O lançamento oficial do curta-metragem ‘Tábua Santista’ será neste domingo (27), às 20h, no Cinza General Store. A entrada é gratuita. O filme conta a história da primeira prancha de surfe do Brasil construída na década de 30, por Thomas Rittscher, em Santos.

O “Tábua Santista”, documentário desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, na Universidade Santa Cecília (Unisanta), venceu na categoria de melhor documentário nacional na 5ª edição do Mimpi – Festival Internacional de Filmes de Surfe e Skate, que ocorreu entre 12 e 15 de novembro, no Rio de Janeiro. Idealizado pela Void e Jamur Vídeos, o festival é considerado um dos mais importantes encontros cinematográficos especializados da América Latina.

O curta-metragem conta a história e destaca a importância da primeira prancha de surfe do Brasil construída, na década de 30, por Thomas Rittscher, em Santos, e mostra o quão histórico e curioso foi este ato de vanguarda e pioneirismo que aconteceu na Cidade, dando o pontapé inicial para o surgimento do surfe no País. O filme conta com depoimentos de oito personagens, entre eles: surfistas, historiadores e jornalistas especializados, e imagens que registram todas as características do objeto e a história que ele carrega.

Com duração de aproximadamente 15 minutos, o documentário tem direção e roteiro de Junior Faria e Roberta Caprile; direção de fotografia de Caio Faria; imagens de Alexsandra Izar, Caio Faria, Caroline Oliveira e Alexandre Valdívia (aéreas) e produção de Luciana Novais e Jheniffer Adorno. Entre os apoiadores estão Victor Deluke (animação) e trilha sonora original do compositor e guitarrista Eduardo Cajado Golzi, o “Dudu Golzi”, integrante da banda santista Aliados, e do cantor, compositor e guitarrista, Caio Bosco.

SINOPSE

Quando Thomas Rittscher construiu uma prancha havaiana no quintal da sua casa, em 1935, não imaginava que deslizar sobre as ondas seria um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo.

“Tábua Santista” conta a história da primeira prancha de surfe do Brasil, por meio de uma réplica da prancha pioneira construída por três amigos santistas, 80 anos depois que os irmãos Rittscher surfaram pela primeira vez em Santos, marcando o nascimento do surfe no País.

Ficha técnica:
Direção e Roteiro: Junior Faria / Roberta Caprile
Direção de Fotografia: Caio Faria
Imagens: Alexsandra Izar / Caio Faria /Caroline Oliveira
Imagens Aéreas: Alexandre Valdívia
Trilha Sonora: Dudu Golzi / Caio Bosco
Montagem, Edição e Finalização: Caio Faria / Junior Faria / Roberta Caprile
Animação: Victor Deluke
Produção Executiva: Faria Filmes
Produção: Alexsandra Izar / Caroline Oliveira / Jheniffer Adorno / Luciana Novais / Roberta Caprile