O Curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) recebe nesta quinta-feira (26/4), a videorrepórter Renata Falzoni. A palestra será realizada às 19h, no Anfiteatro I, com entrada pela Rua Oswaldo Cruz, 266.

A vídeorrepórter apresenta o programa Aventuras com Renata Falzoni, na ESPN/Brasil, no qual proporciona, quinzenalmente, uma aventura diferente para os assinantes. Com uma câmera na mão, ela parte atrás dos lances mais emocionantes, ao lado de personagens que superam incríveis desafios. Falzoni realiza reportagens desde campeonatos de balão, a escalada de montanhas e circuitos de bicicleta.

Renata Falzoni começou na área jornalística trabalhando como repórter fotográfica na imprensa brasileira na década de 70, após se formar em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (Faum). Nesta área passou pela Folha de São Paulo, Revistas Isto É, Placar, Playboy, Nova, Cláudia entre outras publicações.

A partir de 1988, quando o TV MIX, na TV Gazeta, marcou o formato “abelha” na TV brasileira, ela decidiu se tornar vídeo-repórter de esportes de ação na montanha. Mas foi só com o surgimento das câmeras mini-digital e das TVs por assinatura que o mercado passou a ser receptivo a esta linguagem.
Entre os anos de 86 e 95, Renata liderou várias expedições de reconhecimento com o Projeto Cone Sul, uma viagem de 25 mil km pelo sul do continente, para produção de várias matérias na imprensa.

De forma paralela ao jornalismo, Renata é ativista do transporte em bicicletas. Há 11 anos, fundou o Night Bikers Club do Brasil e, em janeiro de 98, liderou a comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, que pedalou de Paraty até Brasília para reivindicar ao Presidente Fernando Henrique Cardoso o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro.