Projeto Jovens Empreendedores e Santos, do passado ao futuro agitam o Colégio, dia 1º/10

222

Com o objetivo de compartilhar o conhecimento, desenvolvimento e experiência empreendedora dos alunos, o Colégio Santa Cecília promove, no próximo dia 1.°/10, sábado, dois eventos com a participação dos alunos do Maternal I até o 9.° ano do Ensino Fundamental II.

Em parceria com o Sebrae, o evento “Projeto Jovens Empreendedores”, voltado para os alunos do Maternal I ao 5.° ano do Ensino Fundamental I, trará apresentações lúdicas preparadas pelas turmas. Já os alunos do 6.° ao 9.° ano exibirão o projeto em 3D “Santos, do passado ao futuro”.

Essas atividades serão realizadas na quadra do Colégio, laboratório maker e sala Google, ambas as instalações localizadas na Rua Oswaldo Cruz, n.° 266, no bairro do Boqueirão e estão programadas para acontecer das 9h até às 12h.

Empreendedorismo para as crianças – O “Projeto Jovens Empreendedores” traz uma proposta para cada turma. Esse trabalho de despertar a cultura empreendedora nas crianças vem sendo realizado desde o início do ano pelas professoras do Colégio, com etapas bem definidas. Agora, na fase final, os jovens empreendedores colocam em prática o que foi trabalhado, com suas lojinhas abertas ao público em geral: pais, familiares, amigos.

Cada turma trabalhou com um tema específico, proposto pelo Sebrae. Para os alunos do 1.° ano, o tema “Loja aromas mágicos” trabalha sobre a ideia de uma loja de ervas aromáticas, por meio da personagem Filomena, dona do local. Na oportunidade, as crianças participam de todas as etapas de montagem de uma loja, desde a escolha dos nomes e produtos, pesquisa de valores e, finalmente, confecção e vendas.

As turmas de Educação Infantil, Maternal “I”, “II” e as dos Jardins “I” e “II” serão incluídas no tema do 1.º ano. Com o auxílio das professoras, elas exploram o tema e preparam produtos para venda no “Arte em Brincar”.

“Mãos à horta” é a pauta do trabalho realizado pelo 2.° ano. Buscando trazer uma reflexão sobre o respeito à natureza, a turma é levada, nessa história, a refletir sobre os cuidados com o ambiente, a alimentação saudável e o agronegócio.

No 3.° ano, os estudantes desenvolvem uma oficina de brinquedos ecológicos, colocando em prática habilidades empreendedoras aliadas à sustentabilidade. O tema da sala é “Brinquedos ecológicos”.

Com a pauta “Caça ao tesouro”, os alunos do 4.° ano conhecem as vantagens que a locação de produtos pode trazer em algumas situações. Também aprendem noções de planejamento e a conhecer os clientes.

Para a turma do 5.° ano, vem sendo trabalhada a ideia de entrar em contato direto com o espaço gastronômico, aprendendo a importância da higiene no manejo dos alimentos e a valorização dos produtos locais no “DoceCília”.

Todo o dinheiro arrecadado será revertido para as turmas do Ensino Fundamental I e Educação Infantil, em razão da celebração da semana do Dia das Crianças.

“Santos, do passado ao futuro” – Os alunos do Ensino Fundamental II – 6.° ao 9.° ano – criaram, nas aulas de Educação Tecnológica, uma maquete em 3D, cuja abordagem fala sobre os principais pontos turísticos da cidade de Santos. Os alunos aprenderam a realizar projetos tridimensionais utilizando os eixos cartesianos, simetria e visão espacial e computacional.

Usando a plataforma imersiva do roblox studio onde experiências narrativas e interativas podem ser criadas, as turmas usaram materiais de texturas diferentes, tais como figuras geométricas para a criação das maquetes.

Trabalhando na produção em 3D da cidade de Santos desde o 2.° bimestre, o maior desafio dos alunos neste projeto foi criar ou recriar aspectos tridimensionais do município, observando apenas o seu mapa em 2D. As maquetes ficam disponíveis na plataforma roblox e podem ser compartilhadas com amigos e familiares. Todas as apresentações serão feitas no próprio computador e abertas para o público.

Dando início as apresentações, vem a turma do 6.° ano, com o tema “A importância de Santos na figura dos irmãos Andradas, na independência do Brasil e desenvolvimento urbano da cidade”. Com o subtema “José Bonifácio e o caminho para a independência do Brasil”, os alunos irão expor suas ideias em horários diferentes.

Com as exibições centralizadas no laboratório maker, às 9h30, é a sala do 6.° ano A que mostra o seu projeto.  Em seguida, às 10h, será a vez do 6.° ano B e, a partir das 10h30, é a turma do 6.° C. Por fim, o 6.° ano D entra em cena às 11h.

“A Semana da Arte Moderna e sua contribuição para o desenvolvimento cultural da cidade” norteará a exibição dos alunos do 7.° ano. Com o subtema “Arte periférica” e com as apresentações concentradas na sala Google, a turma do 7.° ano A se apresenta a partir das 10h. Com início marcado para as 10h30, o 7.° ano B entra em cena. Fechando as sessões de apresentações às 11h, o 7.° ano C fará a sua palestra.

Os alunos do 8.° ano terão como tema central “Santos, celeiro de esporte e vida saudável”, e seus projetos serão devidamente apresentados na quadra do Colégio. “Surf, skate, futebol e tamboréu” é o subtema da turma. O 8.° ano A irá se apresentar às 9h30. A seguir, a partir das 10h30, é a sala do 8.° ano B que vai expor. Encerrando a sequência, o 8.° ano se exibe às 11h30.

“Santos do futuro” será o tema da exposição dos alunos do 9.° ano, que tem como subtema “Travessia Santos-Guarujá, Porto de Santos, Santos sustentável”.  A demonstração da turma será feita na quadra do Colégio. A turma do 9.° A abre a sequência às 9h. Em seguida, às 10h, é a vez dos alunos do 9.° B e, por fim, às 11h, a sala do 9.° ano C fecha a série de apresentações da turma do Ensino Fundamental II.