Sucos de frutas, lanches leves com queijos e iogurtes eram os alimentos mais vistos no recreio das crianças de 1ª a 4ª séries do Colégio Santa Cecília, nesta sexta-feira (29). Durante toda a semana, os alunos tiveram aulas e palestras sobre a reeducação alimentar. Aprenderam que alimentos gordurosos como batata frita e salgados fazem mal à saúde.

A diretora do Colégio, Marilisa Grottone, explica que os professores e a direção trabalham juntos para que o projeto continue. “É um processo contínuo de aprendizagem. Os professores diariamente falam sobre a importância dos alimentos”. Marilisa explica ainda que os cantineiros foram os primeiros a aderir o projeto. “Eles não podem mais vender batatas-fritas e salgados que tenham fritura. Agora, só os que vão ao forno”.

De acordo com a diretora, em dois dias o número de lanches como salgadinhos e doces diminuíram muito, pois os alunos assimilaram muito bem e o retorno foi mais do que o esperado. “Porém, às sextas-feiras será permitido trazer o que eles quiserem”, completou Marilisa.

A vice-diretora, Ana Antonia da Luz Moura, conta que o Colégio pretende seguir com este cardápio sempre. “Frutas, sanduíches de queijo, iogurtes e achocolatados serão os alimentos adotados pelas crianças que colaboram, trazendo-os de casa”. Segundo ela, o projeto começou com palestras e painéis, para depois ser colocado em prática. Cartazes foram colocados no mural do colégio para mostrar a importância da boa alimentação.

Os alunos gostaram da novidade. “É saudável e gostoso, por isso que eu prefiro estes alimentos”, disse Ivo Prado Pereira, aluno da 3ª série, enquanto saboreava um iogurte. Sua colega de sala, Marcele Cristina Vilas Boas Simões, completou a frase dizendo que com estes lanches eles não estão comendo gordura. “Assim não ficamos obesos”, enfatiza. A mesma opinião têm Douglas Alonso e Nathan Rogério Custódio, estudantes da mesma classe de Ivo e Marcele.