A jornalista Taís Assunção Curi Pereira, professora do curso de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), é uma das mais novas doutoras tituladas pela Universidade de São Paulo (USP). Ela defendeu o tema A construção da memória discursiva em textos jornalísticos de cultura – leitura de textos publicados pelo Caderno Eu& do jornal Valor Econômico no ano de 2001.
A tese defende a idéia de que os textos jornalísticos não padronizados podem construir memória, partindo da hipótese de que o jornal, no plano midiático, é um espaço de referência e de preservação de valores e um lugar de difusão dos discursos elaborados por sujeitos sociais e, como conseqüência, de produção de sentidos.
De acordo com a dra. Taís, o objetivo da pesquisa é mostrar como se cria este imaginário discursivo e se formam consensos de significação em torno de fatos, idéias e pessoas que ganham destaque em nossa cultura, em momentos diversos, e como eles passam a constituir a memória brasileira.
A tese de doutorado, orientada pela profa. dra. Terezinha Tagé Dias Fernandes, foi defendida no dia 18 de março, na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – USP. Participaram da banca o prof. dr. José Coelho Sobrinho, o prof. dr. Rafael Souza Silva, o prof. dr. Robson Bastos dos Santos e a profa. dra. Nancy Nuyen Ramadan.

Currículo – Taís é jornalista há 30 anos e professora da UNISANTA há 10. Como jornalista atuou por 17 anos no jornal A Tribuna, exercendo as funções de repórter, redatora e editora. Foi assessora de comunicação na área empresarial, prestando serviços por 20 anos à Associação Comercial de Santos, assessora parlamentar e editora do Diário Oficial, órgão da Prefeitura de Santos.