Com muita timidez e ansiedade, as crianças de 5ª a 7ª participaram da primeira parte da palestra “Descolado é aquele que entende bem o seu próprio corpo’’, promovida pela empresa Kimberly Clark Brasil. A outra parte foi destinada aos alunos da 8ª série, por serem mais velhos e terem uma compreensão melhor. Emanoele Almeida Moura e Cecel Santelices coordenaram a palestra, trazendo informações sobre adolescência e puberdade extraídos do site www.medicohebiatra.com.br.
O evento iniciou com imagens explicando que adolescência é a fase das mudanças na forma de pensar e ver o mundo e puberdade são as mudanças que ocorrem no corpo de meninos e meninas. Os grupos são formados por jovens com qualidades, gostos e características em comum.
Os alunos ficaram com água na boca quando viram a foto de um super sanduíche, mas se preoucuparam ao saber que podem desenvolver doenças como colesterol e diabetes. Outras doenças muito comuns na adolescência como a anorexia e bulimia foram mostradas às crianças. Alguns conselhos: cuidado na alimentação, comer sempre frutas, verduras e legumes. Um docinho, uma fritura, de vez em quando, mas sem exageros. A bebida alcoólica na adolescência desperta a sensação do jovem ser mais popular, tirar a timidez. Em conseqüência disso, quanto mais cedo o jovem começa a ter o hábito de beber, maior a possibilidade de ficar dependente da bebida.

‘’Ficar’’
O famoso ‘’ficar’’ não ficou de fora. Esse tipo de relacionamento, atual, pode gerar sérios problemas como DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), AIDS, gravidez indesejada, entre outras coisas. Para evitar problemas, os palestrantes mostraram todos os tipos de métodos contraceptivos. Por outro lado, respeitar o momento de cada um sobre a hora de ‘’ficar’’ é muito importante. Um conselho foi de que cada um decidirá se está pronto ou não para beijar alguém.
O jovem de hoje quer curtir o momento, mas deixa de pensar no seu próprio corpo, nas mudanças que ele vem sofrendo.
Em uma estimativa mostrada na palestra, as meninas tinham a sua primeira menstruação aos 17 anos no ano de 1840. Em 2000, esse número diminuiu para 12 anos. Em alguns casos, meninas menstruam pela primeira vez aos 9 anos. Depende muito do corpo de cada um.
Um vídeo educativo sobre as mudanças no corpo de meninos (aparecimento de pêlos em determinadas partes do corpo) e meninas (mudanças de humor) na adolescência esclareceu algumas dúvidas que surgem nas crianças. As crianças possuem vergonha de conversar com os pais sobre sexualidade, ou se questionam, os pais mudam de assunto. Então, eles não têm com quem conversar sobre o assunto. A palestra tem o objetivo de ajudar a esclarecer dúvidas, despertar o interesse pelo assunto, que é algo normal para todo mundo. As espinhas, o famoso e desagradável CC (Cheiro do Corpo), também conhecida como Bromidose, que significa o cheiro acentuado das axilas ou de outras partes do corpo foram tópicos muito importantes mostrados na palestra.

Game
Para finalizar, houve uma integração boa das crianças quando brincaram de: Verdadeiro, Falso ou Depende. Um game de perguntas relacionadas às questões da adolescência como menstruação (se pode engravidar na primeira menstruação), absorventes (se usar protetor diário de calcinhas faz mal a saúde), gravidez. A cada resposta certa, a comemoração era grande. Após o jogo, as crianças responderam a um questionário e as meninas ganharam um kit com duas amostras de absorvente, um folder com as principais informações sobre o conteúdo da palestra, uma pequena carta para os pais dizendo que o (a) filho (a) participou de uma palestra sobre a puberdade e oferecendo dicas de como conversar com os filhos sobre o assunto.
As informações passadas pela palestra fazem parte da colaboração do site www.medicohebiatra.com.br, do Hebiatra, Dr. Maurício de Souza Lima. A palavra Hebiatra quer dizer médico que cuida de adolescentes. O prefixo Heb era o nome da Deusa da Juventude.