Aos 20 anos, nadadora conquista bicampeonato inédito para o Brasil

Na madrugada deste sábado, 06/10, a nadadora da Unisanta,  Ana Marcela Cunha sagrou-se por antecipação bicampeã da Copa do Mundo da Federação Internacional de Natação – FINA. Ela venceu a penúltima etapa do Circuito, realizada em Honk Kong, após 2h11m48s30 de prova.

Numa disputa acirrada, o pódio teve a histórica adversária de Ana Marcela, a alemã Angela  Mauer em segundo,   empatada com a neozelandesa Cara Baker. A conterrânea de Angela, Nadine Reichert, foi a quarta com o tempo de 2h11m53s75. Âgnela e Nadine eram as únicas que poderiam disputar o título com Marcela. O Brasil teve ainda Betina Lorscheister em 10º lugar (2m12m21s45).

– Desde o começo da prova eu sabia que tinha que ganhar da Ângela e da Nadine. Nadei junto delas o tempo todo. No final me senti super bem e consegui vencer. Como perdi a vaga para a Olimpíada, a Copa do Mundo era o principal objetivo e graças a Deus deu tudo certo – disse Ana, já no jantar de premiação.

Ana chegou a Hong Kong liderando o ranking mundial com 100 pontos e com 40 pontos de vantagem para a segunda colocada, a alemã Nadine Reichert. Após a penúltima etapa, Marcela soma 120 pontos, seguida de Nadine (74) e Ângela (67). A atleta foi campeã do Circuito da Copa do Mundo da FINA em 2010. Antes dela, Poliana Okimoto vencera a mesma competição em 2009.

Em 2011, no Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, por uma posição Ana não conseguiu a vaga para os Jogos Olímpicos de Londres, mas conquistou uma medalha de ouro inédita para as mulheres brasileiras na história da competição ao vencer a prova de 25 quilômetros.

– Agora a meta é brigar pelo bicampeonato mundial nos 25 quilômetros ano que vem, no Mundial de Barcelona, e por posições bem melhores nos cinco e nos 10 quilômetros. Apesar de por uma fatalidade o resultado nos Jogos Olímpicos não ter sido o que a gente esperava, o Brasil está muito bem no cenário das maratonas. Ainda está um pouco cedo, mas acho que a disputa vai aumentar muito internamente para 2016 porque vários atletas de piscina virão para as maratonas – projetou Marcela.

O técnico Márcio Latuf falou sobre o trabalho desenvolvido com Ana Marcela Cunha. – Eu pensava que a gente podia sair de Hong Kong campeão, mas não pensei que o desempenho ia ser tão bom assim. A gente queria sair de Honk Kong com 99 por cento do problema resolvido. Eu sempre falo que o diferencial da Ana Marcela é que ela é uma atleta extremamente focada, disciplinada e, apesar de ainda ser nova, tem muita experiência graças aos eventos de alto nível em que participa o ano todo. Aí é preciso agradecer a Confederação, ao Comitê Olímpico e a todos que tornam isso possível. Ela é bem centrada e na hora certa sabe definir as coisas – explicou.

Na versão masculina, Allan do Carmo ficou com a 4ª posição (1h57m48s85). Os três primeiros foram o australiano Rhys Mainstone (1h57m36s20), o alemão Thomas Lurz (1h57m43s45) e o grego Spyridon Gianniotis (1h57m45s05). Os brasileiros Diogo Villarinho (1h57m58s85) e Samuel de Bona (2h02m33s00) terminaram respectivamente na 10ª e na 16ª posição.

A última etapa da competição acontece no dia 13/10, com a prova de Shantou, na China. O Brasil ainda terá mais quatro representantes nas próximas duas etapas: Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Samuel de Bona e Betina Lorscheister. Diogo é o mais jovem atleta da delegação, com apenas 18 anos, e foi o brasileiro melhor colocado no I Mundial Júnior da modalidade, realizado em agosto passado, no Canadá, com o quinto lugar na prova de 7,5 quilômetros.

Os atletas competem na Copa do Mundo FINA de Maratona Aquática com recursos dos Correios – Patrocinador Oficial dos Desportos Aquáticos Brasileiros, e ainda do Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva – Governo Federal – Ministério do Esporte, Speedo e Sadia.

Fonte: CBDA

Eliana Alves/ Souza Santos/ Mariana de Sá

Confira o vídeo da premiação em Hong Kong

Confira o vídeo dos treinamentos de Ana Marcela antes da prova