Pedro Jonas foi convidado pelo Deputado Estadual Cássio Navarro, que se mostrou interessado em continuar com o projeto sobre as ressacas no litoral, devido à relevância do assunto.

O aluno do Colégio Santa Cecília, Pedro Henrique da Silva Jonas, esteve na última terça-feira (28/3) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a convite do Deputado Estadual Cassio Navarro, para discutir sobre seu projeto sobre o “Plano emergencial contra efeitos da ressaca no litoral”.

Pedro, que representou a Baixada Santista como “Deputado por um Dia em São Paulo”, no mês de dezembro de 2016, voltou à Assembleia pois seu projeto despertou interesse na Assembleia dos Deputados e poderá ser aprovado oficialmente.

Segundo a proposição, a sociedade da região deve ser informada sobre ações preventivas e emergenciais em caso de ressaca na Baixada Santista. O projeto obriga a implantação de sirene de alerta e a realização periódica de exercícios simulados, nas comunidades de maior risco.

A proposição tem também, como obrigatoriedade, o monitoramento das condições das marés, visando à segurança e à implantação de medidas preventivas.

Jonas lembrou que,  no dia 21 de agosto de 2016,  ocorreu a maior ressaca dos últimos 11 anos. Segundo a Defesa Civil, as ondas fora da costa atingiram 4,5 metros de altura e, na orla, 2,6 metros. Os ventos sopraram a 82 km/h. A água do mar invadiu a orla provocando um cenário de destruição na Ponta da Praia.

Para o jovem estudante, o Colégio Santa Cecília teve 100% de participação em suas conquistas. “Os professores me apoiaram e me incentivaram, mostrando os primeiros caminhos. Trocamos ideias, fizemos o projeto juntos, somos uma grande família”.

Durante o período de pesquisa, Pedro teve a colaboração do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta), referência na Região neste tipo de evento, além da orientação do professor João Carlos.

“Ele fez um projeto de lei que tem como objetivo dar novas responsabilidades aos governos municipais, como,  por exemplo, criar um sistema de alerta, integrar os órgãos de assistência, de segurança, hospitais, etc, para que, quando ocorra um evento desta proporção, toda a população esteja avisada, e, ao mesmo tempo, todos esses órgãos estejam preparados para minimizar riscos e principalmente, proteger vidas humanas”, comentou o professor.

Pedro Jonas pretende ter seu projeto de lei aprovado, além de se tornar o Jovem Deputado Federal, obtendo sucesso e elevando o nome da cidade e do Colégio consigo.