. Então, a perspectiva é que tenhamos um número muito maior (de medalhas) em 2017. Hoje, recebemos 133 alunos, e não foram todos que participaram das competições, foi só uma parte, foram 133 atletas homenageados”.

Òca menciona o apoio da diretora  Marilisa Grottone e da família Teixeira.  Ele foi professor durante treze anos da Facudlade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e agora leciona no Colégio, além de organizar os Jogos da Unisanta. No ano passado, fomos campeões sul-americanos de futsal”.

Karate – Bruno Paraguay, Matheus Bortolomasi, Lorenzo Pietro e Letícia Cariquist têm conquistado medalhas em campeonatos sul-americano, brasileiro e paulista. Para Bruno, este ano foi o ápice da sua carreira. Disputou duas seletivas, foi campeão na de Goiânia, conquistou uma vaga para defender a seleção brasileira de karate.

“Para mim foi uma honra voltar à seleção brasileira de karate (CBK) em nível nacional e internacional, isso para mim é muito bacana. Fui terceiro colocado no sul-americano, em Cartagena, na Colômbia, e com essa colocação garanti minha vaga diretamente para o pan-americano, que foi disputado em Guayaquil (ou Guaiaquil), na Colômbia. Então, foi um ano muito bom para mim, tive colocação no paulista, colocação no brasileiro”.
Bruno pretende continuar no karate e estudando. “Agora que o karatê é esporte olímpico, vai começar a integrar os jogos a partir de Tóquio 2020, pretendo seguir a caminhada nesse esporte”.

Ele planeja fazer engenharia química, trabalhar com petróleo e plataformas. “Mas a principio, meu plano é o karate, porque a vida de atleta não é para sempre, então acho que é preciso ter uma formação acadêmica”.

Neste ano, com a ajuda do Bolsa Atleta que recebeu do Governo, Bruno conseguiu se se destacar nas competições. Em 2017 vai seguir treinando e procurar recursos financeiros para poder bancar as competições em etapas mundiais, como a Premier League, seletivas e compor a seleção brasileira”.

Em janeiro próximo começam as etapas para a seletiva nacional brasileira. Ele vai competir nas categorias sub-21 e sênior, que são muito difíceis.

Natação – Neste ano as melhores marcas do último brasileiro escolar de natação são do Santa Cecília, garante José Luiz Óca.
André Luis Souza, aluno do Colégio, conquistou a medalha de ouro. Ele venceu a prova mais rápida da natação (50m livre) dos Jogos Escolares da Juventude, para alunos-atletas de 15 a 17 anos,  na Vila Olímpica Parahyba. Souza terminou com o tempo de 23s92.
André Diego Ruiz Gonçalves ganhou o bronze no revezamento 4x50m livre. Além de representar o Colégio Santa Cecíla na competição, os dois atletas fazem parte da equipe juvenil da Unisanta.
André Luís, de 16 anos, foi vice-campeão nos 100m livre, medalha. No último dia de competição (domingo) André Calvelo volta a se destacar, conquistando mais uma medalha: bronze, nos 200m livre. Também ficou entre os melhores da competição Diego Ruiz, 4º colocado nos 100m costas. “Esse foi o melhor tempo da minha vida – referindo-se aos 50m livre”, vibrou André Luis, de 16 anos.

Ainda no campeonato, as atletas da Unisanta Larissa de Almeida Claudino e Rafaela Rosa Duarte da Silva,  foram campeãs e recordistas no revezamento 4x50m livre. Larissa também subiu ao pódio nos 50m borboleta (medalha de ouro) e Rafaela garantiu a 4ª colocação nos 100m costas.

Outros destaques na área esportiva

PATINAÇÃO: Sofia Waglmaker Viana e Bianca Dias (medalhas em campeonatos pan-americano, brasileiro e paulista)
HIPISMO: Pietra Carolina Manucci Bizzotto (medalhas em campeonatos internacionais, brasileiro e paulista)
NATAÇÃO: medalhas em diversos campeonatos nacionais e internacionais, no mais recente, Jogos Escolares da Juventude, a equipe do Colégio conquistou 6 medalhas de ouros, três de prata e três de bronze. Destaques: Ana Beatriz da Silva Malaquia, Julia Queiróz Tavares Pereira, Bruno Santos Dutra, Lucas Santos Ferreira de Souza, André Luiz Calvelo de Souza e Diego Ruiz Gonçalves,

VOLEIBOL: 4º lugar na série prata da Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar (Masculino) e Ouro série bronze da Copa TV Tribuna de Voleibol Escolar (Feminino)
HANDEBOL FEMININO: Bronze na série prata da Copa TV Tribuna de Handebol Escolar

FUTSAL: SUB 7 (Ouro na Copa CNA de Futsal Escolar e Ouro na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 8 (Ouro na Copa CNA de Futsal Escolar e Ouro na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 9 ouro (Ouro na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 9 prata (5o lugar nas Copas CNA de Futsal Escolar e Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 10 prata (3o lugar na Copa CNA de Futsal Escolar e 5o lugar na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 10 ouro (Prata na Copa CNA de Futsal Escolar e Ouro na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 11 prata (Ouro na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 11 ouro (Ouro na Copa NUPEC de Futsal Escolar e Bronze na Copa TV Tribuna de futsal escolar); SUB 12 prata (Ouro na Copa CNA de Futsal Escolar e Bronze na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 14 prata (Bronze na Copa CNA de Futsal Escolar e Ouro na Copa NUPEC de Futsal Escolar); SUB 14 ouro (Ouro na Copa CNA de Futsal Escolar). Futsal campeão geral na Copa CNA e da Copa NUPEC de Futsal Escolar.

Professores/Técnicos
Coordenador: José Luiz Gonçalves Óca
Futsal: Fabricio Pereira Monte, Felipe Sá Cabral, Nilson José Fonseca Pereira (Índio), Eduardo Nunes Teixeira Contrera Silva
Handebol e Voleibol: Vilmar Casimiro Leite, Arlinda Ferreira Gomes Del Rey e Marcos Nerys (Estagiário Fefesp)
Natação: Maressa D´ Paula Gonçalves Nogueira, Leonil Maceió Ferreira e Rosa do Carmo José (Coordenadora)
Tênis de Mesa: Guilherme Simões
Judô: Carlos Honorato

Leia também as conquistas na área acadêmica