Após confecção, Unisanta entrega tocha dos 74º Jogos Abertos do Interior ao prefeito Papa

A alta direção da Universidade Santa Cecília (Unisanta) entregou, ao prefeito João Paulo Tavares Papa, a tocha que será utilizada nos 74º Jogos Abertos do Interior, em cerimônia realizada nesta sexta-feira (1º/10), no Consistório da Universidade. Participaram da confecção da tocha alunos do curso de Engenharia Mecânica, técnicos e o coordenador do curso Carlos Alberto Amaral Moino. A tocha foi acesa e conduzida pelo nadador da Unisanta e um dos grandes nomes do esporte paraolímpico brasileiro e mundial, Carlos Farrenberg, que a entregou às mãos do prefeito Papa no encerramento da solenidade.

“Não seria possível realizar um evento desse porte sem a ajuda das instituições privadas, principalmente a Unisanta, onde todas as suas instalações esportivas serão utilizadas durante a realização dos Jogos Abertos”, afirmou o prefeito. “Esta é uma oportunidade de aprendizagem em todas as áreas. O desenvolvimento em tecnologia não é fácil. Além da qualidade da educação, professores e alunos, as instituições alcançam sua plenitude quando vão ao encontro da comunidade, e a Unisanta faz isso em todas as suas áreas, atuando junto à sociedade”, acrescentou Papa.

“A Unisanta é mais uma vez parceira de instituições públicas e privadas dirigidas ao aprimoramento da educação aliada ao esporte e ao crescimento da região. O projeto e a confecção da tocha simbolizam o compromisso que a instituição mantém há 50 anos com as condições que oferta na educação e na formação da pessoa e da região como um todo”, afirmou a reitora da Universidade, Profa. Dra. Sílvia Ângela Teixeira Penteado.

Segundo o presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos, Rogério Sampaio, o desenvolvimento desta tocha foi um diferencial na

história dos Jogos Abertos. “No final do ano passado procuramos a Unisanta para lançar o desafio sobre a possibilidade de confeccionar a tocha com um material mais leve. Não queremos ser os melhores, mas trabalhamos para nos diferenciar. Essa tocha também é um divisor de águas nas aberturas de Jogos Abertos”.

“Agradecemos ao professor Moino, que é um verdadeiro artista. Nossa cidade vive um momento muito especial de desenvolvimento econômico e avanços. O Carlos Farrenberg, nadador da Unisanta, é um dos orgulhos para a Cidade. São exemplos como esse que fazem valer a pena o investimento na área esportiva”

, concluiu o secretário Municipal de Esporte, Paulo Musa.

Além da utilização de suas instalações esportivas e da confecção da tocha, a Unisanta participa dos Jogos Abertos com a atuação de seus atletas que representam a cidade de Santos e o auxílio aos esportistas feito por estudantes e docentes da Faculdade de Fisioterapia, antes e durante o evento.

Também participaram da solenidade, o Pró-Reitor Administrativo da Unisanta, Marcelo Teixeira, o diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade, Eng. Antônio de Salles Penteado, além de outras autoridades, atletas, ex-atletas, professores e esportistas.

A tocha – Segundo Moino, a peça deste ano apresenta algumas diferenças. Entre elas está um mecanismo simples com um sistema a gás (butano), que conta com uma válvula para controlar a saída do gás até a boca da tocha e aberturas para passagem do ar, evitando aquecimento da garrafa e, no caso de um excepcional escape de gás, evitar acidentes. Outro diferencial é que essa tocha proporciona uma chama de 20 a 25 cm de altura, acima da boca da tocha e com sistema a gás que dura aproximadamente uma hora.

Para o acabamento da tocha na parte inferior foi utilizada fibra de vidro e na boca da tocha alumínio, o que proporcionou maior leveza da peça, que pesa cerca de 2kg, menor que a anterior, que chegou a pesar cerca de 10kg. Foram criadas seis tochas para o evento. Cada tocha tem cerca de 60 cm de altura, 3,5cm de diâmetro na base e 9cm no corpo.

Para Moino, trabalhar nesse projeto teve dois lados, o do trabalho dobrado e o da saudade. “Eu participei dos Jogos Regionais até os meus 19 anos, então tenho um lado de saudade. E agora com quase 50 anos voltar a estar em contato com os jogos novamente foi muito emocionante pra mim”, relembra.