No último dia 4 de agosto, o Colégio Santa Cecília recebeu quatro intercambistas pelo Programa de Intercâmbio do Rotary Club para cursar a segunda e a terceira série do Ensino Médio. Os jovens são: Eita Truzuki, do Japão; Chen – Yu Lee, de Taiwan; Nakagawa Hana e Namaki Hikari, ambas do Japão.
Os novos alunos, que ficarão um ano no Colégio Santa Cecília, se mostraram muito entusiasmados, mostraram muita vontade de fazer novos amigos e conhecer a cultura local e as diferenças entre os países.
Para Lisa Mortensen, ex-aluna do colégio e hospedeira da intercambista Nakagawa Hana, é uma experiência prazerosa: “Hoje foi um prazer poder trazer a Hana, ela vai ficar um ano aqui no colégio, foi muito emocionante andar de novo pelo pátio, ver minha antiga sala e como a escola mudou e se modernizou”.
A Diretora do Colégio Santa Cecília, Marilisa Grottone, relata a importância e o entusiasmo desse programa: “É um acolhimento muito bom, é uma satisfação muito grande para o Colégio Santa Cecília receber esses intercambistas. Nós, brasileiros, somos muito receptivos e os alunos estão muito eufóricos, porque, para eles, é um treinamento de inglês e também ensinam o português para os novos colegas. Isso é gratificante para o Santa Cecília, é algo que estamos fazendo há muitos anos e essa é mais uma etapa que damos continuidade”.
Outros intercambistas – Em agosto de 2024, o Colégio Santa Cecília recebeu outras três intercambistas pelo Programa de Intercâmbio do Rotary Club. As alunas são Matilde Castagnoli, da Itália; Sigrid Danmark Holmriis, da Dinamarca; e Nil Elmas Taskin, da Turquia. Elas permaneceram no Brasil até junho de 2025.
A coordenadora do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Laya Matos, relata que ter intercambistas na escola é uma experiência extremamente enriquecedora para toda a comunidade escolar: “A troca cultural que ocorre é vasta e vai muito além da sala de aula, abrangendo hábitos alimentares, costumes familiares e diferentes formas de vivência escolar. Esse convívio amplia horizontes, tornando o ambiente educacional ainda mais dinâmico e acolhedor”.
Ela ainda ressalta que se trata de uma oportunidade valiosa para ampliar a visão de mundo dos estudantes e mostrar a diversidade de modos de vida no cotidiano: “Esse contato direto desperta o interesse por novos idiomas e culturas, incentiva a empatia e fortalece o respeito às diferenças. Além disso, promove a valorização da diversidade, preparando os alunos para um mundo cada vez mais globalizado”.