Apresentar os pontos turísticos da Baixada Santista, de outras cidades e países de forma bem peculiar foi a proposta escolhida por quatro formandos do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O produto final – Ecotur é uma revista de turismo e meio ambiente, onde a participação dos leitores dita o conteúdo das próximas edições.
A revista foi idealizada e apresentada pelos formandos Amanda Lima, Dayanne Gomes, Eric Bragion e Raquel Gomes, a orientação ficou a cargo do professor Helder Marques e a supervisão da professora Márcia Okida. Dentre os diferenciais, a publicação disponibiliza grande quantidade de dicas de viagem, tudo para facilitar a vida dos aventureiros.

Segundo Eric Bragion, o projeto surgiu em 2007, durante as aulas de revista com o professor Márcio Calafiori e Elaine Saboya. “Pensamos em turismo para a Baixada Santista, mas identificamos algumas publicações regionais com esta proposta. Explorando um pouco mais o tema, vimos que dentro do turismo existem diversas modalidades, entre elas o ecoturismo. Com o grande potencial que o país possui no setor, buscamos nos informar mais sobre as publicações que realmente abordassem tal tema. Para nossa surpresa, as que se diziam de ecoturismo na verdade não tinham nada sobre o assunto”, conclui.

Além da participação dos leitores, a edição da Ecotur apresentaentrevista com Dan Robson, ex-analista de sistema que abandonou a carreira para se aventurar em esportes radicais; uma matéria sobre o jornalista e fotógrafo Dadá Moreira e um guia especial sobre a cidade de Brotas, mostrando as principais atividades esportivas e turísticas do local. Pontos turísticos das cidades da Baixada Santista e demais cidades do Estado de São Paulo são destacados no conteúdo da publicação. Também foram pautas temas como: vida saudável, dicas para mochileiros, além de um guia de hospedagem e restaurantes, anexo ao conteúdo de cada assunto.

Ainda de acordo com Eric Bragion, o grupo já estava com viagens programadas devido às férias de trabalho e faculdade e isso facilitou a divisão das pautas. “Procuramos, então, colocar em nossos destinos pontos que pudéssemos aproveitar no trabalho por seu potencial ecoturístico”, comenta.

O futuro jornalista conclui dizendo que esta publicação tem como visão o turismo sustentável, fazendo com que as empresas de turismo não pensem só no capital, mas também no meio ambiente.