Copa, Design e Interatividade foi o tema proposto que inspirou e desafiou alunos do 2° ano do curso de Produção Multimídia da Universidade Santa Cecília (Unisanta) a realizar a 2ª Instalação Multimídia Interativa.

Com muita criatividade e talento, os universitários desenvolveram e montaram instalações no pátio da instituição, na noite da última segunda-feira, dia 26/7.

Em um dos espaços, o visitante podia ser inserido no cenário da Copa do Mundo. O ponto de partida era a captação da imagem do público numa tenda com fundo verde, devidamente preparada para a aplicação da técnica do chroma key, a mesma usada em filmes publicitários, programas de TV e na produção de longas e curtas-metragens. Da câmera fotográfica, a imagem era enviada diretamente para o trabalho de edição, montagem da arte final e impressão.

Dois ambientes foram criados para quem desejava deixar sua mensagem positiva ou negativa em relação à Copa do Mundo no Brasil. Num deles havia a imagem projetada de um mural e, ao som de grupos de manifestantes, o visitante escrevia sua opinião. Outro grupo aproveitou a ideia do tradicional álbum de figurinhas e criou um álbum virtual. Máscaras e outros objetos ficavam à disposição dos interessados, os quais tinham suas imagens inseridas instantaneamente no álbum.

Avaliar o conhecimento e a memória esportiva também foi outro aspecto explorado nos trabalhos. Foram criadas atividades com base na brincadeira do quiz, com direito à degustação de comidas típicas das seleções do mundial, palavras cruzadas e até teatro interativo.

Aliás, interatividade foi o foco dos projetos. Em uma das instalações, o visitante era transportado a uma final de copa do mundo, na qual as seleções do Brasil e Argentina decidiam a partida nos pênaltis. O participante tinha os olhos vendados e, com o auxílio de um fone de ouvido, escutava a narração do jogo até o momento em que recebia a ordem de chutar, literalmente, para o gol.

De acordo com o professor André Reis, responsável pela disciplina Produção Multimídia, o trabalho explorou vários aspectos e o resultado foi excelente. “Diferente de apresentar algo em sala de aula, a proposta era colocar em prática os conhecimentos adquiridos de forma que o público pudesse vivenciar as atividades através de recursos multimídia”.