Campeã mundial de Maratonas Aquáticas de 2010, a nadadora da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha, foi homenageada pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, durante a inauguração do espaço multiuso Arena Santos, realizada na última quarta-feira (27). O novo espaço multiuso de Santos foi projetado pelo professor de Arquitetura e Urbanismo da Unisanta e arquiteto da Prefeitura de Santos, Aguinaldo Secco Júnior. A Arena possui 11 mil m² de área construída e dispõe de ampla infraestrutura e recursos tecnológicos modernos, estando apta a sediar disputas internacionais e grandes shows.

Ana Marcela e o recordista mundial paraolímpico de natação Carlos Farrenberg, também da Unisanta, estavam entre os atletas que transportaram a tocha dos 74º Jogos Abertos do Interior, na última quarta-feira (27). Os nadadores da Unisanta fizeram o trajeto do Complexo Educacional Santa Cecília, na Rua Oswaldo Cruz, 277, por volta das 13h30. Ana Marcela é aluna e Farrenberg ex-aluno da Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade (Fefesp). Os dois atletas foram ovacionados diante da Chancelaria da Universidade e do Colégio Santa Cecília, onde Ana Marcela completou o Ensino Médio.

Além de Ana Marcela e Farrenberg, o revezamento da tocha dos Jogos Abertos teve participação de diversos atletas e alunos da Unisanta, desde Danielle Zangrando, ex-aluna de Jornalismo até os nadadores, Israel Murat, que possui o melhor índice técnico do Campeonato Paulista nos 200m nado livre; Gabriel Pedrão, octacampeão paulista nos estilos meio fundo e medley; Frederico Cumbis, octacampeão paulista nas provas de estilo livre; Judith Russo, ex-atleta e treinadora da saudosa nadadora Renata Agondi; além do aluno do Colégio Santa Cecília, Tiago Filipe da Silva Jonas, campeão brasileiro de xadrez, hexacampeão santista e vice-campeão panamericano e João Gabriel da Silva Jonas, aluno de Administração da Unisanta, hexacampeão santista e 3º lugar no Panamericano de Xadrez, entre outros títulos.

A tocha dos 74º Jogos Abertos do Interior foi confeccionada por alunos, professores e técnicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Arquitetura e Urbanismo da Unisanta. A peça foi entregue ao prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, dia 1º/10, na presença de autoridades.

Segundo o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, eng. Carlos Alberto Amaral Moino, a peça deste ano apresenta algumas diferenças. Entre elas está um mecanismo simples com um sistema a gás (butano), que conta com uma válvula para controlar a saída do gás até a boca da tocha e aberturas para passagem do ar, evitando aquecimento da garrafa e, no caso de um excepcional escape de gás, evitar acidentes. Outro diferencial é que essa tocha proporciona uma chama de 20 a 25 cm de altura, acima da boca da tocha e com sistema a gás que dura aproximadamente uma hora.

Para o acabamento da tocha na parte inferior foi utilizada fibra de vidro e na boca da tocha alumínio, o que proporcionou maior leveza da peça, que pesa cerca de 2kg, menor que a anterior, que chegou a pesar cerca de 10kg. Foram criadas seis tochas para o evento. Cada tocha tem cerca de 60 cm de altura, 3,5cm de diâmetro na base e 9cm no corpo.

Para Moino, trabalhar nesse projeto teve dois lados, o do trabalho dobrado e o da saudade. “Eu participei dos Jogos Regionais até os meus 19 anos, então tenho um lado de saudade. E agora com quase 50 anos voltar a estar em contato com os jogos novamente foi muito emocionante pra mim”, relembra.