O Grupo Teatral Santa Cecília, formado por alunos do Colégio, recebeu menção honrosa pela relevância do tema e indicações de melhor iluminação e cenografia no Festival de Cenas Teatrais – Fescete, com o espetáculo “Vozes Silenciadas”.

Em 2023, o grupo foi destaque no Fescete conquistando o prêmio de Melhor Produção, além de uma indicação na categoria Sonoplastia. Os estudantes apresentaram a peça “Um Sonho Nasceu”, como parte da categoria Estudantil B.

Sobre a apresentação “Vozes Silenciadas”

Adaptada das obras Terror e Miséria no Terceiro Reich, Diário de Anne Frank e A Mala de Hana, “Vozes Silenciadas” apresenta o universo conflituoso das guerras e a relação do povo com essa terrível realidade. Por meio de pequenos quadros, somos levados a refletir sobre a situação social e política da sociedade.

Em sua proposta de montagem, o contraste entre paz e guerra é apresentado de maneira sutil por meio de sua cenografia e figurinos, trazendo a fluidez de tecidos brancos e vermelhos no cenário, bem como os figurinos, confeccionados pelos atores durante o processo de criação desses personagens.

A iluminação destaca uma ambientação obscura, de penumbra e focos marcados para funcionar como ponto de atenção aos textos e interpretações. Para completar a atmosfera de angústia da sobrevivência dentro dos conflitos, a sonoplastia instrumental e os momentos de coro se incorporam ao texto trazendo à tona a dúvida, dor, perda, separação, desconfiança e intolerância.

Confira os alunos que fizeram parte do elenco:

* Ana Clara Fernandes – 16 – Menina 4/ Filha 1

* Hadja Oliveira – 16 – Menina 3/ Mãe

* Heitor Araujo – Menino 1/ Pai

* Isabelle Bernardes – 15 – Menina 6/ Filha 2

* Izabela Ribeiro – 16 – Menina 2

* Olívia Ferreira – 15 – Menina 1/ Filha 3

* Pedro Mascaro – 16 – Menino 2

* Yasmim Nogueira – 15 – Menina 5

Alunos e professores do Colégio Santa Cecília também atuaram como produtores. São eles:

* Aymê Doblins – 16 anos – 2.ª série B

* Bruna Silva Ricardo – 16 anos – 2.ª série B