Curso de software Resolume, com foco em cinema imersivo, no Lanterna Mágica

7

Nos dias 13 e 20 de setembro, o Cineclube Lanterna Mágica, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), recebe o curso livre de extensão universitária “Cinema é agora – Criar Cine Imersões com o software Resolume”, que oferece aos participantes os principais conceitos introdutórios e práticas para criar com o programa Resolume Arena/Avenue em projetos de cinema expandido, performances audiovisuais, instalações imersivas e live cinema.

O curso é presencial, intensivo, com carga horária prática e certificado de participação. As aulas acontecem das 9h às 16h30 e integra conhecimentos de edição, manipulação de imagens em tempo real, videomapping, sincronização com áudio e montagem de narrativas visuais sensoriais.

A formação é uma parceria entre a produtora Ricci Filmes, o Cineclube Lanterna Mágica e a DFX – Experiências Multimídia, e será ministrada pelos profissionais Eduardo Ricci (fotojornalista e cineasta) e Dado França (VJ com mais de 500 performances no currículo).

As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Informações disponíveis neste link. 

Programação:

13 de setembro – Fundamentos e Primeiros Passos
• Boas-vindas e apresentação do Cineclube Lanterna Mágica;
• Breve história do cinema expandido e cultura VJ;
• Introdução ao Resolume: interface, formatos, setup básico;
• Importação de mídias, layers, decks e organização de conteúdo;
• Sincronização básica entre imagem e som;
• Atividades práticas individuais e coletivas.

20 de setembro – Narrativa Expandida e Live Cinema
• Conceitos de narrativa imersiva e montagem sensorial;
• Efeitos, máscaras, transições e MIDI mapping;
• Introdução ao uso de controladores físicos;
• Simulações de performance audiovisual (exercício prático em grupo);
• Discussão sobre aplicação em projetos reais: shows, instalações, cinema expandido;
• Encerramento: mostra dos trabalhos criados e feedback coletivo.

Sobre os instrutores

Eduardo Ricci
Cineasta, fotojornalista e guia de turismo. Atua com cinema desde 1995, já realizou quatro curtas-metragens, três exposições fotográficas com colagens e videoinstalação e quatro filmes em live cinema. Em 1999, fundou o Cineclube Lanterna Mágica e é diretor do “CINEME-SE – Festival da Experiência do Cinema”, criado em 2004.

Também em 2004, criou a Ricci Filmes, sua produtora de experiência cinematográfica. Lecionou cinema e vídeo nos cursos de Publicidade e Propaganda, Produção Multimídia e Artes Visuais, na Unisanta. A partir de 2007, iniciou a realização de jantares às escuras com cine imersivos.

Em 2008 iniciou seu projeto de vida: o ensaio cine fotográfico em cinema de fluxo, denominado “Verticidades”, que aborda o caos urbano e seus vértices em cidades ao redor do mundo.

Entre 2012 e 2014, realizou o “Cine Degusta – Food Film Festival”, que aconteceu em restaurantes nas cidades paulistas de Santos, São Paulo e Ribeirão Preto. Como parte de suas pesquisas e investigações sobre as narrativas imersivas no cinema, realiza desde 2018 o Mapa Cine Afetivo de Santos, o CineTour Afetivo e as Expedições cine fotográficas em Santos e São Paulo.

Eduardo Pereira de França Neto (Dado França)
Dado França é VJ e já conta com mais de 500 apresentações, que passam por shows, desfile, videomapping, circo, dança e teatro. Exemplo de alguns espetáculos trabalhados: “Caminha pelo teu corpo um silêncio” – Direção: Miriam Dascal – Brasil, Itália e Alemanha – 2017/2023, “Espectros” – Direção: Francisco Medeiros – SESC Consolação 2011, “Ensaio sobre a chuva” – Direção: André Araújo – 2013/2022, “Parpadeo – Live Cinema” – Direção: Eduardo Ricci – 2015.