Pela quarta vez, o Unisanta Online, jornal-laboratório digital elaborado por alunos do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Santos-SP), faz uma cobertura acadêmica especial das eleições. Os eleitores de todo o País poderão acessar o site, disponível em http://online.unisanta.br/eleicoes2010 e acompanhar em tempo real as informações sobre a votação na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Desta vez participarão alunos do quarto período de jornalismo, voluntários de outros anos, ex-alunos e colaboradores orientados pelos professores Alexandre Sobrino, Daniella Aragão, Darrell Champlin e Marcus Vinícius Batista. O site, que já está no ar, traz informações a fim de auxiliar os eleitores na hora de votar.

Em sua última edição especial, na cobertura das eleições de 2008, o Unisanta Online recebeu mais de 35 mil visitantes únicos. Indicado pelo apresentador do CQC Marcelo Tas em seu blog, obteve ainda mais de 15 mil indicações provenientes de mecanismos de buscas.

No dia 3 de outubro, a equipe estará em diversos pontos da região da Baixada. Eles registrarão os momentos mais importantes nas zonas eleitorais e seu entorno. Durante todo o dia, os envolvidos na cobertura estarão produzindo notas e material fotográfico.

História – De forma pioneira, já em 2004, os alunos-repórteres foram distribuídos pelos locais de votação para acompanhar candidatos, condições de segurança, trânsito, movimentação do eleitorado e a apuração dos votos.O trabalho resultou em quase 200 textos ao longo dos dois turnos das eleições municipais, levando o jornal digital a acumular quase 25 mil acessos.

No ano de 2006, os estudantes repetiram a experiência cobrindo as eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais, com mais um diferencial: a cobertura fotográfica. Em um único turno, o site alcançou a marca de 19 mil acessos únicos – não contando o retorno de um mesmo computador ao site.

Em 2008, a equipe foi mobilizada para uma nova cobertura. Desta vez, o diferencial foram os podcasts de entrevistas e vídeos com depoimentos de todos os candidatos à prefeitura de Santos – que, juntamente com os textos e imagens produzidas, colocaram os alunos diante da experiência de produzirem um legítimo conteúdo jornalístico multimídia.