O escritor e jornalista, que recebeu diversos prêmios por matérias sobre meio ambiente e direitos humanos, será uma das atrações da Semana Ceciliana de Comunicação, no dia 25 /9. O encontro é aberto ao público.

Na quinta-feira, dia 25/9, no Consistório do Bloco M, às 19h, acontecerão a palestra e lançamento do livro “Dias de Inferno na Síria”, do escritor e jornalista Klester Cavalcanti, pela Semana Ceciliana, na Universidade Santa Cecília (Unisanta).  Em 2012, o autor foi para Síria, com o objetivo de fazer uma cobertura mais humanizada sobre a guerra que estava ocorrendo.

No meio do caos, o jornalista foi capturado pelas tropas do governo sírio, torturado e preso durante seis dias, em uma cela que continha 20 detentos. O livro conta suas sensações sobre o fato, tristezas, angústias, medos e até amizades que ele conquistou nessa aventura, mostrando a dimensão humana do conflito.

Cavalcanti Já foi correspondente da revista Veja na região Amazônica, com grandes reportagens como meio ambiente, tráfico de drogas e questões indígenas, entre outros. Também atuou em outras revistas brasileiras como VIP, Viagens e Turismo e Caminhos da Terra.

É autor também dos livros Viúvas da Terra (Planeta, 2005), Nome da Morte (Planeta, 2006) e Direto da Selva (Geração Editorial, 2007). O jornalista ganhou duas vezes o prêmio Jabuti de Literatura em 2005 e 2007.

Klester já recebeu prêmios importantes do meio ambiente como o de Melhor Reportagem Ambiental da América do Sul, pelas agências de notícias Reuters e pela ONG International Union for Conservation of Nature (IUCN). E um dos mais importantes prêmios sobre jornalismo e direitos humanos, Natali Prize, outorgado pela União Europeia e pela Federação Nacional de Jornalistas. Em 2004, o escritor e jornalista ganhou o Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo pelo Movimento Justiça e Direitos Humanos e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O jornalista nasceu em Recife, Pernambuco e se formou em Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).