O curso Gestão Comercial (Moda) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) realiza,  de 20 a 23/9,  a Semana de Moda Unisanta, com o tema “Moda Negócios com Criatividade”.

De acordo com a coordenadora do Curso, Camila Gonçalves, o objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento do segmento de moda e vestuário na região da Baixada Santista.

“Atualmente, a região está em ascensão econômica e,  por este motivo,  busca-se fortalecer a Moda e suas vertentes, enfatizando que este ramo de negócios é diferenciado, ou seja, para se obter sucesso em um negócio de moda, é preciso ser amplamente criativo”.

Serão palestras, oficinas, exposição e desfile, que proporcionarão aos participantes (empresários, docentes, estudantes e comunidade) a oportunidade de ampliar e aplicar novos conhecimentos sobre os temas abordados nas diversas atividades oferecidas.

Programação – A abertura oficial da Semana de Moda será no dia 20/9, às 20h, no pátio do bloco E, contando com a presença da estilista Ana Salgueirosa, madrinha do evento.

Em seguida, acontecerá um desfile elaborado pelos alunos do 2º e 4º semestre do curso Gestão Comercial (Moda), inspirado na obra de “Dzi croquettes ” — irreverente grupo carioca que marcou o cenário artístico brasileiro nos anos 70.

No dia 21, será ministrada a primeira palestra com o tema Fast Fashion (Moda Rápida), a cargo de Roberto Marchetti, Gerente de Produto e Marketing da Blue Bay, que atua no segmento de importação de vestuário. No mesmo dia, o estilista especializado em vestidos de alta costura e moda praia, Marcelo Quadros, ministrará a Aula Magna Estilista de Sucesso.

O designer de Jóias Hector Albertazzi, criador do conceito “Gioielli di Fantasia”, que expressa a busca incessante de materializar sonhos, desejos e fantasias da mulher contemporânea, falará ao público no dia 22.

Na sequência acontecerá a palestra Moda: Comunicação e Negócios, ministrada por Carol Faggion, especializada em aparência e comportamento, abrangendo a comunicação verbal e não verbal. Carol é dona da loja Espaço de Moda (SP) e também responsável por diversas produções de moda, divulgadas por grandes revistas de moda.

Já no dia 23, a ex-aluna de Moda da Unisanta, Aline Cassiane, contará um pouco de sua experiência no departamento de estilo da Menehhune Beachwear, no qual é coordenadora.

Finalizando o ciclo de palestras, Letícia Gonçalves abordará o tema Pesquisa de Moda e Tendência.

O evento contará também com workshops teórico-práticos no período vespertino. São eles: Vitrinismo, com Ronaldo Rotschelli, Especialista em Visual Merchandising e Vitrinismo, com ampla experiência na montagem de cenários e produções de desfiles (dia 22, às 16 h) e Facilitadores da Costura, com a técnica responsável pelo Show Room da CAVEMAC — maior distribuidora de peças e acessórios para confecção do mundo —, Marta Sales (dia 23, às 16h). Este último workshop será oferecido somente para confeccionistas.

Paralelamente à programação será apresentada a exposição Minimalismo Tropical, na Galeria de Arte da Unisanta, mostrando peças criadas pelos alunos do 3º semestre. Para o projeto, os alunos tiveram que criar um look completo, partindo do desenho, modelagem, compra de tecido, escolha dos acessórios, além de elaborar as composições.

O acesso ao desfile e à exposição é livre e não requer pré-inscrição. As palestras e workshops têm entrada gratuita, porém, será necessário se inscrever nas atividades desejadas no hotsite do evento. O limite de pessoas para as palestras será 140 pessoas e para o workshop de vitrinismo será 60 pessoas.