Mesmo em um ano atípico como este, em que o ensino a distância inviabiliza as práticas convencionais das aulas de Educação Física, os professores desta disciplina do Colégio Santa Cecília planejaram atividades e gincanas especiais para as classes de 6º ano do ensino fundamental (EF) a 2ª série do ensino médio (EM), que já estão sendo realizadas no final deste ano letivo, entre os meses de outubro e novembro.

O professor de Educação Física do Colégio Santa Cecília, José Luiz Oca, define o propósito da criação de tais atividades comemorativas: “Tentar trazer para o ambiente on-line o que fosse possível da forma que acontecia no presencial”. Além de Oca, os professores Arlinda Ferreira Del Rey e Vilmar Casimiro Leite também fazem parte da equipe organizadora das atividades.

As temáticas das atividades são, além das festividades dessa época (Dia das Crianças, Halloween e Natal), o aniversário de 59 anos do Colégio Santa Cecília e a formatura no ensino fundamental, no caso da turma do 9º ano.

Do 6º ao 8º ano EF, as atividades on-line especiais já se iniciaram no mês de outubro. Do dia 1 ao 16 deste mês, os alunos tiveram suas aulas de atividades preenchidas com jogos recreativos. Além disso, até 09/11 acontece para essas classes a Gincana On-Line, em que serão utilizadas as duas aulas de Educação Física da semana com jogos, brincadeiras e tarefas recreativas e competitivas, tendo o menor tempo de conclusão do jogo como requisito para os vencedores.

Cada classe terá que apresentar uma personalidade da área: esportiva, educacional ou da saúde, para participar de uma das aulas da primeira semana do evento, quando também acontecerá o “dia do esquisito”, em que os alunos e alunas terão que se caracterizar com um traje, pintura e penteado esquisito e explicá-los. O regulamento, as planilhas de pontuação e os resultados parciais e finais da Gincana On-Line serão publicados na Plataforma Plural e no Portal do Colégio Santa Cecília.

“A ideia dessa Gincana é fazer uma grande confraternização de encerramento de ciclo, uma confraternização entre eles (os alunos), e fazer que esse final de ciclo fosse o mais leve possível, porque (o ano letivo) foi pesado e complicado, não só para os professores, mas para os alunos também”, comenta José Luiz Oca.

Já o 9º ano EF também terá atividades remotas exclusivas na disciplina de Educação Física. Os tradicionais e rearranjados trotes de formatura acontecerão para as turmas A,B e C, nos respectivos dias: Dia do Troca: 03/11 (A), 04/11 (B) e 29/10 (C); e Natal ou Halloween: 10/11 (A), 11/11 (B) e 05/11 (C). Além disso, de 3 a 11 de novembro, nas aulas dessa disciplina, serão usados os jogos recreativos criados pelos próprios alunos, via PowerPoint. Esta última atividade também será feita com as turmas de 1ª e 2ª série EM.

Para todas as salas, de 6º ano EF a 2ª série EM, acontece o Jogo Recreativo em homenagem aos 59 anos do Colégio Santa Cecília, até o dia 30 de outubro.

José Luiz Oca também destacou a importância das atividades práticas para a disciplina de Educação Física: “Nós tínhamos uma disciplina eminentemente prática, é lógico que em alguns momentos do período presencial, nós dávamos aulas teóricas, mas 95% em média do conteúdo era prático”, comenta o docente, que continua relatando as alterações que a pandemia resultou em suas práticas profissionais: “Nós tivemos que transformar isso tudo em um conteúdo teórico e on-line […]

Tivemos que criar toda uma proposta de conteúdo, com uma pesquisa enorme em todos os assuntos. Então, criamos o conteúdo por escrito, após isso criamos a apresentação desses conteúdos, tudo em PowePoint, onde conseguimos, por exemplo, depoimentos de personalidades, atletas, dirigentes. Pegamos vídeos na Internet, que davam uma questão didática maior sobre cada assunto.”

O professor de Educação Física do Colégio Santa Cecília citou alguns temas abordados nas aulas remotas: “prevenção de acidentes domésticos, prevenção de acidentes em primeiros socorros, conteúdos relacionados a grandes eventos, como Olimpíadas, Paralimpíadas, além de todas as modalidades que são instrumentos da nossa prática”. Oca também ressalta a necessidade de propostas práticas em sua aula, que foi preenchida com jogos (criados pelos alunos no PowerPoint), atividades recreativas envolvendo música e exercícios localizados, sempre, segundo ele, com a preocupação de: “entender e respeitar o ambiente em que cada aluno vive”.

Por fim, o professor José Luiz Oca sintetiza, em um comentário, os desafios atípicos que enfrentou neste ano letivo: “Eu peguei os meus trinta e seis anos como professor e me desconstruí todo”, comenta Oca que continua: “Criamos uma nova possibilidade de proposta de aulas, de atividades. Então, foi uma reinvenção […] Foi bem trabalhoso, foi complicado, mas muito gratificante. E o apresentado foi fantástico”.